Tirando dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit

Você seguiu a receita da massa de biscuit e algo deu errado? Então tire suas dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit aqui:

Posso usar qualquer cola branca na receita?

Não, a cola que já foi testada e aprovada é a cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou Cola para Porcelana Fria.

Posso substituir a vaselina líquida por outra coisa?

Sim, você pode usar óleo de cozinha, glicerina ou óleo mineral.

Minha massa ficou dura (ou mole) demais, por quê?

A massa de biscuit quando passa do ponto além de endurecer, fica emborrachada. Quando não está no ponto, fica mole e pegajosa. Para que isso não aconteça, observe a partir do segundo minuto quanto tempo mais deverá ficar no forno. O ponto certo para começar a sovar é quando, ao se levantar a massa da tigela, ainda exista um pouco de cola no fundo, com a aparência de um creme. Retire tudo da tigela (inclusive este creme), coloque em uma superfície lisa untada com um pouco de creme para mãos não gorduroso e acrescente o restante (até completar uma colher de sopa) conforme for sovando. Ao terminar de sovar, a massa deverá estar macia. Embale-a em um saco plástico imediatamente.

Fiz a massa biscuit no fogão e ela ficou cheia de grumos, por quê?

Em primeiro lugar, misture muito bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos), dissolvendo bem a maisena, antes de levar ao fogo. Ao cozinhar, cuidado para que as sobras que muitas vezes se alojam nas bordas da panela, não se incorporem à massa, causando assim esses grumos.

Eu posso acrescentar maisena na hora que estiver sovando a massa?

Não se acrescenta nada ao sovar a massa de biscuit, com exceção de uma colher de sopa de creme para mãos não gorduroso. As peças quebradiças depois de secas devem-se justamente à adição de maisena crua à massa já cozida.

Posso usar um creme para mãos que contenha gordura? Quais as marcas de creme indicadas?

Não, o creme com gordura deixa a massa esfarelada. As marcas mais utilizadas são BELLA BEL, YAMÁ, MAGILENA e SEARLY.

Coloquei a massa de biscuit ainda quente no saco plástico e encheu de gotículas de água. O que devo fazer?

Devemos trocar o saco e enxugar a massa com pano limpo (ou papel absorvente) quantas vezes esse problema se apresentar.

Eu posso guardar a massa de biscuit na geladeira?

A massa se conserva bem armazenada em sacos plásticos bem fechados, mas se na sua região o clima ou a temperatura estiver muito quente aconselha-se a colocar na geladeira.

A massa pronta e embalada criou uma camada de bolor, o que fiz de errado?

A massa fica com uma camada de bolor quando é utilizada uma quantidade excessiva de creme. Para que isso não ocorra, coloque sempre a quantidade indicada de creme. Se o clima da sua região for muito quente, pode-se armazenar a massa na geladeira.

Quanto tempo dura a massa de biscuit?

A massa bem embalada em saco plástico herméticamente fechado dura de 30 a 45 dias.

Quando a minha massa fica dura, eu posso reaproveitá-la?

Você pode reaproveitar, juntando a essa massa uma outra mais macia que você fizer. Pode também embrulhá-la num pano de prato e colocá-la para receber vapor de uma panela com água, e assim ela voltará ao normal. Sove-a novamente, e embrulhe-a no saco plástico.

———————————-

Ufa! São tantas perguntas… acho que consegui colocar as principais mas se você ainda tem uma dúvida DIFERENTE das citadas acima ou alguma outra dica que possar ajudar deixe nos comentários.

Depois da massa pronta é hora de trabalhar com as peças e se você tem alguma dificuldade quanto ao uso da massa, clique aqui e tire suas dúvidas.

73 Responses to “Tirando dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit”
  1. vania Teodoro da Silva 11/10/2010
  2. Luciana 04/11/2010
  3. silvia silva 04/11/2010
  4. kellis 10/11/2010
  5. kamila 15/11/2010
  6. priscila 22/11/2010