Depois de tirar suas dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit é hora de esclarecer sobre o uso dessa massa, veja aqui as principais dúvidas:
Quais tintas podem ser utilizadas para tingir a massa?
Pode-se usar tinta à óleo (mas é tóxica), tinta para tecido (para obter cores claras) e corante para látex (Suvinil ou Globo).
Por que em trabalhos feitos com massa tingida, depois de secos, a cor escurece?
Ao tingir a massa, procure deixar numa tonalidade abaixo da cor desejada, porque é normal escurecer de 2 a 3 vezes mais depois do trabalho seco.
Por que quando tinjo a massa em tons claros, o trabalho fica transparente?
Quando tingimos a massa com tons claros, devemos colocar um pouco de tinta a óleo branco de titânio (de acordo com a quantidade a ser tingida), porque o mesmo deixa a massa ficar leitosa e sem transparência.
Na hora de trabalhar com a massa de biscuit o que devo fazer para que ela não resseque?
Devemos mantê-la sempre embalada em saco plástico e tirar da embalagem apenas a quantidade de massa a ser utilizada. Quando o trabalho necessita de grande quantidade de massa já esticada, devemos mantê-la sempre coberta com plástico para o ar não ressecá-la. Além disso é importante ficar em locais que não tenham fortes correntes de ar (como próximo de janelas).
Por que quando faço modelagem, principalmente de bolinhas, a massa fica com rachaduras e não consigo uni-la uniformemente?
Ao fazer modelagem, principalmente de bolinhas, devemos enrolar com a palma da mão, apertando e pressionando fortemente, para que fique uniforme e sem fendas.
Qual cola devo usar para unir as partes e também para fixar a massa em tampas e vidros?
Para colar em tampas de plástico ou em vidro você pode usar cola branca comum. O mesmo vale para unir uma parte com outra.
Quando faço tiras com a extrusora, elas saem arrepiadas, por que isso acontece?
A massa ao sair da extrusora fica arrepiada porque está com grumos por dentro. Geralmente isso acontece quando ela é feita no fogão. Para que isso não ocorra, a massa deverá ser bem sovada antes de ser colocada na extrusora. Ela deve estar bem trabalhada e lisa. Observe também se não há resíduos de massa seca dentro da extrusora.
Quanto tempo demora para secar uma peça de biscuit?
A secagem depende do tamanho do trabalho, um imã de geladeira, por exemplo, demora em média 24 horas para secar por completo.
Por que o trabalho, ao secar, empena deixando a peça torta?
Quando trabalhamos com peças lisas e grandes, devemos deixá-las secar com um peso em cima (lista telefônica por exemplo), para não deformar a peça. A massa de biscuit ao secar encolhe aproximadamente 20%.
Como acelerar o processo de secagem das peças em biscuit?
O correto é que as peças sequem ao ar livre, pois deste modo elas secam por inteiro. Através de outros métodos, o trabalho seca superficialmente e o seu interior ainda fica úmido, correndo o risco do aparecimento de bolor. Secador de cabelos, ventilador ou secadora de roupas podem ser usados para acelerar o processo de trabalhos com espessura fina.
Qual é o verniz que pode ser aplicado para dar acabamento ao biscuit?
Dependendo do trabalho feito, deixe a peça secar e aplique verniz geral, vitral, madrepérola ou goma laca.
——————–
Se você ainda tem uma dúvida DIFERENTE das citadas acima ou alguma outra dica que possar ajudar deixe nos comentários.
Olá sou nova no ramo de biscut. Estou fazendo uns portas retratos , e eu vou por umas florzinhas neles fazendo no molde eu tenho que colar na hora na peça ou pode deixar para o outro dia?
Como faço para deixar a massa mais flexivel para modelar,qdo faço ela fica muito firme e seca rapido
agradeço se responder
Olá!
Eu preciso de uma dica,eu deixei a massa de biscuit guardada por algum tempo em saco plastico,mas ainda assim ficou um pouco ressecada,como devo fazer para reaproveitar a massa?
Desde já agradeço pela atenção.
Sirleide
olá me chamo ingrid e tenhouma super dúvida:??? comprei a massa pronta para biscuit, e quando eu tingi ela ficou toda molé. o que deve fazer 0 para isso não acontecer???
antes de tigi ela estava grudando na mesa ,e logo após tingi ela ficou + molé ainda…
Ola eu sou apaixonada por artezanato e quando descobri o biscuit fiquei mais ainda, aprendi fazer algumas peças seguido o passo a passo e suas dicas, mas tenho uma duvida:
Quando usar tinta a oleo p/ colorir e necessario colocar a tinta branca? ou so quando uso outras tintas? Obrigada, bjsssssssss
Modelei pela primeira vez uma pecça em biscuit, do homem aranha, agora não sei como pintar de maneira correta uma peça tão pequena e tão colorida…rsrsrsrs, SOCORRO. por favor me ajude.
Beijos!!!!!