Antes de iniciar um trabalho procure lavar bem as mãos, bem como todas as vezes que estiverem suadas, isto evitará que a gordura natural do calor das mãos manche o tecido. Para que o bordado fique bem feito, principalmente em tecidos mais finos, uma boa dica é fazer uso de um coador (filtro) de papel. É só colocar o filtro no avesso do tecido, alinhavar (ou prender com uma fita adesiva) para não sair do lugar e bordar normalmente. Assim que terminar o bordado, você retira o filtro com cuidado e pronto, seu bordado estará perfeito!
Quando seu trabalho estiver totalmente pronto procure lavá-lo em água fria com sabão neutro e não torça, caso haja manchas localizadas use uma “beirada” do próprio étamine para dar uma esfregadinha no local. Use uma toalha seca para absorver o excesso de água, e ainda úmido leve-o para passar. Passe a ferro sempre pelo avesso e use um produto para engomar.
Depois do ato de passar e antes de guardar, deixe seu bordado secar e arejar. Se você tiver que guardá-lo, principalmente quando são trabalhos grandes, evite usar invólucros de plástico, mas se isto se fizer necessário, vigie-o e abra-o constantemente, para evitar aborrecimentos e perda do trabalho, com o aparecimento de mofo.
Com esses cuidados você manterá seus bordados lindos e conservados por muito mais tempo!
Fonte: Irenes