Olá pessoal, o tempo passa o tempo voa… E eu aqui devendo novidades para vocês (rsrs…). Então vamos voltar cheios de energia, hoje com a nossa série sobre o Artesanato Brasileiro.
A arte de bordar é capaz também de transformar vidas. Munidas de agulha, linha, e tecido as 40 donas de casa do bairro Jardim Conceição, cidade de Osasco, na Grande São Paulo agora colorem os seus dias com um belo jardim de miniaturas que dão vida para diversas peças de cozinha e cama.
Tudo começou em 2008 com um curso de bordado oferecido na Escola de Educação Básica Fundação Bradesco, que, além de ensinar várias técnicas de bordado ofereceu capacitação em gestão empreendedora. Inicialmente as que já sabiam bordar se interessaram e, aos poucos, até mesmo quem não sabia nada sobre bordados entrou no curso e transformou-se em excelentes bordadeiras.
O projeto batizado como Bordadeiras do Jardim Conceição está em fase de estruturação para se definir como cooperativa ou associação. Enquanto isso as bordadeiras mantêm a produção, vendem as peças no site (Bordadeiras do Jardim da Conceição) e cumprem os prazos graças ao sistema adotado por elas, por exemplo, para bordar uma colcha com 175 bordados (pareceria uma eternidade…) levaria meses, mas a colcha é repassada para as 40 bordadeiras, assim se gasta um tempo bem menor.
O resultado desse projeto é uma mistura de nova fonte de renda com novas amizades fortalecidas por cada uma dessas mulheres que descobriram no bordado uma esperança de melhorar suas vidas.
Até a próxima!
Comments
3 responses to “Artesanato Brasileiro: Bordados do Jardim da Conceição – SP”
PAAARAAAABEENSSSS,o progresso há que existir,porem,resgatar a beleza singela que traduz a Vida,é simplesmente Divino,sigam esse caminho Deus as abençõe.Abraços fraternos
Parabéns pelos trabalhos, estão lindos! Gosto de bordar e temos um grupo de senhoras que se reune uma vez por semana , é um trabalho voluntário mas que nos dá um prazer enorme. Continuem firmes que logo o retorno virá com muito sucesso.Um abraço Rosa Maria.
Belo trabalho dessas mulheres.O povo brasileiro é muito criativo, o que nos falta é a capacidade de organização para transformar nossa criatividade em fonte de renda.Dou oficina de artesanato em Canaã (Minas Gerais) e o meu sonho é um dia formar um grupo de trabalho com as mulheres daqui.Fico esperançosa quando vejo grupos que estão lutando e conseguindo seus objetivos.