Artesanato Brasileiro: Cuia de Santarém

artesanato brasileiro cuias Santarém Pará

Olá pessoal, agora vamos iniciar uma série sobre o artesanato brasileiro onde vamos divulgar um pouco do que tem por aí nesse nosso Brasil de mãos talentosas.

Hoje vamos mostrar o trabalho realizado no Pará pela Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém – ASARISAN formada em 2003 com o apoio do Artesanato Solidário fazendo parte da Rede Artesol pelo comércio justo.

As artesãs fazem parte de cinco comunidades diferentes que vivem à margem do rio Tapajós e, para conseguir se reunir, precisam ir de barco ou realizar longas caminhadas, mas o grupo demonstra união, espírito de colaboração e prazer em fazer artesanato.

O artesanato de Santarém é expresso na decoração de cuias, tradicionalmente utilizada pela comunidade para tomar tacacá, espécie de caldo típico do Pará.

Vocês já viram pé de cuia? Pois é, a cuia é o fruto da árvore chamada cueira, quando maduras têm a cor marrom clara. São elas, as artesãs que colhem o fruto e fazem todo o processo de produção das peças que, até hoje, é feito igual ao das antigas tribos, de acordo com registros das missões jesuítas no século 18.

Cada cuia passa por um tratamento antes de ser usada. Dependendo do tamanho e do formato, viram copos, tigelas, travessas, petisqueiras, colheres, dentre outros. Então as artesãs, para incrementar, fazem ornamentos com pintura e desenhos típicos da comunidade utilizando, para isso, corantes naturais vindos das folhas da embaubeira, escamas de pirarucu e penas de galinha (usadas como pincel). Tudo isso elas encontram em seus quintais mesmo (que maravilha né?).

Vejam que as peças apresentam design e acabamento caprichoso. Achei muito interessante esse trabalho da ASARISAN e gostaria de parabenizar as artesãs de Santarém e desejar muito sucesso para essa comunidade!

Até a próxima!

21 Responses to “Artesanato Brasileiro: Cuia de Santarém”
  1. AronyCremonesi
  2. Denide Cunha
  3. ivanilde gomes
  4. Bernadete Pereira Serique
  5. Cleusa
  6. Cristiana Leite
  7. Maria Nancinéle