Muitas pessoas perguntam porque o sabonete está ficando mole ou porque não espuma muito. Fora alguns fatores que podem interferir no processo para que isso ocorra, um dos prováveis motivos é a base glicerinada de má qualidade.
Hoje existe no mercado uma boa variedade de bases glicerinadas, muitas delas têm melhorado bastante em qualidade frente a um mercado de consumidoras cada vez mais exigentes, mesmo assim deve-se prestar atenção na hora de comprar e ser bastante criteriosa ao escolher, observando esses ítens:
- Uma boa base glicerinada é aquela que não produz odor desagradável, muitas que contém em sua composição gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, tendem a apresentar este inconveniente;
- Outra coisa a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados, estas bases tendem a não dar boa transparência no sabonete, por isso, escolha aqueles de cor uniforme;
- Dispense também aquelas que estiverem úmidas e apresentam inclusive manchas de molhado no rótulo que normalmente é de papel, ou, que você perceba estarem muito úmidas ao contato, elas produzirão um sabonete mole demais. Também aquelas com forte cheiro de álcool, caso isto ocorra reclame e peça a troca.
Com o tempo você irá conhecendo as marcas existentes e as características de cada uma, até que possa eleger uma de sua preferência.
gostei muito das dicas vou usa-las na produçao dos meus sabonetes, estou começando agora e assim e espero melhorar bastante com sua ajuda.
Estou começando a fazer sabonete, suas dicas tem sido de muita valia pra mim. Preciso muito de sua ajuda, pois estou desempregada.
quero comprar glicerina para fazer sabonete mas no sei onde comprar sou de suzano sáo paulo, por favor me ajudem precisdo tambem aprender a fazer sabonetes e outros derivados.obrigada
Olá, adoro este espaço, e sempre tiro minhas dúvidas.Estou começando agora mas estoou com serio problema.Minhas peças desbotam rapidamente,em uma semana, já troquei o corante achando que era a marca mas mesmo assim continua e pior as cores migram, se eu coloco detalhe marrom no sabonete bco tdo o sabonete vai ficando com o tom de marrom.Me ajude não sei mais o que fazer, será a base com muito alcool.
espero muiiito uma resposta
Marlene Azevedo -Itapema-SC
Achei muito bom esse blog.
Gostaria de saber orque o sabonete as vezes não fica com certo grau de dureza, quebrando.
Aguardando uma resposta
Oi amigos, boa tarde,
Ha alguns anos atraz, eu fazia lindas flores, rosas de sabonete de glicerina, os sabonetes eram da marca PIELLE, de várias cores e eu odquiria nos Supermercados farmacias etc.
Agora procuro e não encontro mais.
Preciso de ajuda: vcs sabem se ainda é fabricado?
se souberem por favor me digam.
agradeço antecipadamente pela atenção,
Muito obrigada,
Rita Ribeiro