Artesanato em Cabaças

46.jpg

Você já ouviu falar da cabaça? As cabaças são frutos de plantas rasteirinhas (como a melancia, abóbora e pepino) têm um casco duro, são ocas por dentro e não são comestíveis.

Não se sabe ao certo a origem da planta. O fato é que há mais de 500 anos os índios utilizam a cabaça para os mais diversos fins. No fruto ainda verde, cada tribo desenhava traços específicos, representando sua etnia, e transformava as cabaças em moringas, bolsas, chocalhos e até brinquedos para as crianças. Algumas tribos untavam seu interior com uma substância enegrecida que evitava o ataque dos vermes. Outras cobriam seu exterior com desenhos geométricos, muitas vezes recorrendo à pirogravura (gravação com fogo).Diz a cultura popular que todo caboclo de Minas Gerais tinha sua cabaça para levar água para a roça. No início do século passado, a cabaça era um típico aparato dos nordestinos. Até os portugueses quando chegaram ao Brasil encontraram as índias carregando cabaças com tintas, água e sementes. Hoje em dia não é diferente. Do Pará ao Rio Grande do Sul o fruto da cabaceira é usado para as mais diversas utilidades. Da música à decoração, passando pelos utensílios domésticos, vários artistas escolhem a cabaça como matéria-prima para um artesanato criativo e original.

Vejam agora alguns trabalhos artesanais feitos em cabaça. Basta ter um pouco de criatividade e usufruir dos vários tamanhos e formatos da cabaça para fazer lindas peças.

Onde comprar cabaças:

Muitos leitores disseram ter dificuldades em encontrar cabaças para comprar. Vou indicar um produtor rural que produz e comercializa cabaças, o Sr. Antônio Batista  de Piracanjuba-Go. Ele vende diversas variedades e tamanhos e envia para todo o Brasil.

Contatos:

Tel: (62) 81943786 (Tim) ou (62) 84091647 (Oi)

email: abofilho@hotmail.com

Blog: http://cabacaseporongos.blogspot.com

189 Responses to “Artesanato em Cabaças”
  1. Wagner Marcilio
  2. emilia
  3. FATIMA LIMA
  4. cristiane maiolino
  5. socorro
  6. vanessa
  7. MARIA RITA SOARES
  8. valdete aparecida dos santos
  9. SILVANA MARIA