Sonho Lilás

Ponto Cruz

Os registros históricos do ponto cruz coincidem na Pré-história. No tempo em que os homens moravam em cavernas, o ponto cruz servia para costurar as vestimentas, feitas de pele de animal. Usavam agulha de osso e no lugar de linhas, tripas de animais ou fibras vegetais. Fragmentos de linho datados de 5000 a.C. retirados de túmulos egípcios em escavações arqueológicas revelaram que o ponto cruz era usado para cerzir peças de tecido. Na antiguidade, os romanos descreviam o bordado como “a pintura de uma agulha”, mas foram os babilônicos que batizaram esta técnica.

Existem controvérsias sobre a origem do ponto cruz, da forma como é utilizada hoje. A quem acredite que ela tenha surgido na China e espalhou-se pela Europa, Ásia e Estados Unidos, principalmente na Inglaterra, onde foram encontrados os primeiros trabalhos, em 1598. Naquele tempo, o ponto cruz era para as mulheres a única escola que lhes permitiu aprender junto à técnica dessa delicada arte: letras do alfabeto, borboletas, flores, casas, bordas floridas e as famosas amostras (samplers – na língua Inglesa). Nos motivos, apareciam a assinatura de quem realizava o trabalho, a data e às vezes a idade da bordadeira.

Desde a Idade Média até os dias atuais o prestígio do ponto cruz nunca diminuiu. Os motivos ganharam novas inspirações e muita vitalidade, levando os trabalhos às possibilidades de enriquecer a decoração, dar ares a criatividade e também valorizar a habilidade manual. A técnica para fazer o ponto cruz é simples e proporciona uma atividade relaxante, que não sobrecarrega a mente. Enquanto trabalhamos com o ponto cruz podemos ouvir música, conversar, etc. É possível interromper um trabalho e retorná-lo após meses, com o mesmo prazer de antes.

Fonte: PontoCruzNet


Comments

7 responses to “Ponto Cruz”

  1. marilena badim de campos Avatar
    marilena badim de campos

    Esse blog é muito legal! Bem diversificado, organizado. Obrigada por todas as informações.
    Bjs
    Lena

  2. alcina Avatar
    alcina

    d++ esse blog encontrei hoje ..estava a procura de um blog assim muito construtivo e criativo..obrigada mesmo..pode contar comigo tb.obrigada.

  3. rosemeire Avatar
    rosemeire

    gostaria de receber graficos de monogramas de letras obgada bjsssssssss

  4. marli Avatar

    Gostei muito! Gostaria de receber graficos dos signos, paracido com as semaninhas! Agradecida.

  5. sheila Avatar
    sheila

    gostaria de receber graficos de alfabetos infantil para bordas as toalhinhas do meu sobrinho. desde já agradeço. Sheila

  6. marlyza.almeida Avatar
    marlyza.almeida

    Adoro sonho lilas,parabens

  7. Nelsi marcelo da Silva Avatar
    Nelsi marcelo da Silva

    amei… muito obrigado parabéns que. papai do céu protegem vocês .beijos.