Pintura patchwork em cabaça
O artesanato em cabaça é muito interessante, veja como você pode pintá-la usando a técnica patchwork.
Materiais necessários: cabaça (em formato de pêra e com cabo), lixa d’água nº120, tinta para artesanato PVA (cor branca e tons de verde), pincel de cerdas macias e um chanfrado, lápis, pinta bolinhas, verniz acrílico.
Execução:
1 – Lave a cabaça com sabão e aguarde secagem;
2 – Com a lixa d’água nº 120 lixe toda a cabaça;
3 – Passe a tinta para artesanato branca em toda a peça com um pincel de cerdas macias, dê duas demãos;
4 – Com um lápis risque na cabaça os “retalhos”, (em forma de figuras geométricas);
5 – Use um pincel de cerdas macias e tinta para artesanato em tons verdes diferentes para colorir cada retalho;

6 – Para os desenhos, cada cor de retalho deverá ter um motivo diferente;
7 – Para as bolinhas use o pinta bolinhas. Para o xadrez use o pincel chanfrado. Se quiser use também carimbos;
8 – Depois de secar completamente passe uma demão de verniz acrílico sobre toda a peça.
Onde comprar cabaças:
Muitos leitores disseram ter dificuldades em encontrar cabaças para comprar. Vou indicar um produtor rural que produz e comercializa cabaças, o Sr. Antônio Batista de Piracanjuba-Go. Ele vende diversas variedades e tamanhos e envia para todo o Brasil.
Contatos:
Tel: (62) 81943786 (Tim) ou (62) 84091647 (Oi)
email: abofilho@hotmail.com
Blog: http://cabacaseporongos.
Gostou da dica? Então divulgue para os amigos!
Receba mais dicas de Artesanato como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.


Autora: Dagna é arteira e coordenadora do Sonho Lilás, faz trabalhos com diversas técnicas de artesanato que aprende em cursos e revistas. 
Boa noite!
Gostaria da saber oquê devo fazer para conservar as cabaças, evitar carunchos.
Att.
Gislane
Olá, Dagna, como vai? E como está seu bebe? Saudades de receber as suas dicas, mas Mãe é assim mesmo, não é, já não sobra tempo…
Dagna, eu sou Portuguesa e vivo em Portugal, e aqui, por esta altura do ano, há muitas cabaças embora não tão grandes nem tão variadas em forma como aí no Brasil. Gostaria muito de pintar algumas agora para o Natal, mas não sei como preparar a cabaça. Disseram-me que tenho de a secar de um ano para o outro – eu fiz isso ano passado, mas as cabaças apodreceram e só sobrou uma que ficou meio molinha e “esverdeada”. Agora comprei mais 4 mas não sei o que fazer. Se não lhes fizer nenhum tratamento e as pintar, não se vai estragar?
Por favor dê-me uma dica pois não sei mesmo o que fazer.
Obrigada e beijinho.
Isabel
Gostei muito do site de vocês. Estão de parabéns. Gostaria de aproveitar a oportunidade e informar que sou produtor rural de cabaças em Piracanjuba-Go., planto diversas variedades e tamanhos. Envio para todo o Brasil. Obrigado. Antonio. Contatos: abofilho@hotmail.com
Sonho Lilás disse:
Querido(a) leitor(a),
Só é possível enviar comentários em posts publicados há no máximo 1 mês. Para perguntas sobre o assunto abordado no artigo acima envie uma mensagem em nosso fórum.
Link do fórum: Fórum do Sonho Lilás
Se você nunca utilizou um fórum aprenda agora: Como utilizar o fórum.
Muitas pessoas estão dispostas a te ajudar no fórum. Garantimos que nenhuma pergunta ficará sem resposta.
Mais informações
- Para críticas e sugestões envie um email para dagna [arroba] sonholilas.com.br
Sucesso com seu artesanato!
Dagna