Que tipo de cola usar?

Quando se faz trabalhos artesanais muitas vezes precisamos colar algum material e aí vem a dúvida: qual cola é adequada? Muitas pessoas irão indicar “aquela cola” que serve para colar tudo, isso é bobagem.

A escolha da cola é muito mais importante do que você imagina, por isso procure escolher somente a cola indicada para o tipo de material a ser colado. Se ainda assim você ficar na dúvida quanto a marca que deva comprar, neste caso é só avaliar a cola em função da técnica a ser usada, da duração da colagem, da resistência, e dos efeitos estéticos (transparente, sem transparência, etc.), além das condições de uso.Tipos de colas mais comuns:

  • Cola Epoxi: para vidro, metal, plástico, cerâmica, borracha, mármore, etc.
  • Cola Pva: para madeira, papel, tecido, cerâmica, couro, biscuit.
  • Cola Silicone: para vedar vidros e objetos expostos à umidade.
  • Cola Celulósica: para vidro, papel, tecido, cerâmica.
  • Cola Látex: para borracha e plástico.

Outras:Cola Vinilica: é a mais usada para colar um objeto de madeira que fica dentro de casa, abrigado da umidade. Ela é de cor branca mas fica transparente depois de secar.

Cola de Poliuretano: esta já é mais adequada para um objeto que fique exposta ao tempo.

Pronto, com essas dicas espero que vocês não comprometam seus trabalhos na hora de escolher a cola adequada. Se você conhece algum outro tipo de cola ou sugestão para outros materiais que as colas citadas acima são usadas e só clicar em comentários e deixar sua dica.

Fonte: FazFácil

206 Responses to “Que tipo de cola usar?”
  1. julliana
  2. Patricia
  3. isabela