Sonho Lilás

Tirando dúvidas sobre o uso da massa de biscuit

Depois de tirar suas dúvidas sobre o preparo da massa de biscuit é hora de esclarecer sobre o uso dessa massa, veja aqui as principais dúvidas:

Quais tintas podem ser utilizadas para tingir a massa?

Pode-se usar tinta à óleo (mas é tóxica), tinta para tecido (para obter cores claras) e corante para látex (Suvinil ou Globo).

Por que em trabalhos feitos com massa tingida, depois de secos, a cor escurece?

Ao tingir a massa, procure deixar numa tonalidade abaixo da cor desejada, porque é normal escurecer de 2 a 3 vezes mais depois do trabalho seco.

Por que quando tinjo a massa em tons claros, o trabalho fica transparente?

Quando tingimos a massa com tons claros, devemos colocar um pouco de tinta a óleo branco de titânio (de acordo com a quantidade a ser tingida), porque o mesmo deixa a massa ficar leitosa e sem transparência.

Na hora de trabalhar com a massa de biscuit o que devo fazer para que ela não resseque?

Devemos mantê-la sempre embalada em saco plástico e tirar da embalagem apenas a quantidade de massa a ser utilizada. Quando o trabalho necessita de grande quantidade de massa já esticada, devemos mantê-la sempre coberta com plástico para o ar não ressecá-la. Além disso é importante ficar em locais que não tenham fortes correntes de ar (como próximo de janelas).

Por que quando faço modelagem, principalmente de bolinhas, a massa fica com rachaduras e não consigo uni-la uniformemente?

Ao fazer modelagem, principalmente de bolinhas, devemos enrolar com a palma da mão, apertando e pressionando fortemente, para que fique uniforme e sem fendas.

Qual cola devo usar para unir as partes e também para fixar a massa em tampas e vidros?

Para colar em tampas de plástico ou em vidro você pode usar cola branca comum. O mesmo vale para unir uma parte com outra.

Quando faço tiras com a extrusora, elas saem arrepiadas, por que isso acontece?

A massa ao sair da extrusora fica arrepiada porque está com grumos por dentro. Geralmente isso acontece quando ela é feita no fogão. Para que isso não ocorra, a massa deverá ser bem sovada antes de ser colocada na extrusora. Ela deve estar bem trabalhada e lisa. Observe também se não há resíduos de massa seca dentro da extrusora.

Quanto tempo demora para secar uma peça de biscuit?

A secagem depende do tamanho do trabalho, um imã de geladeira, por exemplo, demora em média 24 horas para secar por completo.

Por que o trabalho, ao secar, empena deixando a peça torta?

Quando trabalhamos com peças lisas e grandes, devemos deixá-las secar com um peso em cima (lista telefônica por exemplo), para não deformar a peça. A massa de biscuit ao secar encolhe aproximadamente 20%.

Como acelerar o processo de secagem das peças em biscuit?

O correto é que as peças sequem ao ar livre, pois deste modo elas secam por inteiro. Através de outros métodos, o trabalho seca superficialmente e o seu interior ainda fica úmido, correndo o risco do aparecimento de bolor. Secador de cabelos, ventilador ou secadora de roupas podem ser usados para acelerar o processo de trabalhos com espessura fina.

Qual é o verniz que pode ser aplicado para dar acabamento ao biscuit?

Dependendo do trabalho feito, deixe a peça secar e aplique verniz geral, vitral, madrepérola ou goma laca.

——————–

Se você ainda tem uma dúvida DIFERENTE das citadas acima ou alguma outra dica que possar ajudar deixe nos comentários.


Comments

206 responses to “Tirando dúvidas sobre o uso da massa de biscuit”

  1. ELIANE COELHO Avatar
    ELIANE COELHO

    Tenho dúvidas quando devo misturar as tintas para colorir, em que momento do processo da receita?

    1. Olá Eliane, as tintas devem ser adicionadas somente depois da massa pronta.

  2. isabel Avatar
    isabel

    Olá!! gostaria de parabenizar o seu trabalho, e perguntar se posso utilizar tinta guache para tingir ou no lugar do branco de titânio? Obrigada e um forte abraço!!!!

  3. michelle adriana gonçalves Avatar
    michelle adriana gonçalves

    eu gostaria de saber qual verniz devo usar nos potes porque são peças que devo lavar quase sempre , pois não encontro verniz barato e não é fácil de encontrar!

  4. Cecilia Ribeiro Avatar
    Cecilia Ribeiro

    Gostaria de saber porque a massa racha depois de seca, mesmo estando grossa e sem frissuras.

  5. Elisa  moccelin caron Avatar
    Elisa moccelin caron

    Estou trabalhando com massa de biscuit em quadros. Para os acabamentos eu pinto por cima da massa. Qual a tinta indicada? Já trabalhei com tinta a óleo e acrílica, mas em alguns trabalhos a peça ficou grudenta. O que devo usar para isso não acontecer?

  6. eu posso tinjir amassa de biscuit com corante da coral,aquele corante que se coloca para tinjir tinta de pintar paredes

    1. Olá Michelline, você pode usar sim mas ele não é muito bom pois necessita de por muito corante para dar cor e a massa estraga se tiver muito corante.

  7. Cleide Cherubini Avatar
    Cleide Cherubini

    Se eu não tiver uma panela anti aderente posso usar qualquer panela que eu tiver em casa???????
    Se eu não ter em casa alguma superficie de marmore, mas tenho sufercie que se parece com marmore, e tipo um tampo, Nao sei explicar bem o material mas sei que não e marmore, entao posso usar essa superficie ou outra e conseguir obter o mesmo resultado que não o marmore ?????

    Bjs !!!
    Obrigadaaaaa

    1. Olá Cleide, se a panela não tiver antiaderente a massa gruda nela. Para a superfície acho que não tem muito problema ser de outro material (desde que não seja de plástico ou metal pois nesses a massa gruda)

  8. fiz uma massa de biscui e ela ficou mole ,já tingi ela e não da pra passar no rolo o que eu faço?gostaria de saber se tem alguma solução,pois não quero jogar a massa fora ok obrigado!

  9. Nilvania Avatar
    Nilvania

    Olá amei as suas explicações, e também tenho uma grande duvida ganhei 100 pacotinhos de massa de biscuit vencidas em maio de 2009, e ja estão endurecendo, não consigo nem fazer bolinhas, tem como eu aproveitá-las? Desde já muito obrigada.

    1. Olá Nilvania, nesse caso não sei como poderá aproveitar se a massa não molda mais.

  10. telma Avatar

    quanto tempo dura uma peça dse biscuit

    1. Olá Telma, uma peça de biscuit depois de seca é muito resistente e dura muito tempo se bem conservada.

  11. Maria Bernadete Martins Avatar
    Maria Bernadete Martins

    Ola Dagna! Amo fazer biscuit e estava lendo algumas dicas, e achei suas explicações mais esclarecidas, fiz alguns chaveiros mais depois de secos eles enferrujaram, gostaria de saber se tem alguma dica para evitar a ferrugem.
    Um abraço e muito sucesso
    Bernadete

    1. Olá Maria Bernadete, a massa tem muita umidade por isso é melhor colocar o chaveiro quando a peça estiver quase seca, ok?

  12. tatiane Avatar
    tatiane

    oi, gostaria de saber como se faz para q as tampas de potes não rachem ? depois q colo as peças em cima da tampa elas também racham. obrigada!

    1. Olá Tatiane, se está rachando é porque sua massa está ressecada. Procure mantê-la em saco plástico bem fechado e tirar somente na hora de usar, observe também se não está próxima de correntes de ar (como portas e janelas) que acabam ressecando a massa.

  13. Denise Avatar
    Denise

    Olá eu queria saber porque depois que eu tigir a massa de branco [tinta para tecido] e depois tingir de verde com tinta para tecido também, a massa ficou muito mole e grudando toda nas mãos ou onde colocar ela gruda tb,

    1. Olá Denise, isso acontece quando colocamos muita tinta na massa. Procure fazer a mistura de cores antes de por na massa e ponha só um pouquinho.

  14. Iara Ponce Avatar
    Iara Ponce

    Gostaria de saber como conservar o pincel depois de usar o verniz,pois ele sempre fica duro mesmo colocando solvente.
    Obrigado pela atenção.

    1. Olá Iara, pode ser que o solvente colocado na vasilha não seja suficiente ou não é apropriado para o verniz que você usa. Procure limpar o pincel assim que termina de usá-lo, ou seja, mergulhe no solvente e vá esfregando e dando batidinhas no fundo da vasilha até que ache que esteja limpo.

  15. solange Avatar
    solange

    Bom dia! eu utilizei a cola cascorez extra da empresa Henkel,quero saber porque ela fica emborrachada,liguei pra fábrica no nº 0800115010,me informaram só q a fórmula mudou,e que só da pra usar a porcelana fria,vocês poderiam me dar mais informações,pois estraguei umas dez receitas,faço biscuit a mais de 20 anos,nunca errei uma massa!

    1. Olá Solange, realmente não sei o que dizer, o problema deve ser nessa cola já que você já teve experiência com outras e não dava errado.

  16. Raquel Avatar
    Raquel

    Gostaria de saber como faço para tirar a cola do rótulo de potes de vidro e latinhas, já deizei de molho com água e detergente e não consegui. Obrigada.

    1. Olá Raquel, você pode usar o solvente thinner para tirar a cola com pano, mas faça isso em local bem ventilado e depois lave o lata ou pote para tirar todo resíduo para não atrapalhar a pintura.

  17. Juliana Avatar
    Juliana

    olá quero saber a massa depois de pronta quanto tempo devo esperar para trabalhar com ela ? ou posso simplesmente esperar secar e já trabalhar com a massa? obg

    1. Olá Juliana, você deve esperar esfriar completamente, cerca de uma hora depois já pode usar.

  18. ivanizia Avatar
    ivanizia

    ola quero saber qual o verniz que devo usar para pote pois ele vao sempre esta em contato com a agua obrigada

    1. Olá Ivanizia, você pode usar o verniz geral que é muito resistente.

  19. Renata Avatar
    Renata

    Quero saber qual cor de tinta eu uso pra fazer a massa na cor da pele? detalhe eu uso tinta de tecido… portanto quero saber qual cor de tinta de tecido devo usar? agradeço a atenção.

    1. Olá Renata, eu uso a cor salmão.

  20. Renata Fabiana Avatar
    Renata Fabiana

    Olá gostaria de uma dica como faço para dar o movimento nos babados das tampas dos potes para que não fiquem encostando no vidro ao abrir os potes.

    1. Olá Renata, você pode modelar formando o babado e colocar uma espuma ou manta acrílica na parte de baixo para levantar as pontas e deixar assim até que a massa seque.

  21. Fabiana Avatar
    Fabiana

    O que eu faço com a minha massa, pois esta no saquinho, mas esta endurecendo?

    1. Olá Fabiana, a massa de biscuit se não for utilizada por muito tempo vai endurecendo mesmo. Se não usar por mais de trinta dias guarde na geladeira.

  22. paty Avatar

    Por favor, alguém pode me dizer alguma loja de São Paulo aonde eu possa encontrar produtos para biscuit ?preciso muito do pó branqueador e corantes da fleybor…. tem alguma rua especializada para esse tipo de comercio na cidade??
    agradeço desde já….

  23. LEILÁ Avatar
    LEILÁ

    Será que posso usar, para finalizar o trabalho de biscuit, o verniz acrilico brilhante??? ou vai acontecer algo???Já usei em varias tampas de potes e ficam lindas, só não sei se acontece , mais adiante………algum prejuiso!!!!!!!! por favor respondam por email……….

    1. Olá Leilá, eu já usei esse verniz também e não notei nenhuma mudança no aspecto

  24. Mirian de Lima Silva Avatar
    Mirian de Lima Silva

    olá ,tudo bem?gostaria de saber se posso usar corante alimentício em pó para tingir a massa de biscuit,pois sou alergica as tintas normais ,atualmente eu uso de tecido,mas tenho que lavar as mãos muitas vezes e é uma trabalheira quando tenho que tingir várias cores.Existe algum jeito mais fácil?Obrigada,Mirian

    1. Olá Mirian, o corante em pó não ficará bom para misturar e dissolver na massa, melhor seria o líquido. Se a sua alergia for só de pele porque não tenta usar uma luva, tipo as cirurgicas, não atrapalham no manuseio da massa e não sujará suas mãos.

  25. Rebeca Avatar
    Rebeca

    Olá,

    Será que pode me ajudar?

    Eu gostaria q minhas peças de biscuit ficassem mais duras mais rápido.Pra elas ficarem bem resistente demora uns 2 meses. Eu mudei de marca da massa e parece ter melhorado um pouco. Mas ainda não do jeito que eu quero. Li que tem uma massa fimo que vai ao forno e é muito resistente. Será que é melhor que a de biscuit e da o mesmo resultado? E eu posso lavar as peças de biscuit? E se posso depois de quanto tempo de prontas?

    Um abraço.

  26. elizangela Avatar
    elizangela

    olá por favor tenho uma duvida , quando faço bracinhos de biscuit as vezes quando eles seca fica mucho , por que sera ???

  27. Renata Avatar
    Renata

    Olá, gostaria de saber como faço para imitar açucar em biscuit, sei que se faz com areia de passarinho, mas não sei como usar…
    Alguém pode me ajudar?

    1. Olá Renata, você também poderá usar areia para aquário, basta jogar a areia sobre os enfeites assim que ficarem prontos, antes da massa se secar.

  28. Rute Avatar

    eu coloquei a massa na geladeira e ficou dura como eu faço pra deixa mole?

    1. Olá Rute, você pode colocar a massa enrolada num pano e deixar sobre o vapor de uma panela, assim ela vai amolecer um pouco.

  29. Geralsina Mariana Avatar
    Geralsina Mariana

    parabéns,amei é muito bem explicada toda a receita,obrigada.só gostaria de saber quais as quantidades certas do material completo p/ um trabalho que gasta um quilo por exemplo ,de massa?muito obrigada.bjs

  30. Mirian de Lima Silva Avatar
    Mirian de Lima Silva

    ola!obrigada pela dica da luva,porem não posso usa-la tambem,mas valeu!vou continuar testando até encontrar uma solução.Adoro fazer biscuit.Um abraço,Mirian

  31. Mirian L.Silva Avatar
    Mirian L.Silva

    oi ,quero deixar uma dica para quem usa areia de vaso ou aquario:passe por uma peneira que ela vai ficar fininha igual ao açúcar mesmo,OK!

  32. jaimara Avatar
    jaimara

    olá, sou da Bahia e a pouco tempo me interessei pela arte de biscuit, só que tá dando sempre errado, a massa ficou muito dura tive que refazer
    atualmente quando uso a tinta para pinta os cabelos fica se rachando o que devo fazer? Devo desistir?

    1. Olá Jaimara, o problema pode ser na quantidade de tinta, nunca use em excesso pois muita tinta racha a massa. Jamais desista!

  33. Elis Avatar

    comecei trabalhar com biscuit á pouco tempo, e estou fazendo vidros so que sempre faço um bonequinho para colocar em cima da peça e onde eu colo o bonequinho sempre racha a massa…compro a massa pronta e jah colorida…será que estou passando muita cola??ou será o que é??obrigada!

    1. Olá Elis, pode ser que quando você coloca o bonequinho sobre a massa ela esteja esticando muito aí acaba rachando. Antes de colocar passe um pouco de água (com o dedo) sobre a massa para evitar que rache.

  34. Adria Avatar

    OI,adorei esse site
    Gostaria de saber o que fazer pra massa nao grudar na mesa,quando abro a massa na mesa de marmore não consigo tirar,ela gruda completamente ,não sei o que fazer?
    Por favor me fale como posso fazer
    Obrigada

    1. Olá Adria, a massa de biscuit vai grudar na mesa se não espalhar um pouco de creme para as mãos (usado na receita) na mesa, mas esse procedimento serve só na hora que terminar de fazer a massa. Se for para abrir a massa para usar normalmente, forre a sua mesa com um plástico que não vai grudar.

  35. jussiara Avatar
    jussiara

    Estou fazendo pela 1 vez ,pude perceber que amassa ficou correta(como da receita),mas tenho duvida de quando devo retirar da forma?,ja li que fica menor 20% da forma,apos devo lichar?

    1. Olá Jussiara, a massa de biscuit deve ser retirada da fôrma logo em seguida, não precisa deixar por um tempo e nem precisa lixar pois ela já é lisinha.

  36. oi minha massa ultimmente tem ficado muito mole grudenta horrivel de trabalhar
    nao sei se e por causa da cola que mudei ou o amido de milho ate na hora de souvar gruda tudo na messa nas maos…
    nao sei mais o que fazer
    me ajudem por favor
    obrigada
    aguardo respostas….
    bjoxx

    1. Olá Cláudia, verifique se está usando todos os ingredientes corretos e na medida certa. Se a massa está molde na hora de solvar pode ser por causa dos ingredientes ou porque não deixou no tempo certo de cozimento e a massa fica crua e acaba grudando.

  37. Dayanire Avatar
    Dayanire

    Olá.

    estou tentando fazer um trabalho com a massa de biscuit, mas estou usando forma de aluminio, essa não desgruda por nada, e quando desgruda sai muito deformada. poderia me ajudar?
    Obrigada.

    1. Olá Dayanire, para a massa de biscuit não é adequada usar fôrmas de alumínio e sim as de silicone que são maleáveis e permitem desenformar sem estragar.

  38. Alessandra de Sousa Avatar
    Alessandra de Sousa

    Olá, Adorei as dicas.
    Comecei a fazer biscuit agora, e estou com muita dificuldade de enrolar bolinhas de isopor e deixá-las uniformes e lisas para utilizar como cabeça de bonecos

  39. Tania Avatar

    Vou fazer a massa pela primeira vez, assim q tirar do fogo ja devo adicionar a tinta de tecido para tingi la, e devo esticala com q tipo de rolo? tem algum especial?
    Ah! existe a massa de biscuit ja pronta para comprar??? quais marcas?

    1. Olá Tania, a tinta deve ser adicionada somente na hora que você for usar a massa. Para esticá-la use rolos de plástico e coloque a massa em cima de um plástico para não grudar na mesa. Hoje você encontra a massa pronta para uso, tem diversas marcas.

  40. allkimia art Avatar
    allkimia art

    Oi Dagna !
    descobrimos sua página e adoramos! não sabemos quase nada de biscuit, mas adorariamos trabalhar com ela, gostariamos de poder eventualmente fazer perguntas para nos
    orientar. como iniciantes Vc tem cursos on Line. ?obrigada e um abração da lu e da cici

    1. Olá Lu e Cici, eu não tenho cursos on-line, apenas dou as dicas através desse blog.

  41. Alice Avatar

    ola, eu fiz a massa, sovei, e aparentemente estava tudo certinho, mas na hora de manusear, espichar e moldar a massa ela fica pegando na mesa… tem como consertar a massa para que eu possa usar, ou deverei descarta-la! abraços

    1. Olá Alice, neste caso você pode fazer outra massa mais firme e misturar com essa que ficou mole.

  42. Cintia Avatar
    Cintia

    Olá…revesti umas tampinhas de potinhos de vidro com biscuit e agora quero saber se posso colar apliques na tampinha já seca, os apliques tb são de biscuit e tb já estão secos…deveria ter colado antes com a massa ainda úmida ou não tem necessidade? Que cola utilizar?
    Obrigada.

    1. Olá Cintia, você pode colar os apliques sim, não tem problema de já estar seco, use cola branca comum ou a Cascorez.

  43. Aline Avatar

    olá, como abrir a massa para revestir o bolo. Quando estico sobre a mesa ela gruda. abreijos. liny

    1. Olá Aline, para esticar a massa tem que forrar a mesa com um plástico, ok?

  44. katieli Avatar
    katieli

    Ola fiz uns vazos de papelão gostaria de saber se da para revestir com massa para biscuit? se ela vai permanecer grudada e sem rachar? se não qual massa posso utilizar?

    1. Olá Katieli, acho que a massa de biscuit pode servir mas provavelmente vai rachar, sugiro então a massa de papel machê ou até mesmo pasta para modelagem que adere bem ao papelão e dá para fazer texturas. Eu fiz um vasinho com caixa de leite com essa pasta, veja no link abaixo:
      http://www.sonholilas.com.br/2009/10/19/vasinho-de-caixa-de-leite-com-textura/

  45. Jessica Avatar
    Jessica

    Olá! A massa de biscuit dura de até 45 dias, mas depois que ela for utilizada, que a peça estiver pronta e seca, não vai estragar? Tem alguma coisa que eu possa passar na peça para ela durar bastante? Obrigada.

    1. Olá Jessica, a massa de biscuit depois de seca é muito resistente e a peça dura mais se você passar verniz (vitral, acrílico ou geral).

  46. adria Avatar

    OLA,DEPOIS DA MASSA TINGIDA ALGUNS DIAS ELA ENDURECE RAPIDO O QUE POSSO FAZER PRA NÃO PERDER ESSA MASSA?SERÁ QUE POSSO PASSAR O CREME PARA BISCUIT?

    1. Olá Adria, passar o creme não resolve muita coisa, uma alternativa é embrulhar a massa em um pano e colocá-la para receber o vapor de uma panela para amolecer um pouco, isso resolve quando a massa não está tinjida mas tente para ver.

  47. ana catarina araujo barral Avatar
    ana catarina araujo barral

    gostei muito de saber,q/vcs tiram duvidas,então esclareça as minhas p/favor fiz a massa e quando fui colori ela ficou mole o q/devo fazer agora

    1. Olá Ana Catarina, nesse caso o melhor é misturar mais massa branca (não tinjida) na que já está tinjida até voltar à consistência normal. Procure usar pouco tinta para tinjir pois ela pode mudar a textura da massa e fazer a peça rachar também.

  48. Vanessa Borges Avatar
    Vanessa Borges

    Olá td bem? Primeiro, Meus Parabéns, tenho amado o site!
    Gostaria de saber se é preciso diluir o verniz acrílico (ou concreto aparente Suvinil) em água, antes da aplicação na peça de mdf? Caso seja preciso, qual seria a proporção de ambos (água e verniz)?
    Espero poder receber ajuda.
    Muito Obrigada e mais uma vez parabéns!
    Vanessa

    1. Olá Vanessa, não é preciso fazer a diluição, só se achar que está muito grosso e não desliza facilmente com o pincel. A proporção da diluição tem indicado na embalagem, dê uma olhada.

  49. Rosangela Ap.A.Segura Avatar
    Rosangela Ap.A.Segura

    tenho cola branca para fazer biscuit só que ela está ficando grossa ,posso adicionar um pouco de agua na cola. obrigada e adoro o seu site,sem mais Rosangela.

    1. Olá Rosangela, acho que para fazer a massa pode interferir sim, não recomendaria fazer assim, coloque a cola grossa mesmo.

  50. Graziele Avatar
    Graziele

    por favor me ajudem…. a onde eu devo esticar a massa de biscuit? tenho o rolo proprio para biscuit, quero saber em qual superficie devo esticar, ou se á algum preparo na superficia para não grudar. pois td lugar que tento esticar a massa ela gruda. por favor me ajudem… obrigada!

    1. Olá Graziele, essa pergunta já foi respondida aqui… deve-se esticar a massa sobre um plástico que deve ser fixado na mesa.

  51. Mayara Avatar
    Mayara

    ñ é bem um comentário mas sim uma pergunta. Todas as vezes em que fiz a massa de biscuit sigo corretamente as instruções, misturo bem todos os ingredientes antes de colocar no fogão, deixo os três minutos necessários e sovo bem com creme para mãos, mas depois de tudo isso ela fica com bolinhas de massa e quando eu vou fazer algum trabalho ao secar ela SEMPRE fica rachada, aí eu tenho que desmanchar toda a peça até dar certo. Se vc puder por favor ME AJUDE, estou perdendo tempo e dinheiro, por favor se puder mande alugumas dicas para o meu e-mail, aguardo ANCIOSAMENTE. Muitíssimo obrigada….

  52. Jéssica Avatar
    Jéssica

    tenho uma dúvida eu tenho a cola cascorez porcelana fria mais não tenho o creme para mãos eu posso usar essa cola cascorez quando eu for sovar a massa?
    ou qual outro tipo de produto eu posso usar para sovar a massa?

    1. Olá Jéssica, não dá para usar a cola porque vai alterar a massa, se não tiver o creme para porcelana fria pode usar um creme para mãos comum mas deve olhar no rótulo se esse creme tem óleos na composição, porque se tiver não serve.

  53. vanessa Avatar
    vanessa

    BOM DIA , GOSTÁRIA DE SABER QUAL VERNIZ USAR NAS PEÇAS DE VIDRO QUE FORAM PINTADAS ARTESANALMENTE E DE BISCUIT QUE SERÃO LAVADAS COM MAIS FREQUENCIA E PEÇAS QUE FICAM EM LUGARES MAIS ÚMIDOS COMO BANHEIRO

    1. Olá Vanessa, para peças pintadas em vidro use verniz vitral, as que tiverem biscuit use verniz geral ou acrílico. Para peças lavadas com frequência ou que ficam em locais úmidos use verniz geral.

  54. helenita Avatar
    helenita

    depois de misturar a tinta certa na massa de biscuit ela ficou super mole, quase impossivel de trabalhar com ela, o que devo fazer? obrigada, Helenita.

    1. Olá Helenita, isso deve ter acontecido porque colocou muita tinta, não pode pois amolece mesmo. Você pode pegar mais massa sem tinta e misturar nessa que ficou mole.

  55. Gabriella Avatar
    Gabriella

    Olá, eu faço alargadores de biscuit, porém ao secar eles não ficam completamentes duros, eles ficam meio ‘mole’ pq? sabe me dizer? o que eu faço pra resolver isso?

    1. Olá Gabriella, talvez o problema seja a sua massa que pode estar meio emborrachada. Isto acontece quando deixa muito tempo no cozimento, ficando dura até para manusear. Tente fazer a massa reduzindo um pouco o tempo no fogão para deixá-la macia.

  56. VANDA ELEOTERIO Avatar
    VANDA ELEOTERIO

    bom dia , gostaria de saber como faço para fazer um babado de biscui na cor prata, me falaram que nao pode misturar cor prata na massa, e ai oque devo fazer existe alguma tinta que daria um efeito suave e que secaria na cor prata? agradeço desde ja a resposta se for possivel.

    1. Olá Vanda, nesse caso é melhor não tingir a massa e esperar que o babado seque normalmente, aí você vem e pinta com tinta, por exemplo, a tinta dimensional na cor prata.

  57. Lidiane Avatar
    Lidiane

    Olá, td bem. Obrigada pelas dicas foram bem uteis pra mim, ja faço biscuit a um bom tempo, mas as vezes alguns potes depois de algum tempo q ele foi feito a massa da tampa racha. Gostaria de saber o porque isso acontece, porque não são todos, apenas alguns. Agradeço desde já. Um grande Abraço!

  58. milena Avatar
    milena

    Eu Queriia sabeer por quanto tempoo a massa deve fikar no saco plastico’?

    1. Olá Milena, manter a massa no saco plástico é a melhor forma de conservá-la por mais tempo. Deixe no saco plástico quando não estiver usando a massa.

  59. Khau Avatar

    pq alguns moldes de biscuit amolecem?

  60. mary Avatar

    gostei muito de suas explicações
    Ja faço artesanato a muito porem biscuit estou aprendendo agora atraves de site especificos Minha duvida é como usar a extrusora, pq n tenho a minima noção
    Sera que poderia me ajudar, começando comocolocar a massa dentro?
    0brigada

    1. Olá Mary, para colocar a massa dentro você deve fazer um rolinho dela de forma que entre no tubo da extrusora, depois é só ir apertando até sair do outro lado.

  61. Doris Avatar

    Hola: Me encanto la formula no sabia como se hace el biscuit crei que era mas complicado La marca de la cola no hay en Peru pero hay otras semejantes Muchas gracias Besos.

    1. Olá Doris, se não tem o mesmo nome poderá comprar em lojas especializadas em artigos para artesanato a cola própria para biscuit, ou seja, com o nome “Cola para Porcelana Fria”.

  62. Thainá Avatar
    Thainá

    ESTOU REVERTINDO COPOS MAS A MASSA ESTA FICANDO COM MACAS DE MÃO O QUE DEVO ULTILISAR PARA QUE FIQUE LISINHA A MASSA???

    ATT

    1. Olá Thainá, uma dica é molhar os dedos com um pouquinho de água e ir alisando a massa onde tem marcas de dedo.

  63. taynna Avatar
    taynna

    eu gostaria muito de aprender biscuit mas nao tenho comdicao financeira + me empoguei e estou me tentando aprender atraves desse saite obrigada…

  64. viviane Avatar
    viviane

    gostaria de saber o que usar nas formas de aluminio para a massa de biskui não grudar nela um abraço e um bj na alma de todos!

    1. Olá Viviane, existe um produto para isso, é o desmoldante que vem em splay, deve ter em lojas de artigos para artesanato.

  65. VIVIANE Avatar
    VIVIANE

    que cor devo usar para fazer a pele morena?

    1. Olá Viviane, para fazer a pele morena use tinta na cor marrom em pequena quantidade.

  66. meire Avatar

    Por favor tire minha duvida, posso lavar as tampas dos potes com biscuit depois de secas e envernizadas?????
    Obrigada…

    1. Olá Meire, se quiser poderá lavar sim, sem problemas.

  67. ana lucia Avatar
    ana lucia

    Achei as dicas ótimas. Estou começando a fazer peças (olhando nas revistas) e tudo que eu faço fica com rachaduras e acabam tombando de um dia para o outro. O que devo fazer?

  68. PÂM Avatar

    BOM DIA!
    GOSTARIA DE SABER A DIFERENÇA ENTRE A MASSA DE BISCUIT QUE VAI AO FORNO E A QUE NÃO VAI(BISCUIT PERUANO); E QUAL É MELHOR?

    1. Olá Pâm, eu nunca fiz o biscuit peruano, não sei informar qual a diferença.

  69. Natália Avatar
    Natália

    Oi, tenho uma forminha de noivinhos que estou utilizando, e agora, coloquei um pouco de talco nela e ela não quer grudar. Me disseram que deveria colocar talco, é errado? Usei também água depois pra ver, mas com água ficou sem forma a massa depois de tirar, o que devo fazer?

    1. Olá Natália, para o biscuit usa-se fôrmas de silicone e não precisa passar nada nela, só coloca a massa.

  70. Lubia Avatar

    Gostaria de agregar o biscuit a outros materiais como madeira, plastico e metal. Ele adere? como posso fazer para fixar o biscuit em moveis ou superficies verticais?
    Se eu cobrir o rosto de uma boneca plástica, terei o efeito de porcelana? isso fica resistente?
    Obrigado.

    1. Olá Lubia, o biscuit adere bem à madeira e vidro, colado com a cola que se usa para fazer a massa. O biscuit não fixa bem no plástico, pode se desprender, com o tempo. O plástico que fixa bem é só os mais grossos, como as tampa de potes.

  71. Débora Avatar
    Débora

    Bom dia!
    Quando fazemos uma peça toda de biscuit onde devemos colocar para que ela não grude no local
    Na hora de secar?

    1. Olá Débora, uma boa dica é colocar sobre uma espuma ou manta acrílica que também vão servir para fazer a peça secar logo. Tambem pode colocar sobre mesa de mármore ou granito que não gruda.
      .

  72. Graziela Avatar
    Graziela

    Olá, gostaria de saber se posso usar verniz em spray para peças em biscuit!

    1. Olá Graziela, o verniz em spray pode ser usado sim.

  73. Luciene Borges Avatar
    Luciene Borges

    gostaria de saber, porque? quando eu invernizo as peças com pouco tempo as pecas ficam grudado.será que estou usando verniz errado?uso o verniz vitral.

    1. Olá Luciene, isso acontece quando o verniz está vencido ou muito grosso, você pode diluir com o solvente para verniz vitral para ficar mais ralo.

  74. jessica Avatar
    jessica

    muito interessante a forma que são preparados

  75. jessica Avatar
    jessica

    muito interessante como a massa é´preparada e transformada em belas artes e em enfeites úteis

  76. francisca Avatar
    francisca

    quero fazer vestido de noiva mas minha massa branca fica com uma cor de suja tem algo que possa deixa-la branquinha ? obg

    1. Olá Francisca, a massa sempre deve ser tingida com um pouquinho de tinta branca, pode ser a tinta para tecido ou tinta à óleo (branco de titânio) para que ela não fique com esse aspecto amarelado.

  77. lucilene Rocha Avatar
    lucilene Rocha

    Achei otima essas dicas foram otimas .
    Mas eu gostaria de saber por que algumas tampas racham depois de resecas e invernisadas ?

  78. Vanessa Baptista Avatar
    Vanessa Baptista

    Bom gostaria de saber qual o melhor mode de embalar a massa depois de tingidas, embalei algumkas das minhas em papel filme e elas ficaram duras, já as que eu enbalei em sacolas plásticas comuns ficaram boas.

    Agradeço desde já!

    Bjinhos

  79. sandra Avatar
    sandra

    amei as dicas, muito importante foi muito para mim, continuem assim, este site e 10…………….

  80. Erika Avatar

    Tem algo q eu possa fazer para recuperar a massa de biscuit já endurecida? Obg!

  81. Francilene Avatar
    Francilene

    Por que as minhas forminhas de silicone de biscuit estão moles e algumas até derretendo?

  82. ana beatriz Avatar
    ana beatriz

    ola

    eu fiz uma boneca de biscuit mais depois de seca ela ficou cheia de rachaduras como eu faço para que nao haja rachadura quando secar?

  83. Rakhel Sampaio. Avatar
    Rakhel Sampaio.

    Gostaria de saber qual a tinta que posso usar para tingir uma peça já seca. É que eu uso a de tecido para tingir a massa mas depois da peça pronta, não consigo tingir, fica falhada. E não gosto de tinta a óleo pois soube que é cancerígena. Por favor me responda para esse e-mail, qnd puder, obrigada!!!!!!!!

  84. leticia vieira da silva Avatar
    leticia vieira da silva

    Oi vou iniciar os meus trabalhos com biscuit mais estou cheia de duvidas.voçes podem mim ajudar? a cola que devo usar nas colagens da massa com os produtos é a branca de escola?a tinta para tingir a massa é a de teçido aquela de 37ml, e a de tingir parede a bisnaga xadrez,e a de tela aquela a oleo.qual delas é melhor?qual a melhor massa a de microondas ou a de fogão?a caneta de usar na massa é a permanente aquela de cd e dvd ou tem uma propria?desculpe-me por tantas perguntas mais so vou começar quando minhas duvidas forém esclareçidas,pois nao posso comprar o material e depois perder tudo…

  85. Nathi Avatar

    Oi , então eu faço alargadores de Bisqui , dai eu deixo secar em cima de uma espuma mais mesmo assim fica as mercas da espuma na massa e se eu deixo em cima de um papel tbm fica quadradinha sabe , em que lugar eu devo deixa la secar ? ou minha massa esta ficando mole demais ? :/

    1. Olá Nathi,

      Use aquelas badeijinhas de isopor de supermercado.

      Abraços

  86. Andrea Avatar
    Andrea

    eu gostaria de um aajuda ,pois ao usar a estrusora para fazer potes ,a massa sempre quebra~,nisso eu tenho que emendar,pois no caso de peças grandes a massinha caba..como faze rpra ter um ótimo acabamento com a estrusora

  87. Ana Calazans Avatar
    Ana Calazans

    Por gentileza, como é que é feito o tingimento, na massa pronta ou antes? Por favor me explique, grata!

    1. Olá Ana, o tingimento é feito com a massa já pronta. Se for corante líquido pingue bem pouquinho e se for tinta mais cremosa, passe uma pontinha da massa e pegue um pouquinho da tinta. Depois é só ir amassando com as mãos até misturar bem a tinta na massa.

  88. Davi Avatar

    (li todos os comentários e me senti o único homem aqui)
    Eu uso o biscuit pra fazer modelagens mais alternativas, normalmente de massa maciça e sem molde. O problema é que enquanto secam, as figuras entortam, perdendo o equilíbrio ou a posição que eu queria que mantivessem.
    A massa não parece estar ficando mole demais, inclusive já testei com massas mais duras. Tem algo que eu possa fazer pra evitar isso?

    1. Olá Davi, para fazer peças assim, como bonecos, normalmente usa-se um apoio de sustentação, como por exemplo palitos de dente ou palito de churrasco que devem ser introduzidos entre pescoço e cabeça, braços e corpo, etc, assim eles mantêm equilíbrio e sustentação.

  89. Alyne Castregrini Avatar
    Alyne Castregrini

    Olá,

    Estou tentando fazer um bolo falso de casamento com biscuit. Mas não estou conseguindo abrir a massa, ela fica grudando na bancada e no rolo.
    Gostaria de saber o que devo fazer?
    Obrigada.

  90. joseane Avatar
    joseane

    Gostaria de saber, se tem alguma maneira de reaproveitar a massa, depois que ela endurece.obrigada.

  91. Margareth Brum Avatar
    Margareth Brum

    Gostaria de saber se posso usar as tintas, o creme e a vaselina se estiverem com a validade vencida, será que isso enterfere no resultado final das peças? Será que é por isso que minhas peças racham?, aguardo sua resposta e obrigado.

  92. MARCIA Z. ALBUQUERQUE Avatar
    MARCIA Z. ALBUQUERQUE

    Olá Dagna,
    gostaria de restaurar um prato decorado antigo de porcelana que caiu e quebrou, colei o que foi possível, mas em um pequeno trecho, a porcelana virou farelo impossível de ser reconstituido.
    Pergunto:
    É possivel usar a massa de biscui para tentar reconstituir a peça?
    Como posso dar o acabamento vitrificado da porcelana? Seria possível usar a tinta vitral na cor desejada? É possível tingir a tinta vitral para conseguir a côr desejada?
    Desde já muito obrigada pela atenção.
    Abraços
    Marcia

  93. Danielle N.S.Silva Avatar
    Danielle N.S.Silva

    Gostaria de saber se para sovar a massa posso usar um creme hidratante para o corpo.

  94. elizangela ferreira da silva Avatar
    elizangela ferreira da silva

    olá gostaria de saber como fasso p/ secar minhas peças? pois elas grudao em tudo que eu as coloco em cima…pbrigada.

  95. DANIELLE Avatar
    DANIELLE

    eu posso usar outra cola ou outro material não consigo achar a cola a cima citada

  96. Vera Avatar

    Parabens pelo site, voce tem ajudado muitas pessoas. Estou comecando agora a fazer biscuit e tenho duvidas; Em que caso devo esperar as partes da peca secar para depois colar?

  97. hotencia Avatar
    hotencia

    gostaria de saber porque minhas pecas estao rachando apos secas?

  98. sandra Avatar
    sandra

    ultimamente quando forro potes as tampas racham,o q devo fazer para q nao aconteça

  99. mateus Avatar
    mateus

    como posso saber se o creme nao é gorduroso

  100. Tess Avatar

    Quero fazer enfeites de Natal, bonecos, para a árvore, estilo antigo, 1940/50, quanto tempo dura o biscuit?

  101. jussara de souza dos santos Avatar
    jussara de souza dos santos

    eu gostaria de saber se existe alguma massa sem ser biscui para trabalhar com tela ou se tem como faser em casa

  102. faby Avatar

    Eu queria saber se vende essa massa de biscuit pronta em alguma loja.
    Por que esse creme para mãos essas marcas eu nao conheço.

  103. jamile medrado Avatar
    jamile medrado

    oi gostaria de saber se a cola que devemos usar para colar as peças como maõs e pés é a mesma cascorez que ultilizamos na massa? e aonde podemos comprar essa cola rotúlo azul? grata

  104. raimunda Avatar
    raimunda

    boa tarde, preciso urgente de sua ajuda, me ensina o passo a passo de como fazer a gata marie, pois farei o aniversario de minha filha e não sei como fazer….. por favor me ajudeeeeeee

  105. verônica Avatar
    verônica

    olá eu estou começando a trabalhar com biscui agora e o meu 1º trabalho n teve muito exito, moudei a figura e ela simplismente decolou da tampa plástica. eu rei muito grata se me der uma resposta pois comprei meu material com a cara e coragem pra tentar aprender . pois sempre tive vontade só n tomei cuso estou só nesta descoberta e gostaria de sua ajuda . Des de j´agradeço sua atenção.

  106. Armando Ribeiro Avatar
    Armando Ribeiro

    Ola boa noite!
    Quebrei uma boneca indiana da minha mulher e, quero restaura -la ,o que devo fazer.
    ( Aparenta ser a mesma massa de biscuit).

  107. Armando Ribeiro Avatar
    Armando Ribeiro

    Ola boa noite!
    Referente a boneca indiana que citei a pouco ,ela tem a cor escura (cafe) e a cor mais proxima como fazer a cor…

  108. KEYLLA Avatar
    KEYLLA

    Olá gostaria de saber o que devo fazer para que as baratas não comam a peça de biscuit.
    minha cliente disse que as baratas comeram toda a peça dela.
    obrigada pela atenção

  109. edlene Avatar
    edlene

    OI sou iniciante na pratica de fazer biscuit, e gostaria de saber qual mesa é apropriada para trabalhar com biscuit ou se vende uma base pra isso,ou se posso trabahar na mesa de graniso, por favor quem puder mim enformar….
    edlene

  110. caroline Avatar
    caroline

    estou fazendo bichinhos em um baleiro de plastico mas não está colando os pés e o rabo> quando seca soltam. Existe uma cola mais resistente que a cola branca?

  111. Edleusa - Dila Artesanato blog - edleusaqueiroz.blogst.com Avatar
    Edleusa – Dila Artesanato blog – edleusaqueiroz.blogst.com

    prezados, gostaria de tirar uma dúvida que ainda não consegui sana-la, quando faço as flores, o que mais gosto de fazer ficam lindas, quando faço uma peça mais pesada como bonecos por exemplo, quando secam criam rachaduras, o que fazer? E para deixar a pesa bem lisa devo fazer o que?
    Obrigada
    Edleusa

  112. Edleusa - Dila Artesanato blog - edleusaqueiroz.blogst.com Avatar
    Edleusa – Dila Artesanato blog – edleusaqueiroz.blogst.com

    Ratificando, corrigindo a palavra peça
    Obrigada

    prezados,
    Gostaria de tirar uma dúvida que ainda não consegui sana-la, quando faço as flores, o que mais gosto de fazer ficam lindas, quando faço uma peça mais pesada como bonecos por exemplo, quando secam criam rachaduras, o que fazer? E para deixar a peça bem lisa devo fazer o que?
    Obrigada
    Edleusa

  113. Marcia Avatar
    Marcia

    Olá! minha filha está aprendendo a modelar biscuit e por isso comprei a massa pronta, mas ela grudou em todo o tipo de superfície e também nas mãos. A massa pronta precisa colocar algum creme para não grudar? Que tipo de superfície é apropriada para abrir a massa? (tentei no mármore e na pia de aço de minha mãe). Desde já obrigada!

  114. maria de fatima Avatar
    maria de fatima

    olá,gostaria de saber porque meus trabalhos com biscui depois de seco estao rachando,e se posso colocar tinta antes de cozinhar,e porque da muito trabalho ate que fique tinjida .obrigada

  115. Ilda Sentieiro Avatar
    Ilda Sentieiro

    Olá Dagma
    Parabens pelo seu blog, muito interessante.
    Tenho um bocado de massa de biscuit guardada num saco de plastico mas já há muito tempo, cerca de 1 ano e está dura. Há alguma maneira de a aproveitar?

  116. alexsandra batista de luna Avatar
    alexsandra batista de luna

    usei um molde para fazer um bebê, e deixei secar pra depois pintar. usei tinta oleo só que nao pegou.eu tenho que pintar assim que eu faço e depois de seca a peça?por favor me ajudem.

  117. Magda Aparecida da Silva Avatar
    Magda Aparecida da Silva

    gostaria de saber porque as massa depois de prontas acabam emboloradas e como devo fazer a limpeza das peças faço só para enfeitar a minha casa mesmo obrigada

  118. Juliana Avatar
    Juliana

    Olá. Quero fazer um globo de neve e gostaria de saber se depois de seco, o biscuit pode ir na agua? Obrigada.

  119. Daniele Avatar
    Daniele

    Qual o melhor local para se trabalhar com biscuit, o vidro, a pedra de mármore ou granito? É q trabalho em um balcão de granito mas a massa fica grudando.

  120. Fernanda Avatar
    Fernanda

    Colocar a massa de biscuit em tampa de metal fica enferrujado, o que devo fazer para nao enferrujar? Obrigada

  121. viviane nogueira Avatar
    viviane nogueira

    Ola ,tudo bem. Amo bisqui hoje ao fazer pela primeira vez fiz a massa no microondas mas to achando a massa muito mole.Que devo fazer pra endurecer-lo a ponto de trabalha-lo.Tenho q modelar os personagens do ismilinguido para o dia 11 de novembro deste ano de 2010.
    Posso leva-lo no micro novamente?Agradeco por tudo! Abraços!!!

  122. sandra Avatar
    sandra

    gostaria de saber quando eu estou trabanhando com a massa ela gruda na mesa.e fica ruim de tirar

  123. ana claudia silva Avatar
    ana claudia silva

    olá eu estou começando agora com biscuit,e já fiz uma magrela sentada queria saber como faço pra ela ficar em pé,e se posso usar verniz brilhante.obrigada

  124. ANDREA BASTOS Avatar
    ANDREA BASTOS

    Olá,
    Gostaria de saber a tecnica para tingir minha massa com cores metalizadas, por exemplo vestido de noiva, vejo em alguns sites tanto o vestido como o cabelo perolizado, mas não sei que tinta é essa?

  125. Tainã Lourenço de Sousa Avatar
    Tainã Lourenço de Sousa

    ola, quero muito fazer a massa de porcelana fria, mas moro em portugal e aqui nao tem a marca de cola indicada…. queria saber se conhece alguma que consiga encontrar por aqui?

  126. Edna Oliveira Avatar
    Edna Oliveira

    Ola ,gostaria de tirar uma duvida com vc :
    Trabalho com artesanato e faço biscuit ,sempre usei a massa quente ,e por acaso descubri a fria (peruana).Fiz e ficou esfarelando e muito mole, sera q errei em algum momento, qual massa éh melhor em sua opinião ?
    desde ja obrigado…

  127. Jane Moura Avatar
    Jane Moura

    Olá! Preciso muito da ajuda de vcs nessa minha duvida: Quando vou fazer lembrancinhas,nunca consigo deixa-las do mesmo tamanho,não tenho balança,por isso fica difício para eu deixar todas iguais.
    Um abraço,obrigada

  128. Jane Moura Avatar
    Jane Moura

    Olá! Gostaria de saber como faço para deixar as peças do mesmo tamanho.Tenho dificuldade quando são varias peça como lembrancinhas.Elas não ficam como deveriam ficar,todas iguais, da mesma altura e tamanho,………não tenho balança para facilitar o meu trabalho….me ajudem por favor!!! Um abraço, obrigada

  129. Luciana Avatar
    Luciana

    Por Favor,
    qdo a massa fica guardada e endurece é possivel fazê-la amolecer?

  130. GRAZIELLA Avatar
    GRAZIELLA

    Boa noite. Adorei as dicas citadas acima e o site também. Tenho uma dúvida e um grande problema. Estou fazendo um trabalho em biscuit para um aniversário infantil. Como sou inexperiente na área, colei a massa na tampa de plástico com a cola mas depois fiquei sabendo que deveria lixá-la antes. Agora todos os 35 trabalhos estão praticamente perdidos, pois ouve um descolamento da massa na tampa plástica, sem falar que por perder 20% de seu tamanho, as tampas estão com filetes de massa faltando. Será que ainda há jeito de lixar e colar novamente as massas ? Elas colariam certo ou realmente perdi o trabalho ? Por gentileza gostaria que me retornasse o mais rápido possível, pois o aniversário é para este próximo sábado, dia 6 de novembro. Fico gratíssima com o favor !!!

  131. GRAZIELLA Avatar
    GRAZIELLA

    Ah perdão, outra questão: o que tenho que fazer para que a massa diminua sem interferir na borda da tampa. Já deixei sobras, mas quando fui retirá-las com estilete, a massa já endurecida afetou a flexibilidade da tampa, fazendo assim com que descolasse de vez e a massa saísse por completo. Obrigada

  132. Emanuela Avatar
    Emanuela

    Oi ,como faço para amolecer a massa depois de dura?

  133. daniela Avatar
    daniela

    queria saber, por que a massa fica com rachaduras ao secar, o que deu errado?

  134. Joana Avatar

    Olá,
    faço biiscuit e mdf, mas estou tendo problemas em uma coisa simples. Ao fazer bolinhas no biscuit com a tinta acrílica, as bolinhas racham no meio. Como devo fazer?
    Já fiz com pinta bolas, já fiz com a esteca de bolinha, com a massa mole, com a massa seca há dias e nada, a bolinha sempre racha.
    Me ajudem! tenho uma encomenda enorme…bjoesss

  135. kathleen Avatar
    kathleen

    mandem por meu e-mail em que lugar posso quarda sabonetes artesanais!! por favor .
    obrigadas(ª)

  136. Renato Pereira da Silva Avatar
    Renato Pereira da Silva

    Estou fazendo imã de geladeira, lembrançinha da minha filha que vai nascer. Me ensinaram coloca tinta branca de tecido primeiro mistura na massa e depois colocar a tinta colorida, eu fiz isso e esperei a peça ficar seca por 24 horas mas ficocu mole tipo borracha, o que devo fazer para ela ficar dura?

  137. Priscila S. Avatar
    Priscila S.

    ola
    vi um video q ensina revestir tampa de potes com biscuit colar guardanapos (decoupagem) minha duvida é a seguinte: se a massa encolhe cerca de 20% o q eu devo fazer para ficar no tamanho exato do pote? Deixar uma borda maior? e qual verniz usar no acabamento da peça? o verniz geral é compativel com potes para alimentos? OBRIGADA AMEI ESTE BLOG PARABENS BJSSS

  138. cassiana Avatar
    cassiana

    estou cobrindo os potis de papinha para dar de lembrança no 1 ano da minha bebê,são 50! quero mais a massa ta grudando na mesa quando eu vou abrir o que eu fasso ? já comprei a massa pronta e colorida! bjs obrigada !

  139. daiana Avatar
    daiana

    olá adorei seu site!!! estou inicando e gostria de saber se para unir uma peça de biscui na outra com braços,pernas,etc… preciso deixar as partes secar ou uno ainda molhadas com a cola. obrigado!!!

  140. daiana Avatar
    daiana

    olá adorei seu site!!! estou iniando e gostria de saber se para unir uma peça de biscuit na outra com braços,pernas,etc… preciso deixar as partes secar ou uno ainda molhadas com a cola. obrigado!!!

  141. mariana Avatar
    mariana

    Olá sou nova no ramo de biscut. Estou fazendo uns portas retratos , e eu vou por umas florzinhas neles fazendo no molde eu tenho que colar na hora na peça ou pode deixar para o outro dia?

  142. CRISTINA LIMA Avatar
    CRISTINA LIMA

    Como faço para deixar a massa mais flexivel para modelar,qdo faço ela fica muito firme e seca rapido
    agradeço se responder

  143. Sirleide Avatar
    Sirleide

    Olá!

    Eu preciso de uma dica,eu deixei a massa de biscuit guardada por algum tempo em saco plastico,mas ainda assim ficou um pouco ressecada,como devo fazer para reaproveitar a massa?
    Desde já agradeço pela atenção.

    Sirleide

  144. ingrid Avatar
    ingrid

    olá me chamo ingrid e tenhouma super dúvida:??? comprei a massa pronta para biscuit, e quando eu tingi ela ficou toda molé. o que deve fazer 0 para isso não acontecer???
    antes de tigi ela estava grudando na mesa ,e logo após tingi ela ficou + molé ainda…

  145. vera farias Avatar
    vera farias

    Ola eu sou apaixonada por artezanato e quando descobri o biscuit fiquei mais ainda, aprendi fazer algumas peças seguido o passo a passo e suas dicas, mas tenho uma duvida:
    Quando usar tinta a oleo p/ colorir e necessario colocar a tinta branca? ou so quando uso outras tintas? Obrigada, bjsssssssss

  146. Vale´ria Avatar
    Vale´ria

    Modelei pela primeira vez uma pecça em biscuit, do homem aranha, agora não sei como pintar de maneira correta uma peça tão pequena e tão colorida…rsrsrsrs, SOCORRO. por favor me ajude.
    Beijos!!!!!