Sonho Lilás

Oi pessoal, vou passar para vocês agora duas receitas de papel machê, uma que leva papel higiênico e outra que leva jornal. Qualquer uma das duas funciona, faça a que você achar mais conveniente. Com o papel machê dá para fazer variadas esculturas, vasilhames, máscaras e uma infinidade de coisas, é só ir experimentando.

Receita 1

Material necessário: 1/4 de rolo de papel higiênico; farinha de trigo; gesso em partes iguais a da farinha de trigo e cola branca.

Etapas:

1 – Corte o papel em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho em bastante água durante a noite; Ferva-os na mesma água, durante uma hora. Para obter melhor qualidade no trabalho, é importante que o papel fique completamente desmanchado;
2 – Em seguida coe o papel num pano, até tirar toda a água. Coe de cada vez quantidades que você possa espremer facilmente com as mãos e não misture esses “bolos” entre si;
3 – Depois de espremido todo o papel, acrescente o gesso e a farinha de trigo, previamente misturados. A proporção para a massa é de uma colher de sopa cheia da mistura farinha-gesso e uma colher de sopa de cola fria, para cada “bolo” de papel;
4 – Amasse bem, até obter uma pasta homogênea. Se estiver muito seca pode esfarinhar. Neste caso, acrescente água aos pouquinhos, até obter o ponto em possa trabalhar a massa. Se a água começar a escorrer entre os dedos, é porque você colocou quantidade excessiva. Neste caso, acrescente um pouco mais de gesso.

Obs: Não prepare quantidade maior de massa do que aquela que você pretende usar, pois uma vez seco o gesso, não será possível aproveitar a massa. Se desejar fazer escultura com esse material, não use gesso, ao preparar a mistura. Faça-a apenas com o papel, farinha e cola fria, na proporção indicada anteriormente.

Receita 2

Material necessário: jornais; cola fria e um recipiente.

Etapas:

1 – Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os em um recipiente;
2 – Despeje sobre eles água e deixe o papel amolecendo por 24 horas (ou, no mínimo, por 10 a 12 horas). Acrescente um pouco de água sanitária para tirar o mal cheiro;
3 – Esprema a massa para tirar o excesso de água e bata no liquidificador;
4 – Recoloque as bolas formadas no recipiente, adicione a cola e forme uma massa, de preferência, compacta; trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada.

Obs: Se você quiser pode passar um verniz para dar brilho na peça e também para impermeabilizá-la.

Fonte: Arte Educação


Comments

225 responses to “Receita de Papel Machê”

  1. Tânia Avatar
    Tânia

    Eu adoro tudo que vc coloca no sonho,os imail’s que manda ,tudo que faz, esse blog e limpo acho tudo rapidinho,tem de tudo um pouco e com muita qualidade,obrigada por esse presente.Abraço Tânia

  2. Dagna Avatar

    Oi Tânia,
    Muito obrigada pelos elogios. Procuro sempre fazer as coisas de maneira a facilitar tudo para meus leitores.

    Abraço.

  3. CRISTIANE Avatar
    CRISTIANE

    Oie…já tentei fazer 2 x papel mâché e nunca acertei…irei tentar sua receita, a receita 2 pq moro fora do brasil e nao tenho a mínima idéia de onde comprar esse gesso que vc mencionou….procurei outras receitas desse papel na net e nas demais recietas pedem sulfato de alumínio, óleo de linhaça, coisas que não tenho acesso aqui…mas enfim, minha dúvida é, essa receita 2 é simples,mas é certeza que dá certo? não fica empelotada, ou coisa assim? pq quero modelar numa massa lisa…nunca usei antes, faço só em argila….
    Mto obrigada,
    Cristiane

  4. Oi Cristiane, essa receita 2 eu nunca fiz mas a receita 1 dá muito certo.
    O gesso não é tão difícil assim de encontrar e quanto a massa ficar empelotada é absolutamente normal por causa do papel, no entanto depois da peça pronta você pode lixá-la que fica lisinha.

  5. CRISTIANE Avatar
    CRISTIANE

    Oie…obrigada pela sua resposta…meu papel ta de molho e logo irei testar…
    Se der certo eu posto aqui de novo…
    Um abraço, Cris.

  6. GIOVNANA Avatar
    GIOVNANA

    NAO GOSTEI ,PORQUE EU ACHEI MUITO FACIL QUANDO VI MAS QUANDOFUI FAZER NAO CONSIGUI .

  7. Olá Giovana, é uma pena que não conseguiu, mas quando eu não consigo fazer uma coisa eu insisto, procuro verificar se segui os passo e tento mais e mais vezes até conseguir.
    Quando tiver dificludades com uma técnica entre em contato com outras pessoas que já sabem fazer, uma boa dica são os fóruns de artesanato.

  8. Dirlene Avatar
    Dirlene

    Olá queridas amigas. Só agora estou vendo essas receitas e sempre tive vontade de trabalhar com papel machê.Se der certo avisarei.
    Trabalho com decoupage e adoro as dicas e trabalhos desse site. Muito obrigada.
    Desejo que tenham um Natal e um Ano Novo repleto de muito sucesso, amor , saúde e de muitaaapaz
    Beijinhos
    Dirlene

  9. Olá Dirlene, obrigada pelo comentário, espero que você consiga fazer, acho que vai adorar.
    Também lhe desejo um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.
    Bjs.

  10. Kátia Avatar
    Kátia

    Olá!!! Acabei de conhecer o site e AMEI!!! è muito bom saber que ainda existem pessoas interessadas em ensinar…obrigada!!! Já me cadastrei para poder receber suas dicas…no momento estou tentando o papel marchê…vamos ver se consigo…
    Sucesso para todos que compoêm o site e Boas Festas!!!!

  11. Oi Káthia, obrigada pelos elogios. Faço o possível para ajudá-los e boa sorte com o papel machê.
    Boas Festas para você também!

  12. Rui Cruz Pacheco Avatar
    Rui Cruz Pacheco

    Boa Tarde Dagna. Estava procurando ver algumas dicas para usar a massa de papier machê e acessei o seu site. Se me permitires e não me interpretares mal, vou te dar uma dica à respeito da 2ª receita de preparo do papier machê com jornal. Eu sou artista plástico e pretendo desenvolver trabalhos com esse material (trabalhei com ele há muito tempo, fazendo máscara carnavalesca). Eu costumo preparar a massa, picando o jornal e, em seguida, batendo no liquidificador. Para tanto umedeço um pouco o jornal picado, para facilitar. Deixo de molho, durante 24 horas. Isso faz com que o papel se dissolva mais. Por outro lado, fica com um cheiro desagradável. Aí você joga um pouco de água sanitária (isso resolve e não precisas ferver). O resto é só seguir as etapas que você passou no seu site. Acredito que a Giovana e a Cristiane podem se dar bem, fazendo assim. Um grande abraço e sucesso no ano que vem para você.

  13. Olá Rui, obrigada pelo comentário e pela dica que, aliás, vai ser muito valiosa.
    Vou até colocá-la no texto da 2º receita para que todos a vejam. Valeu e sempre que quiser pode nos ajudar com outras dicas.
    Abraços.

  14. Edsangela Avatar
    Edsangela

    oi adorei as dicas vou tentar fazer pois trabalho com educação infantil e adoro fazer esses trabalhos com meus alunos seu conseguir respondo,

  15. Bianca Avatar
    Bianca

    Olá.
    Conheci o site só hoje. Adorei!
    Me interesso muito por artesanato, papel machê então, achp lindo! Queria muito fazer, pra isso gostaria de saber qual a melhor cola pra usar na mistura (2ª receita) e se a “cola antiga” funciona?!!??!!
    Obrigada
    Aguardo Respostas e Parabéns

  16. Olá Bianca, você pode usar cola comum mesmo. A cola antiga nunca fiz mas todos dizem que é muito boa para ser usado para papietagem.

  17. Bernardo Avatar
    Bernardo

    Oi,

    Estou na holanda fazendo um mestrado em design. Para um dos projetos do mestrado estou pensando num brinquedo bem simples e barato (direcionado a crianças de baixa-renda) onde a criança mesmo construiria seu kit de montar. A base para produzir o kit seria ou Papel Machê ou papel reciclado, mas todas as receitas que encontrei pedem o uso do liquidificador. Não proporia isso para ser usado por crianças. E nem posso dizer que o grupo para quem estou projetanto têm liquidificador em casa. Então estou procurando uma receita para ensinar as crianças a produzir sua própria massa sem demandar, nem liquidificador, nem materiais mais caros. No meu ideal, a massa seria feita com papel picado e agua, moída por uma máquininha manual. Queria sua opinião. Podemos conversar?

    Obrigado de qualuer forma.

  18. gisele montenegro Avatar
    gisele montenegro

    Olá. Estou tentando fazer um móvel de papel marché, mas com as receitas normais ele não está ficando bom, vc saberia que outro material posso colocar? Pensei em usar resina, mas não suporto o cheiro. Gostaria de um conselho. Obrigada pela atenção.

  19. Oi Gisele, imagino que deve ser difícil fazer coisas maiores com o papel machê, não sei o que sugerir, depende de como é esse móvel. Dê uma pesquisada em fóruns de artesanato que o pessoal gosta muito de ajudar também.

  20. Andréa Avatar
    Andréa

    Olá, Dagna

    Amei as dicas, mais tenho uma pergunta, nunca trabalhei com papel machê, então quero saber que tipo de tinta posso usar para colorir as peças, será que posso colorir a massa antes de modelar a peça?

    Até Mais,

    Andréa

  21. Oi Andréa, eu costumo usar tinta acrílica, nunca colori a massa antes mas tem outras pessoas que fazem isso e disseram que dá certo.

  22. Andréa Avatar
    Andréa

    Olá, Dagna

    Obrigada pela dica, vou tentar fazer.
    Aliás, estou adorando as dicas de artesanato.

    Até Mais,

    Andréa

  23. Camó Avatar

    Oi Dagna,

    Trabalho para bazar de uma creche, com artesanto.
    Estou maravilhada com seu site.
    Queria aprender a fazer flores de sinhaninha.
    Obrigada

  24. Fabi Avatar

    Oi, gostei das dicas… vou tentar fazer, depois posto se deu certo, mas, gostaria muito de receber mais orientações sobre o assunto… Aguardo anciosa… BJOS

  25. Jhonata  moreira leite Avatar
    Jhonata moreira leite

    Olá Dagna, Gostei muito das suas idéias Parabéns.

  26. jocimara Avatar
    jocimara

    Oi, acabei de encontrar este site, e adorei.
    Gosto muito de artesanato, já trabalhei com biscuit, madeira, e agora quero tentar papel machê. Sempre tive vontade mas nunca me arrisquei, espero que dê certo.
    Um abraço!

  27. rosemeire aparecida Avatar
    rosemeire aparecida

    boa noite,

    adorei,
    As receitas estão super faceis de ser seguidas e conseguir um resultado satisfatorio,

    muito obrigada.

  28. adalgizo Avatar
    adalgizo

    obrigado eu fiz o papel mache agora estou crake
    agora v ou ser um artesao

  29. Bianca Avatar
    Bianca

    Ola,boa tarde,
    Amei as receitas são super faceis de fazer…
    Sempre procurei receitas de biscuit e não achava até que sem querer entrei nesse site…e pra minha surpresa encontrei tudo que eu queria!
    Muito obrigado!

  30. Vilma Avatar

    P A R A B É N S !!!!!!! Este site é tudo que eu queria. Tem muita variedade de coisas p.gente fazer. Estou aposentada, e faço alguns tipos de artesanato. No momento, estou aprendendo a técnica de pintura em tela; porém gosto de variar (p.não enjoar),
    Estava procurando massa de papel marché pois pretendo fazer suplats para um jogo de jantar e achei neste site.( que tem tudo de bom). Vou tentar fazê-lo inteiro de papel marché e se der certo aviso vocês.
    Abraço a todos

  31. ERIKA BORTOLOTTI Avatar
    ERIKA BORTOLOTTI

    Olá, gostaria de saber como podemos fazer machê em grande quantidade, e como faço no caso de mandalas (redondas)?
    Grata

  32. Olá!
    Como conseguir que a papietagem e o papel machê fiquem bem lisos?
    Obrigada
    Suzana

  33. etelvina alice Avatar
    etelvina alice

    gostaria de saber como fazer para aplicar o papel mache em uma peça de isopor esculpida.O que faço primeiro:lixo o isopor, faço os detalhes depois passo o papel mache,espero secar depois lixo e pinto.Se não for assim gostaria que me passasse todos os passos para faezer uma peça bonita.
    Obrigada, um abraço

  34. obrigada pela receita ..gostei das dicas..vou fazer..gostaria de perguntar aos amigos se eles podem me mandar motivos interessantes de pintura, pois vou faze quadrinhos de parede..desde já agradeço

  35. Sandra Alves Avatar
    Sandra Alves

    Oi, esta é pro amigo que está na Holanda…. Pode-se substituir o liquidificador por um pilão, ou algo parecido… é como amassar pão. Espero ter ajudado, pelo menos não atrapalhado!

  36. Tania Tavares Avatar
    Tania Tavares

    Olá, eu li a receita 2, mas ela não tem as medidas, será q de olho dá certo?

  37. RAQUEL Avatar
    RAQUEL

    GOSTARIA DE SABER ALGUM CURSO DE PAPEL MACHÊ NO RIO DE JANEIRO?

  38. rubens schirmer Avatar
    rubens schirmer

    …já faço massa de papel á algum tempo…e trabalhando com meus alunos ,desnvolvemos ums massa muito boa e fácil de se preparar… anotem… 4 rolos de papel de molho em um balde com agua, disolvido o papel coe em um saco (pano de chão não usado), coado e espremido até restar um pouco de agua ainda, este papel deve ser colocado em um recipiente de preferencia de plástico, junte a isto uma tampa de lisoforme,2 litros de cola e 250 gramas de gesso, misturar bem até ficar tudo muito homogêo, está pronta uma massa de alto rendimento para cobertura de qualquer superfície, sem mistério!!! pode ficar fora da geladeira por um bom tempo e recebe tinta depois de bem lixada. ah! quanto ao endereço de um curso no Rio de janeiro tenho um email, rubensschirmer@uol.com.br, até !!

  39. Leila Avatar

    Desejo saber sobre a receita 1 – uma colher de sopa cheia da mistura farinha-gesso e uma colher de sopa de cola fria, para cada “bolo” de papel;
    Perguntas:
    – 1/2 Parte de farinha=1/2 parte de gesso = resultará a 1 colher de sopa cheia da mistura???

    – Cola fria – significa qualquer cola branca???

    -…para cada bolo de papel = será o bolo formado por 1/4 de rolo de papel higiênico???

  40. ola, boa tarde gostaria de saber como faço par fazer uma renda de mache com tracado de fio de aco.
    aguardo retorno

  41. Sullivan Avatar
    Sullivan

    Oi tudo bem.

    Trabalho em uma loja de festas aqui em minas e fiquei muito interessado nas suas receitas.
    Trabalhamos aqui com a fibra que acaba encarecendo muito uma peça, já pensei de usar o papel marché para dar o acabamento.

    Queria saber se tem uma receita própria para tal tipo de trabalho, uma vez que cobrirei peças em isopor esculpido.

    E se tiver uma dica também sobre o modo de pintura neste material.

    Desde já agradeço

  42. lucia cardoso Avatar
    lucia cardoso

    boa tarde, parabens pelas informaçoes. gostaria que sempre mantenha contato atraves de meu email com informacoes e novidades.

  43. Irani perira mota Avatar
    Irani perira mota

    Esta pagina era tudo que eu precisava. A minha duvida é se eu posso usar esta receita para dar acabamento em escultura de isopor, ou existe outra receita para este tipo de artesanato? Como devo usar sobre a peça e como dar acabamento, exemplo, tipo de tinta que devo usar ,se devo lichar antes de pintar ,enfim tudo para que eu possa fazer um bom trabalho. Desde já agradeço e espero anciosa pela resposta.

  44. geralda Avatar
    geralda

    oi, tudo bem?

    gostaria de saber como recobrir isopor com papel mache?

    obrigada.

  45. mariaa Avatar
    mariaa

    eu adoro mto o papel mache
    ii ja fia varias receitas
    ja fiz varias coisas comn o papel
    é super legal

  46. Silvana Avatar
    Silvana

    Oi,gostaria de saber como aplicar papel marche em telas de tecido,dessas de pintar quadros.Aplico com as mãos ou abro primeiro com um rolo?Obrigada

  47. Brenda Visa Zambon Avatar
    Brenda Visa Zambon

    Oi,gostei muito da receita.Irá me ajudar no meu trabalho de artes!!!Muito obrigada!!!!!espero que isso possa ajudar muitas pessoas…bjusssss!!!!!!!

  48. fernanda Avatar
    fernanda

    Eu queria saber ,se na receita 2,tem q bater mesmo no liquidificador,se eu não tiver o que faço??

  49. Silvana Medeiros Avatar
    Silvana Medeiros

    Olá! não sei nada de papel machê, mas derrepente me due vontade de trabalhar com ele e achei seu site, gostaria muito de saber como montar um poerta retrato na orizontal que pega várias fotos…bem se é que é possível fazê-lo..rs…grata!! e um grande abraço.

  50. Allan Mahler Avatar
    Allan Mahler

    Muito obrigado, vou seguir a receita do papel machê. Gostaria de saber se você também trabalha com argila.
    Agradeço pela sua atenção.

    Allan

  51. REGINA Avatar
    REGINA

    GOSTARIA DE DICA PARA ARTESANATO EM COITE

  52. Luana Paniago Avatar
    Luana Paniago

    Oii. Eu estava pesquisando na Internet sobre papel Marchê e achei essas receitas aqui. São muito boas e faceis, mais acho que prefiro a segunda, é mais facil :)
    Tenho que fazer um busto de Machado de Assis com Papel Marchê.. Muito dificil, e não sei como vou fazer isso.
    A receita ajudo, agora só falta fazer o mais dificil, o busto. rs’
    Obrigada! abraços’..

  53. Marlei Avatar
    Marlei

    Olá, gostaria de saber como faço telas em papel mache, pode ser somente o com o papel mache ou tem q ter uma estrutura de papelão ou arame, faço pequenos objetos e estou interessada na confecção de telas. Pode me ajudar? Parabéns pelo trabalho é maravilhoso. Um abraço.

  54. Que maneira linda de usar essa ferramenta maravilhosa chamada Internet. Suas dicas são simples e possíveis de serem realizadas. Muito grata. Bjss

  55. neuza Avatar

    Vou experimentar a sua receita.É uma escultura .Não colocarei gesso.

  56. aryelves Avatar
    aryelves

    crxvfrfjgshndjgjçlkgmdxuch icn h njh jfnyuybrfxcnucg6dnftygbgyhfnhyioxkfdu9ktgj8cfji8 vjnodhjhjrnyucduhng

  57. Charlêny Avatar
    Charlêny

    Olá, queria saber mais ou menos quanto jornal eu devo colocar para saber a quantidade de cola que eu devo colocar, ou a cola vai pelo olho mesmo?

  58. Maria de Fátima Oroz Avatar
    Maria de Fátima Oroz

    Adoro testar novas receita, por isso estou testando novas, diferente da que costumo fazer, quero me aprimorar. Obrigada pelas dica

  59. […] fazendo ou apenas colorindo depois de pronta e que também serve para guardar suas coisas. Veja aqui a receita do papel machê. Fonte: Maize’s Diary Leia outros artigosCaixinha de presente […]

  60. Paulo Avatar

    gostaria de saber a resistencia dessa massa, se ela quebra facil ou se não..
    obrigado pela receita..

    =D~~

  61. andéia castro ramos Avatar
    andéia castro ramos

    oiii tudo bem aodrei as reseitas e gostaria q vc podesse coloca asgumas figuras para agente ter uma ideia do q podi faser alem depoder fasse uma mascara esculturas etc…
    obrigada e fica com Deus…

  62. Oi Paulo, a massa é muito resistente e não quebra fácil. A receita que leva gesso é mais resistente ainda, apesar de ficar uma peça muito leve.

  63. juliana Avatar
    juliana

    oii
    tenho que fazer um trabalho escolar
    com o papel
    uma escultura
    entaum eu vou experimentar sua receita tomara que de certo obrigada
    beijoss
    boas festas felicidades !!!!!!!!!!!

  64. Erenice Avatar
    Erenice

    Ola eu sempre quis fazer essa arte espero que consiga,agora me respnda como faço para pintar,qual o tipo de tinta usar?
    Obrigado, um abraço

  65. Rute Ozol Sartorato Avatar
    Rute Ozol Sartorato

    Gostei da receita do papel machê. Gosto de testar novas receitas.
    Espero receber dicas e novidades.
    Att. Rute……..Florianopolis. SC

  66. Bianca Avatar
    Bianca

    Adorei seu site… encontrei ele hoje quando estava procurando uma receita pra fazer papel machê. As duas receitas são muito interessantes mas acho que a segunda seja mais fácil… vou tentar fazer espero que dê certo!! Gosto muito de artesanato e o seu site tem várias dicas e receitas bacanas!
    Abraço…

  67. sirlei Avatar
    sirlei

    gostaria de receber e-mail com novidades.
    obrigado
    bjo
    sirlei

  68. Sol Sales Avatar
    Sol Sales

    vou tentar fazer a receita nº 2, pois tenho muito jornal; mas fiquei em dúvida na parte que fala: “Recoloque as bolas formadas no recipiente, adicione a cola e forme uma massa, de preferência, compacta; trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada.” Ao colocar a massa no liquidificador ela formará uma bola? ou depois de bater no liquidificador eu deverei espremer novamente para formar uma bola? E para ficar colorido, como devo proceder com jornal? Desde já agradeço a atenção.
    Sol Sales

    1. Olá Sol, as bolas são formadas quando você espreme o excesso de água. Não precisa colocar no liquidificador em bolas, pode esfarelar tudo e depois esprema novamente. Para colorir use anelina diluída em ácool.

  69. vera.festas1@hotmail.com Avatar
    vera.festas1@hotmail.com

    gostaria de receber e-mail com novidades.
    obrigado
    bjo
    vera

  70. alexandre galera Avatar
    alexandre galera

    olá meu nome é alexandre gostaria de saber se é possivel misturar a massa de biscuit com o papel machê ,quero ver se consigo almentar seu volume para fazer esculturas,por isso procuro um material mais barato que não prescise ir ao forno para secar,se tiverem alguma dica por favor xande_galera @hotmail.com,muito obrigado!

  71. Mariane Avatar
    Mariane

    para a receita 2 gostaria de saber a quantidade de agua,cola fria e de jornal?
    att.

    1. Olá Mariane,
      A quantidade varia, você deve ir colocando aos poucos até dá uma consistência uniforme da massa.

  72. Nelson Avatar
    Nelson

    Olá Dagna,

    Gostei da dica, mas não consegui acertar a proporção dos ingredientes na primeira receita.
    Quanto de cada um deles devo colocar pra cada 1/4 de papel?
    De que tamanho seriam esses “bolos” de papel que cita na receita?
    Não dá pra fazer tudo de uma só vez, sem separar em partes?
    Agradeço desde já.
    Att,

    1. Olá Nelson,
      Você deve considerar que para 1 colher de trigo deva por também 1 colher de gesso. Com essa medida vá acrescentando mais colheres até dá uma boa consistência de massa. Os bolos são para facilitar o manuseio, pois não dá para amassar bem tudo de uma vez.

  73. Zion Avatar

    Olá Dagna!
    WAAAAAA, adorei suas dicas e vou usar a primeira receita para ‘cosplay’ preciso modelar um “cajado”, a massa é consistente o sufiente pra modelar algo “longo”? Você aconselha uso de algum tipo de molde? Se eu fizer em duas partes, consigo unificar com eficiencia? você disse q se “lixar” fica bem liso, então acho q o acabamento com massa acrilica não vai ser preciso…. sabe alguma tecnica de pintura que dê um tom “amadeirado”? por enquanto, é só.. responda-me assim que puder. desde já, grato

    Zion

    1. Olá Zion,
      Para fazer esse cajado acho que de papel machê não vai ficar muito bom e vai ser difícil modelar pois é uma peça muito longa. A massa não é tão maléavel como as de biscuit e se fizer em duas partes pode ter dificuldade para emendá-las pois ela não fica uniforme.
      Pintura com betume diluido em agarráz dá um tom amadeirado como você está querendo.

  74. como posso revestir o isopor com papel machê?essa massa apos pronta fica estirada e uniforme?

    1. Olá Val, a massa de papel machê não é muito uniforme e acho que vai ser difícil revestir o isopor, acho que precisa usar bastante cola para melhor fixar.

  75. Julia Avatar

    Oii , adooreei o blog
    Poiiis tava procurando uma receita , pq tenho q fazer um trabalho de escola , é uma mascara de carnaval q a gente tem q fazer …
    e a professora mando a gente fazer com papel mache , so q eu n acho pronto , aí eu tenho q fazer
    só q eu tava procuraando e aí so achava receita dificiil
    e aqui naum , aqui foii beem mais simples
    eu só to esperando o paple secar para terminar a mascara, toomara q dêê
    ceerto
    Bjos

    julia

  76. Allan Mahler Avatar
    Allan Mahler

    Olá, tudo bem?

    Preciso fazer a cabeça de um boneco de ventriloquo e, gostária de saber qual das duas receitas devo usar.

    Abraços!!!

  77. Olá pessoal
    Ja trabalho com papel mache, algum tempo, p quem quer fazer peças mais robustas, tem que ter uma base, pode ser papelao, tela de galinheiro, garrafas pets, cxs de leite, por ex, se for usar uma tela de galinheiro, vc forra a peça toda com fita crepe etc
    papel mache e criatividade juntas pessoal, sai cada coisa linda

    1. Olá Aline, valeu pelas dicas e pela participação para ajudar os leitores.

  78. Rebecka Avatar
    Rebecka

    será que tinha condição de fazer com papel normal? papel sulfite? é que eu acho muito desperdicio usar papel higienico e é o único que bom, bem, nao pode ser reaproveitado, os outros tipos de papel podem ser. Meu pai tem muito papel de Xerox, que eu posso reutilizar.
    Eu estava querendo fazer isso aqui ó:
    http://www.hitentertainment.com/artattacK/menu_artattacks.html

    E já vai usar jornal pro corpo do bicho (está em ingles, se a snehora quiser eu posso ajudar na tradução =]) eu achei ele super e vou fazer pra o filho do meu instrutor (o bebe ainda vai nascer, mas se o pai começar a colocar moeda agora, de um em um real, poxa, a criança vai crescer feliz, não? =])
    Queria ajuda no que desse.

    Abraços!

    1. Olá Rebecka, a receita usa papel higiênico porque é o papel de menor espessura e mais macio, o que facilita para ser dissolvido na água. Além disso é muito mais barato do que o sulfite, que pode ser aproveitado para outros fins.

  79. Milena Pulheis Villas-Bôas Avatar
    Milena Pulheis Villas-Bôas

    Oi! Adorei o site, está nos meus favoritos, tô sempre consultando!
    Tenho vontade de trabalhar com festa infantil, então tô treinando com as festinhas da minha filha,em vez de alugar a decoração, eu mesmo as faço. Queria montar um cavalinho, num tamanho mais ou menos grande pra ficar no chão, pois o tema será Cocoricó, mas não tenho idéia de como fazer. Esculpir em isopor eu não sei, pensei em fazer uma base de arame e preencher com papel machê. Será que dá certo?
    O que vc me sugere?
    Abraços…

    1. Olá Milena, com o papel mache e base de arame acho que dá certo sim. Outra ideia é fazer de espuma.

  80. Olá Dagna.
    Consegui fazer alguns trabalhos em papel machê graças à sua receita.
    Agora queria uma dica, se possível… Procurei pelo site e tb na net e não achei nada que ajudasse.
    Queria pintar meus trabalhos com tinta craquelex, mas não estou conseguindo o efeito de craquelado nos trabalhos com papel machê. Segui todas as instruções de pintar com três camadas de tinta antes e aplicar o craquelex em seguida, mas só numa peça bem pequena consegui algum craquelado, mas bem pequenininho… já nas peças maiores não consigo nada.
    Será que não tem alguma dica que possa me dar? Ficaria muito agradecida se tivesse.
    Bjs!

    1. Olá Gi, eu nunca fiz o craquele em papel machê mas pode ser que dá certo se você passar uma demão de verniz mordente antes do verniz craquele.

  81. rosangela de noronha Avatar
    rosangela de noronha

    oi pessoal, estou aqui pela primeira vez, e estou adorando todas as dicas, meu neto é como eu, quer fazer arte, e aqui tem!, logo vou escolher um tema e vou executa-lo depois de pronto eu conto como ficou, agora ninguem me segura , eu amo arte e amo criar, copiar e inventar, beijos a todos !!!

  82. eugenia Avatar
    eugenia

    Oi Dagna encontrei o seu site porque estava pesquisando para ver se encontro uma senhora que dava aulas de papel machê a muitos anos atras na tv ela se chama Shiru, fiz pecças lindas atravez das aulas dela,fiquei fã dela mas ela parece que desapareceu, como voce esta neste meio quem sabe podia me ajudar dando alguma dica. Agora estou fazendo e dando aulas de biscuit mas quero voltar para o papel mache obrigada e DEUS te abençoe

  83. Liège Soares Avatar
    Liège Soares

    Estou adorando receber dicas de artesanato!!!

    Tenho 85 anos e sou autodidata em trabalho com papel mache; gostaria e receber uma receita que pudesse guardar em geladeira para usar qndo precisasse e como tirar moldes com elas.

  84. susana Avatar
    susana

    gostaria de saber qual a base utilizada para trabalhar o papel mache, existem moldes ou teremos que usar cartao ou arame?é que ja experimentei a fazer mas as vezes é dificil dar forma ao k pretendo fazer….agradeço que logo que possivel me informe via e-mail.obrigado

    1. Olá Susana, se a peça é grande é bom fazer uma base de arame e ir colocando a massa e para peças pequenas pode-se usar o formato de um recipiente como molde.

  85. Vanusa Gabriela Avatar
    Vanusa Gabriela

    Gente dá pra eliminar a etapa chata do liquidificador, depois de esperimentar achei o jeito, sabe aquelas cartelas que vem com ovos?
    aquelas de papel, é só pôr de molho esfregar nas mãos e acrescentar a farinha e a cola.
    Me conte depois de deu certo
    abraços.

    Boa sorte
    muitaluz9@hotmail.com

  86. vitor Avatar

    oi eu tenho oito anos fiz sua receita e ficou muito legal !
    e eu fiz sem o gesso mas funcionou!

  87. Rose Avatar

    Boa tarde!
    Vi o blog de voces e fiquei encantada.
    Lindo.
    Moro na cidade de Itapevi-SP, mas desejo saber algumas informações e ficaria imensamente grata se voces puderem me ajudar ou me indicar.
    Tenho interesse em aperfeiçoar a técnica de papel mache que aprendi e além do papel também trabalhar com fibras vegetais.
    Pensei em dividir com voces o meu desejo e espero que possam me auxiliar.
    Os problemas que encontro com meu trabalho são: as vezes eles mofam e aparecem bichinhos. No curso aprendemos como acabar com este tipo de problema?
    Fico aguardando uma resposta
    Atenciosamente

    Rose

    1. Olá Rose, esse tipo de problema pode ser resolvido ao acrescentar à massa vinagre ou formol.

  88. GLORIA DANTAS Avatar
    GLORIA DANTAS

    FAÇO ARTESANATO A POUCO TEMPO, FIQUEI VIUVA E PRETENDO COMEÇAR A FAZER ALGUMA COISA EM BISCUIT PARA GANHAR O SUSTENTO. AMEI AS DICAS DE ARTESANATO. ESPERO TER SORTE,POIS GOSTO DO QUE FAÇO,E PRECISO URGENTEMENTE ENCONTRAR UM RUMO NA MINHA VIDA.BEIJOS…………………………………………………………………….SSSSSS

  89. Cristiane Pereira Beltrami dos Santos Avatar
    Cristiane Pereira Beltrami dos Santos

    Não sabia o que era papel marche ,agora que sei vou tentar fazer. Obrigado pela receita

  90. pedro Avatar

    eu adorei a receita 2 mas não pode ser triturador ao enves de liquidificador

    1. Olá Pedro, acho que pode ser, não vejo problemas.

  91. Mauricio Avatar
    Mauricio

    Oi pessoal eu fiz uma mascara de papier mache, ela ja pronta pintei e passei verniz so que alguns besouros começaram a aparecer e a come-la fazendo pequenos buracos nela, no coço n achei q fosse grande coisa, mais depois começou a ficar feio, cobria a mascar ade veneno spray(aqueles para barata) e coloquei em um saco deixei por 1 semana, menos de 2 semanas depois lá estavam eles denovo… a mascara já esta horrivel e n sei mais oq fazer…..

    1. Olá Maurício, o que evita o aparecimento de bichinhos na massa e colocar o vinagre (algumas pessoas usam o formol) no preparo da massa.

  92. eu nao sabia o que era papel mache mas agora eu……. e adorei o que eu fiz com o papel mache!

  93. Juciara lisboa Avatar
    Juciara lisboa

    Ola obrigada pelas receitas,amei o site tava procurando uma receita para minha filha usar em uma maquete ,obrigada

  94. Precisei de uma receita de papel mache , e encontrei aqui no seu site . que bom vc compartilhar o q sabe com outras pessoas . obrigada .

  95. viviane Avatar
    viviane

    oi eu tambem faço prças com papel mache e aqui na minha cidde faz muito sucesso parabens pela sua criatividade

  96. Pipol. Avatar
    Pipol.

    Olá !
    gostaria de saber algumas técincas de utilização do papel machê e os principais artistas que usaram essa técnica.

  97. sonia mara rücker Avatar
    sonia mara rücker

    Ola!encontrei teu site ,e achei muito interessante,e gostaria de receber noticias e novidades,pois adoro trabalhar com papel mache, pois é minha terepia, e me faz muito bem, estou tentando fazer um São Fancisco de Assis, que é o meu padroeiro, nasci no dia dele, e quero fazer bem bonito.
    Aguardo sua pronta resposta, e um grande abação.
    Sonia Rücker.

  98. Tathila Avatar
    Tathila

    Olá, como se monta a caixinha de papel machê?
    O que devo colocar para servir de apoio e realmente ter a forma de caixa?
    Obrigado

    1. Olá Tathila, você pode usar uma vasilha de plástico quadrada e forrá-la com filme plástico e ir colando a massa nas paredes até formar o quadrado todo, depois de pronto e seco é só puxar com cuidado o filme da vasilha.

  99. Willian Avatar
    Willian

    Ficou ótimo!

  100. ANDRESSA FURTADO Avatar
    ANDRESSA FURTADO

    Oi querida!!
    Gostaria de saber se vc pode me indicar alguns cursos
    de papel machê, que estejam situados a qui no Rio de Janeiro.
    suas receitas são ótimas … fiz algumas de suas receitas e deu super certo!!
    um grande beijo.
    ANDRESSA FURTADO.

    1. Olá Andressa, não sei informar pois sou de Minas.

  101. Elenita Avatar
    Elenita

    Eu estou adorando seu site . Gosto muito de inventar,trabalho com biscut, madeira e o que dar idéia. Vou tentar agora mecher com o papel mache , depois te digo como ficou. Vc esta de parabéns!Seu site é maravilhoso!

  102. Ana Cristina Avatar
    Ana Cristina

    Olá,
    Estou muito interessada em fazer um curso para papel machê, moro no Rio de Janeiro, em Copacabana. Adorei o site é maravilhoso, aprendemos muito aqui. Um beijão e obrigada,
    Ana Cristina Mendes

  103. Daniella Avatar
    Daniella

    Não conheco o papel mache! Mas quero conhecer! Gostaria de fazer maozinhas e rostos com ele,para trabalhar o cinco sentidos com minhas crianças de 3 anos! Estava lendo algumas receitas no google e encontrei seu site, gostei muito pois sua receita é bem mais simples. Mas fiquei com duvida quanto aos materiais? O gesso que voce fala da receita com papel higienico e o gesso normal ou tem que o de secagem lenta? E a cola é cola branca mesmo??? Se puder me responder quero fazer o papel mache o mais breve possivel, e ficarei muito grata.! Desde ja obrigada

    1. Olá Daniella, o gesso usado é o normal e a cola é a branca, comum.

  104. Daniella Avatar
    Daniella

    Obrigada por responder, vou fazer a receita e te conto como foi. Abraços

  105. suzi Avatar

    Alguem poderia me dar uma idéia de como fazer um presépio de papel machê? Temos um jardim pequeno na entrada de nosso condominio e ficaria muito bonito agora pro final de ano um lindo presépio. Desde já agradeço e parabéns pelo site.

  106. Luciana Avatar
    Luciana

    Oi, gostaria de saber se é preciso utilizar a massa assim que ela ficar pronta… queria levar para trabalhar com meus alunos…
    beijos,
    Lul

    1. Olá Luciana, a massa pode ser guardada em saco plástico bem fechado que não vai perder, pelo menos por 15 dias.

  107. Adriana Avatar
    Adriana

    Estava procurando ‘como fazer máscaras de gesso’ e tive grata surpresa ao entrar aki.
    Quero tentar fazer direto no rosto da pessoa,espero conseguir bom resultado cm a receita ¹.Se tiver alguma dica agradeço.
    bjos

  108. Estanislau Alves Corrêa Avatar
    Estanislau Alves Corrêa

    Oi, gostei d+ das dicas e das receitas de papel marchê! Estu pensando em usar o papel marchê em alguns trabalhos meus e suas receitas irão me ajudar muito.

  109. Gislaine Avatar
    Gislaine

    Olá Dagna! Parabéns pelo seu trabalho!
    Gostaria de fazer moldura, tipo arabescos para colocar espelhos grandes, como se fossem esculpidos em madeira.
    Como faço o molde?
    Muito agradecida!

  110. wilma Avatar

    entrei hoje pela primeira vez neste site e adorei, eu gosto muito de artesanato gostei da receita do papel mache, nunca fiz mas vou faser obrigado

  111. Larissa Leite Avatar
    Larissa Leite

    Eu fiz uma peça de isopor revestida de massa corrida mais não ficou do jeito que eu esperava, posso passar o papel maché por cima da massa corrida ? Grata pela dicas.

    1. Olá Larissa, acho que pode passar sim só não sei se a massa consegue fixar bem na massa corrida pois nunca fiz assim.

  112. Gabriela Avatar
    Gabriela

    Olá Dagna?! Gostei muito de visitar o seu site, sou Gestora Ambiental e fiquei muito satisfeita com o que vi…

    Gsotaria de saber se a massa de papel (no caso a 2) pode ser passado em paredes e se dá certo!!!!!

    Muito obrigada!

    Atenciosamente;

    Gabriela Gardini

    1. Olá Gabriela, eu não sei de dá certo pois nunca tentei fazer assim, mas vale a pena arriscar só com um pouco de massa e vê se dá certo.

  113. Idalina Vieira Avatar
    Idalina Vieira

    Olá! Parabéns pelo site. Uma dúvida:

    Qual o melhor para usar na confecção do papel machê: JORNAL ou REVISTA?

    1. Olá Idalina, o jornal é melhor pois é mais fino e as fibras se soltam mais fácil.

  114. bianca Avatar
    bianca

    vc me salvou com meu trabalho de escola foi o mais bonito q eu ja fiz

  115. leonardo Avatar
    leonardo

    oi,receita legal a numero 2,pq tenho q levar uma receita para a escola e essa é bem curta e facil de fazer..mtoo obrigado.

  116. tania cerqueira Avatar
    tania cerqueira

    Estou fazendo um curso e a técnica ensinada usa jornal molhado (ou umedecido conforme o que vá fazer)em tiras ou não em várias camadas e depois de seco recobre com novas camadas de jornal com cola um pouco diluida em água.Achei muito legal.Só fiz duas aulas mas achei super prático para iniciantes e para trabalhar com crianças.

  117. libni Avatar

    olá…
    posso fazer páginas para um scrapbooking de papel machê?
    será que dá certo?
    bjinho

    1. Olá Libni, eu não sei se dá certo, mas tente para ver.

  118. Jaque Avatar

    Olá…
    Gostaria de saber se essa cola fria é a mesma cola branca polar, e caso não seja, eu posso utilizar a cola polar branca, ou tem que necessariamente ser cola fria.

    1. Olá Jaque, a cola fria é a cola branca comum.

  119. Glauco Oliveira Avatar
    Glauco Oliveira

    Ola Dagna, bom dia ! Olha, nunca fiz papel mache, desculpe minha ignorância, mas já tem quase 24hs que o jornal esta de molho e não fica mole, é assim mesmo? Só fica pastoso depois de batido? Outra pergunta, para tirar a agua pode ser em peneira ou tem que ser mesmo em coador de pano? Depois de pronta a massa, quanto tempo tenho para trabalhar nela? Dizem que gruda na mão, posso usar algo para não grudar?
    Muito obrigado, gostei muito do teu site.
    Fique com Deus.

    1. Olá Glauco, o papel de jornal não fica muito mole mesmo, pois as fibras não se soltam facilmente. Para tirar a água é melhor um pano porque pela peneira vai passar muito papel, use qualquer tecido de algodão (pode ser um pano de prato mesmo). Depois de pronta já pode usar a massa e se não quiser que grude nas mãos use luvas cirúrgicas.

  120. Giza Avatar

    Olá Dagna preciso d uma super dica!!!
    Sou professora, estou trabalhando saneament básico incluindo a reciclagem e reutilização de matérias. Gostaria de incluir o papel machê em uma de minhas aulas e sua receita nº2 me pareceu ser prática. Você saberiame dizer se não utilizando o liquidificador teria um bom resutado ou alguma outra maneira de utilizar o jornal e cola branca? Agradeço sua atenção!

    1. Olá Giza, nessa receita é necessário o uso do liquidificador porque as fibras do jornal não se soltam facilmente, necessitando bater. Se não quiser usar o liquidificador faça com papel higiênico.

  121. Eliene Avatar
    Eliene

    Oi Dagna, estou com um projeto na minha escola e quero aproveita o papel sulfite para fazer o papel machê, para fazer algumas peças úteis e peças de arte, pergunta: É mais difíciltrabalhar com o papel sulfite?

    1. Olá Eliene, o papel sulfite é bem mais difícil de trabalhar pois suas fibras não se soltam facilmente, o ideal mesmo é usar jornais ou papel higiênico (daqueles bem baratinhos).

  122. KATIA LIMA Avatar
    KATIA LIMA

    GOSTARIA DE RECEBER MAIS DICAS DE COMO TRABALHAR COM PAPEL MACHÊ.
    POIS SOU UMA APRENDIZ NO ASSUNTO.
    OBRIGADA

  123. Lourdes Avatar
    Lourdes

    GOSTEI MUITO DE TER ENTRADO NESTE SITE POIS ADORO ARTESANATO E PAPEL MACHE COM PAPEL HIGIENICO PRA MIM É INEDITO. VOU FAZER PRA VER A DIFERENÇA DE UM E DE OUTRO. DEPOIS TE CONTO O RESULTADO. OBRIGADA POR NOS ENSINAR.

  124. adorei o site……..a receita do papel machê tah simplérrima, uma iniciativa muito boa da sua parte, esse site irá me ajudar muito creio!

  125. Eu gostaria de saber se eu levar o papel de molho até o meu colegio q é a 15 min daqui da minh csa ele vai secar?

    1. Olá Camila, se tiver no molho pode levar pois demora muito para secar.

  126. Tere Avatar

    OLÁ, TUDO BEM?
    FIQUEI TRISTE PORQUE A GIOVANA FICOU REVOLTADA DE CONSEGUIR SE UTILIZAR DESSA TÉCNICA MARAVILHOSA E MUITO BEM EXPLICADA POR VOCÊ DAGNA.
    QUERO DEIXAR UMA MENSAGEM AQUI PARA ELA.
    GIOVANA VALE A PENA TENTAR NOVAMENTE QUERIDA, EU TAMBÉM NÃO SABIA E VOCE PRECISA LER UM POUCO SOBRE A ORIGEM DO PAPIER MARCHÉ, POIS ANTIGAMENTE ERAM CONFECCIONADOS MÓVEIS COM ESSA TÉCNICA.TRATA-SE DE UM OBJETO MUITO RESISTENTE E EU LOUVO A DEUS PELAS VIDAS DESSAS PESSOAS COMO A DAGNA QUE QUANDO TEM UM DOM MULTIPLICA E DE GRAÇA COM TODO AMOR E CARINHO.EU ASSITO OS VIDEOS E SINTO O CARINHO QUE ELES TEM QUANDO NOS ENSINAM.PENSE NISSO,UM DIA QUEM SABE VOCE ESTARÁ AQUI NOS ENSINANDO ALGO PORQUE DEUS CRIOU A TODOS SÁBIOS E TENHO CERTEZA QUE UM DOM VOCÊ TEM. DESCUBRA LOGO PARA NÃO CULPAR AS PESSOAS POR NÃO SABER EXPLORAR.
    BEIJOS. DEUS ABENÇÕE SUA VIDA.

  127. juju Avatar

    amei as receitas ; principalmente aquela que so se usa jornal, cola fria, e um recipiente !!!

  128. Edite Avatar

    gostaria de saber se tem como usa papel mache
    em um peca de isopor esculpida..

    1. Olá Edite, eu nunca usei o papel machê assim, não sei se ele adere ao isopor, pode ser que ao secar se solte. Tente fazer em um pedaço separado de isopor e veja se dá certo.

  129. Egon Wassermann Filho Avatar
    Egon Wassermann Filho

    Ola Dagna , obrigado por divulgar suas receitas de papel mache, coleciono brinquedos antigos e futuramente pretendo fabricar algo com este material, e nas minhas leituras encontrei diversas formulas, e acho que no passado em vez de formol utilizavam (oleo de cravo )para evitar o ataque de insetos,e o tipo de gesso era ( cre), assim vamos desenvolvendo nossas formulas.

    1. Olá Egon, valeu pela dica.

  130. leila barreto Avatar
    leila barreto

    adorei qdo tiver feiras principalmente em patchwork me avisem agradeco

  131. ines c s araujo Avatar
    ines c s araujo

    sabe adorei esta receita em jornal, porque eu sempre quis apreder a fazer papel mache, e ninguem nunca me passou a forma de fazer, estou desempregada e estou procurando coisas de se fazer para minha subsistencia obrigada

  132. Olá, primeiramente quero agradecer à Dagna por compartilhar essa arte! E Tere, suas palavras são abençoadas e serviram pra mim também, na verdade fortaleceu a minha fé, foi uma confirmação do que Deus tem preparado para mim, é de onde nós menos esperamos que vem uma palavra de Deus.

    Beijos

    Beatriz

  133. Monica Monteiro Avatar
    Monica Monteiro

    Oi Dagna,parabens pelo seu trabalho .Sera que da para fazer aquelas mascaras do carnaval de veneza de papel marche?Obrigada por tudo Monica

    1. Olá Mônica, acho que dá sim, depois de pronta lixe a máscara pra ficar mais lisinha.

  134. roberto Avatar
    roberto

    Adorei a dica estava aqui louco por uma mascara veneziana, mas nao sabia como fazer, e adorei a dica, vou tentar fazer

  135. THAIS Avatar

    Já fiz a” receita 2 “pra uma festa junina,envolvi a massa em 2 bexigas de niver-era a cabeça do casal de caipiras.Técnica fácil,não tem erro,agora vou tentar a receita 1.
    Abc

  136. oi Dagma, gostaria de saber q terra vermelha liquida q vc colocou na massa de papel marche. moro fora do brasil e n tenho ideia do nome .
    já é liquida ou tipo terra mesmo q se poe agua?
    Já lhe enviei esse pedido mas n tive resposta. n tenho site.gostei de suas aulas e dicas.
    obrigada. aguardo noticia.

    1. Olá Ana, eu não havia entendido a sua pergunta e ainda não sei do que você está se referindo, não existe nenhuma terra vermelha na receita que coloquei, será que você não se enganou?

  137. danielly Avatar
    danielly

    eu já fiz bonequinhos com a receita e ficou óooooootimo fico muito feliz em saber que tem pessoas que gostam de multiplicar o que sabe para ajudar as pessoas e o meio ambiente. ah, reforcando o comentário que vi acima de tere o papel maché é muito resistente sim eu aaaaaaaaaaaaamo esta técnica!

  138. sheillinne Avatar
    sheillinne

    Eu ameii as receitas, me ajudou muito no trabalho de artes…*
    Sheillinne Anjos

  139. Julia Avatar

    Será que o papel machê adere ao papelão?

    1. Olá Julia, o papel machê adere ao papelão se passar um pouco de cola entre eles.

  140. sonia Avatar

    Oi,
    Adorei a receita, mas não me lembrava mais, pois fazia na escola.
    Era grude e desinfetante.
    Essa é ótima.
    Muito obrigada
    Bom fim de semana
    Sonia

  141. maria Avatar

    Obg Tenho um toucador pequeno em papel marché, muito antigo, será possivel fazer com a sua receita?

    1. Olá Maria, não sei responder se daria certo pois não vi o toucador, mas creio que deve usar a mesma receita.

  142. Raquel Avatar
    Raquel

    Oi, Amiga!
    Sou escultora. Trabalhava com concreto celular. Mas… como apareceu um câncer de pulmão, deixei de pintar e trabalhar com este material. Procurando sobre Papel Machê, cheguei aqui. Vou tentar fazer, pois sinto muita saudade de criar. E o papel não é tóxico.Dá para fazer pequenas escultouras, não é?
    Bjs
    Raquel

    1. Olá Raquel, o papel machê não é tóxico além de ser ótimo para fazer pequenas esculturas.

  143. Raquel Avatar
    Raquel

    Oi, Dagna!
    Obrigada pela resposta. Estou animada em começar. Mas, gostaria muito de saber:
    – trabalhando com papel machê, precisamos sempre de uma base?
    – pode ser de argila, ou de papelão?
    Bjs
    Raquel

    1. Oi Raquel, para peças pequenas não precisa de uma base, só para as maiores como em bonecos que necessitam de sustentação com arames. Para fazer peças ocas use um molde como vasilhas, copos, apenas para dar o formato desejado.

  144. tales Avatar

    achei as tecnicas muito legais para traballho de escola

  145. saulo Avatar

    Bom dia,
    para o uso de um molde para fazer uma peça oca , este molde deve ser banhado em algo para o papel machê não grudar?
    obrigado

    1. Olá Saulo, para que o papel machê não grude no molde é só envolver o molde com filme plástico.

  146. marineide bernardelli rodrigues ferreira Avatar
    marineide bernardelli rodrigues ferreira

    gostaria de saber se tem uma tecnica onde o papel machê fica transparente ou com um pouco de transparencia para fazer arandelas e luminarias. Obrigada

  147. celia Avatar

    Você faz um trabalho muito lindo! Tem uma criatividade excepcional, parabéns. Dar dicas ótimas, DEUS te abençoe.

  148. Priscila Avatar
    Priscila

    Ah!! E como faço com o molde do Rosto? posso aplicar no próprio rosto pra tirar o formato? E que cuidados devo ter?

    1. Olá Priscila, você pode usar o próprio rosto, é só cobrir com filme plástico e depois colocar a massa modelando o formato e tirar para secar.

  149. Dayse Mary Avatar
    Dayse Mary

    Oi, gostaria de fazer bijuterias de papel machê, você tem sugestões?Obrigada.

    1. Olá Dayse, no momento não tenho sugestões de peças em bijuterias.

  150. Carol Avatar

    Oláq! Adorei a receita, mas gostaria de saber se posso aplicá-las diretamente na parede. Como faço para que a arte grude e não caia?

    1. Olá Carol, a massa não adere bem à parede, será necessário fixá-la em outra superfície (de plástico, papelão, vidro) para depois colocar na parede.

  151. Carol Avatar

    Obrigada pela dica!!!

  152. como quem te pinto grande em

  153. idel professora Avatar
    idel professora

    sou professora, trabalho com crianca . amei as receitas;

  154. mara Avatar

    Adorei o Site, gostoso de ler e facil de entender!Parabens!
    Uma frase “Quando a gente acha q tem todas as respostas,vem a vida e muda todas as perguntas.”

  155. Dulce Coelho Pereira Avatar
    Dulce Coelho Pereira

    gostei muito dos seus trabalhos ,os bichinhos para pintura em tecido,assuntos sobre o papel marchê,.Eu tambem adoro pintura,e aqui no Rio de Janeiro, dou aula p/ a terceira idade. Abraço p/ todos.

  156. prof Avatar

    Adorei tudo que vi. De portugal uma beijoca cheiinha de admiração por vc.

  157. Jorge Avatar

    Olá. Parabéns pela criatividade. Tenho em casa uma máscara feita em couro que tem o formato de um rosto. Ela fica pendurada na parede. Queria fazer várias cópias dela ( o tamanho é grande) usando o papel machê. Queria saber como tenho que fazer para o papel não grudar nela. Como faço pra isolá-la? Com jornal mesmo ou com outro material? E quanto tempo demora pra secar? Obrigado!

  158. alice sales vieira Avatar
    alice sales vieira

    Amei as artes do papel MACHÊ nunca vi na minha vida esse tipo de papel!!!
    Mais amei as coisas que ele pode fazer!!!!!!!!!!!Nossa turma vai fazer todos alguma coisa com esse papel Machê!!!!!!!!!!!Vai ser até legal!!!!!!!!!!

  159. alguem Avatar
    alguem

    adorei vou presisar fazer para realizar uma mascara africana!!!

    muitos bjxss!!!

    meu tel:2745-6709

  160. lucinda Avatar
    lucinda

    Pretendo fazer artesanato com papel mache e adorei as receitas.

  161. Anderson Avatar
    Anderson

    Dagna, eu quero fazer uma mascara, o que eu devo colocar para proteger o meu rosto? Você tem alguma dica para fazer com que o elástico fique-se na mascara ? Obrigado…

  162. Artemio Canossa Avatar
    Artemio Canossa

    Oi, Dagna, eu gostaria de saber se 1/4 do rolo de papel higiênico é o papel higiênico dividido em 4 parte e pegar 1 parte só?

  163. Claudilane Candida Santiago Avatar
    Claudilane Candida Santiago

    Achei a segunda receita mais prática, nunca fiz nada desse tipo, mas estou tentando reciclar a quantidade imensa de papel que tenho para jogar fora…queria uma idéia de molde para fazer pequenas máscaras para por na parede…se puder me ajudar? Obrigada….

  164. marisa coli Avatar
    marisa coli

    Dayse,voce pode fazer bijuterias de papel mache,ficam lindas,tenho feito algumas e o resultado é muito bom.Modele a massa,lixe um pouquinho e pinte.Depois é só montar.
    Boa sorte

  165. rubens Avatar
    rubens

    ……li no post acima sobre a impossibilidade de se fazer o trabalho com massa diretamente na parede.Tenho feito muitos trabalhos desta forma e com otimos e duradouros resultados!Será que a massa usada esta apropriada?vamos pesquisar…

  166. tereza Avatar
    tereza

    bom dia, gostaria de saber alguma tecnica para mandalas, estilo pratos grandes, e que tinta é usada para pintura, obrigada, adorei

  167. Iêda de Oliveira Costa Avatar
    Iêda de Oliveira Costa

    As receitas de papel machê ensinadas precisam ser revistas pois não é preciso por de molho o papel higienico por tanto tempo e nem é preciso ferver.A farinha e o gesso são opcionais e a massa pode ser feita sem eles
    Gostaria de saber onde foi ensinada a confecção das caixas pois não encontrei.

  168. Simone Duck Avatar
    Simone Duck

    ola gostaria de sadber se para fazer bonecos de neveem tamanhos medios de+ – 0,50 cm e necessario que eu tenha uma armaçao ou base oque voce me sugere ambem quero dicas de como fazer bolas e sinos natalinos

  169. Poderá ser feito o papel machê sem ser jornal?
    Adorei as dicas acima.
    paz/amor
    bjus!

  170. Tarsila Avatar
    Tarsila

    o papel machê pode ser feito com papel higiênico de folha simples, sem fibra de seda ou tecido. Depois de molhado, amassado (no liquificador, aos pouquinhos para não queimar o liquidi), a massa de papel resultante deve ser espremida num pano, tira-se toda a água e mistura-se cola branca Cascorez (rótulo azul, simples). Para superfícies lisas, usa-se espátula em formato de colher de pedreiro (de plástico , são pequeninhas), com a espátula esticamos a massa. Uso garrafas pet de água mineral (pescoço comprido) para fazer bonecas. Faço, antes, algumas camadas de papietagem (papel picado com cola, umas 5 camadas) sobre a garrafa plástica, depois que esta papietagem secar, passo a massa de papel machê, faço os braços (compridos) das bocecas com arame, moldo os ombrinhos (com massa de papel) e faço a cabeça da boneca (uma bola de papel machê depois de seca, boto cabelos, trunfas, chapéus,a doro fazer africanas). O trabalho pode ser pintado com tinta acrílica e deve levar uma mão de cola branca Cascorez (pelo fato de dar transparência aos trabalhos, não fica nada chapado). As bonecas ficam bonitas. Com a mesma massa podemos fazer todo tipo de obejeto. Era isto. Tarsila

  171. alceni Avatar
    alceni

    GOSTARIA de fazer um pinguin bem grande p eu colocar em cima da minha geladeira mas ñ tenho nem idéia de como fazer como começar, pode me da uma idèia como conseguir o molde ?

  172. Sueli Avatar

    Olá, gostaria de saber como faço para confeccionar pintinho com lã. Obrigada!!!

  173. maximiliano medeiros Avatar
    maximiliano medeiros

    ache suas reseitas maravilhosas,meus parabens. Eu gostaria de saber se da para usar papeis de presenta,aniversario,caixa depapelao..

  174. janaina Avatar
    janaina

    oi tudo bem fiz um trabalho com papel mache e deu caruncho o que devo fazer para não perder a pessa.

  175. mari Avatar

    adorei as receitas sao muito divertidas e tambem muito praticas o site e demais parabens pelo site

  176. Nivalda Avatar
    Nivalda

    Gosto de todos os trabalhos q/ envolve reciclagem
    e todos os tipos de artesanatos

  177. Maria Teresa Avatar
    Maria Teresa

    Para a receita 2, supra citada, qual é a quantidade exata de jornal e de cola?

  178. CLÉA Avatar

    oLÁ, GOSTARIA DE SABER SE COM ESSA MASSA É POSSÍVEL REVESTIR PAPELÃO OU OUTROS PRODUTOS. bASTA BASSAR COLA E IR DEPOSITANDO A MASSA ?? gRATA PELA AJUDA.

  179. lilica Avatar
    lilica

    a legal!mas podia ter fotos para mostrar o resultado. mas adorei!

  180. beatriz Avatar
    beatriz

    Adorei as dicas, mas tenho uma duvida…ganhei
    uma escultura de papel machê ,nela surgiu um bichinho que fez vários pequenos furinhos na peça e na base onde ela está disposta encontro
    esses pedacinhos, o que posso fazer para salvar
    essa obra?
    grata.
    Bia.

  181. Tatiane Avatar
    Tatiane

    Onde encontro a cola fria?
    Ela pode ser substituida por outra cola?
    Beijos! Obrigada.

  182. ANNA CARDIA Avatar
    ANNA CARDIA

    Adorei o site! Pelo jeito vou fazer muitas coisas lindas! Estava procurando receita de papel machê. Tomara que dê certo estou com mil ideias para criar….rsrs

  183. Amanda Avatar
    Amanda

    Olá Dagna,

    como faço para conservar a arte com papel machê depois de pronta e pintada? Como não deixar, ou melhor, como evitar que o papel machê catingue/feda como que estivesse estragada antes da arte ser realizada? Quanto tempo é a durabilidade dessa arte? E como faço para secar a arte já pronta para depois pintar?
    Desde já agradeço!

    Atenciosamente,

  184. danilo Avatar
    danilo

    e muito legal vcs mostrar uma forma de economizar, reciclar e tambem uma forma de trabalho parabéns.

  185. Vania Lúcia Batista Gomes Brito Avatar
    Vania Lúcia Batista Gomes Brito

    Adorei as receitas e, se possível gostaria de recebe-las no meu email. Parabéns!

  186. solange Avatar
    solange

    oi dagna…adoro seu blog…sempre otimas dicas.
    tava lendo sobre o pael mache e tenho um questionamento…prq meu trabalho depois de um tempo da broca???????
    jah me ensinaram a botar vinagre na massa….outros colocam formol (ñ gosto do cheiro q eh muito forte)
    e na sua receita ñ consta nenhum tipo de protetor…e as brocas????????
    fico no aguardo de uma dica pra minha duvida….bjs e obrigada

  187. salome luchesse Avatar
    salome luchesse

    Parabens pelo trabalho de voces,muito interessante.Sou professora e a criatividade e essencial,com vcs nos ajudando ficou mais facil,um forte abraço.