Sonho Lilás

Patchwork e Quilting

Patchwork e Quilting

O Pacthworke Quiltingsão trabalhos manuais muito antigos. Desde a época dos egípcios antigos já vemos faraós usando roupas de patchwork e quilt desenhados nas paredes das pirâmides.

Na Europa, durante a Idade Média, roupas de quilts eram feitas de sobras de tecidos para serem usadas como proteção embaixo das armaduras de ferro. Naquela época também eram feitas colchas para aquecimento. A palavra quilt surgiu do latim “culcita“, uma espécie de colchão ou almofadão enchido com algo macio e quente (assim como penas, lã ou cabelos) e usado para se deitar ou cobrir. O patchwork e quilt se espalharam por diversos países da Europa como Inglaterra, Alemanha, França e Itália.

Patchwork e Quilting

Os peregrinos e colonizadores dos Estados Unidos, que fugiam da Inglaterra devido à perseguição religiosa, levaram este artesanato para o Novo Mundo. Estes colonizadores eram muito rígidos e as mulheres eram incentivadas a fazer trabalhos manuais para que o “demônio” não tivesse espaço em suas mentes. Estas mulheres só tinham permissão para sair de casa em duas ocasiões, para ir à igreja ou para ir às reuniões de quilteiras (quilting bees).
Nestas reuniões elas faziam colchas, roupas e cortinas de retalhos de sobras de roupas ou mesmo de roupas velhas, porque não tinham dinheiro nem onde comprar tecidos.

Em vez de costurar os retalhos de qualquer jeito as quilteiras pioneiras planejavam e costuravam formando padrões muito artísticos dando razão às suas ambições, desejos, sentimentos e até mesmo suas posições políticas já que não tinham direito a voto. Naquela época todas as mulheres deveriam fazer 12 quilts antes de se casar (um quilt para cada mês do ano) e só então estariam prontas para casar.

Com a invenção da máquina de costura caseira em 1846, o patchwork e quilt passaram a ser feito tanto à máquina quanto à mão. Após a segunda guerra mundial quando diversas mulheres foram trabalhar em indústrias e no comércio, houve um esquecimento do patchwork e quilt.

Patchwork e Quilting

Na década de 70 houve um ressurgimento do patchwork e quilt, quando foram desenvolvidos diversos acessórios e instrumentos, como réguas e cortadores especiais, que, aliados ao uso da máquina de costura deram mais velocidade ao patchwork e quilt permitindo adaptar este trabalho manual ao ritmo de vida corrido do século XX e XXI.

A indústria têxtil também passou a desenvolver estampas e cores especiais para o patchwork e quilt o que tornou infinita a paleta de cores e estampas tornando tecidos em uma espécie de tintas e os quilts em verdadeiras obras de arte. Por isso hoje em dia o patchwork e quilt é considerado mais que um artesanato, é considerado também uma arte. Existem hoje, nos Estados Unidos, museus e galerias de arte especializadas no Patchwork e Quilt.

Durante o Brasil colonial e imperial o patchwork e quilt ficaram limitados aos escravos que usavam os retalhos das sobras das roupas de seus senhores assim como roupas velhas para fazer cobertas e roupas. Somente durante a república e com a imigração européia de italianos, alemães e posteriormente ingleses e americanos, o patchwork e quilt passaram a ser mais difundido aqui no Brasil.

Fonte: EvaEva


Comments

78 responses to “Patchwork e Quilting”

  1. Francy&Carlos Avatar
    Francy&Carlos

    Olá,
    Tenho recebido as vossas notas daqui deste lindo blog e como gosto muito de artesanato, estou no lugar certo.
    Gosto de fazer tapeçaria, pintar caixinhas, fazer bijou e pretendo aprender a fazer patchwork e penso que já tenho algumas coisas em casa para o efeito, entretanto preciso aprender bem essa técnica.
    Este blog é maravilhoso.
    bs,

  2. Claudia Motta Avatar
    Claudia Motta

    Estou procurando modelos de cortinas feitas com contas coloridas que vão formando desenhos e são feitas em tiras, uma a uma. Quando pronta mostra um desenho. Voces poderiam me ajudar a encontrar alguma coisa desse tipo.
    Muito obrigada.
    Claudia

  3. Olá Cláudia, eu nunca vi algo parecido, infelizmente não posso ajudá-la.

  4. Dayane Avatar
    Dayane

    Estou a procura de riscos para aplicação em enxoval de bebe e moldes … pode me ajudar??

  5. Ilizete Avatar
    Ilizete

    Maravilhoso. Ainda vou aprender a fazer isso.

  6. claudia Avatar
    claudia

    oi
    faço o curso de patchwork,suascoisas sao maravilhosas ainda vou chegar l
    la.bom ja montei uns porta tessouras,panos de pratos ,toalhas de lavabo ate uma colcha .eu queria se vcs podessem me mandar um molde de maquina ,obrigado

  7. maria angelica marques de jesus Avatar
    maria angelica marques de jesus

    nossa seu trabalho é tudo de bom,quem sabe um dia eu consiga fazer metade já me dou por satisfeita ok ,vai nessa tua força e muito sucesso bjs angelica carioca

  8. marcia Avatar
    marcia

    parabéns
    seus trabalhos são lindos.
    Márcia

  9. vilma branco de carvalho Avatar
    vilma branco de carvalho

    Estou morando em florianopolis, Eu gostaria muito de saber tudo sobre patchwork e quilt, pois devo comecar em breve um curso. tenho grande interesse nestes trabalhos que me fascina. abcs. vilma. obs. preciso de uma dica onde encontrar um livro com modelos basicos destes trabalhos aqui em florianopolis. agradeco desde jah.

  10. Francisca Maria Barros Avatar
    Francisca Maria Barros

    Como adquirir o molde dessas colchas, trabalho com pequenos retalhos, e estou encantada com o PATCHWORK, mas na minha cidade(interior do RN) não existe o material de patchwork, pela internete ja vi que é um pouco caro e agora não posso comprar tudo, então vendo estas colchas com os moldes acho que posso faze-las so com os moldes,por isso peço que me diga como conseguir os moldes. Obrigado, um abraço, Francisca

  11. Vania Avatar

    Gostaria de receber por email receitas, passo-a-passo, modelos, tudo o que for possível, sobre patchwork para iniciantes.
    Alguém me ajude, por favor. Um abraço.Vania

  12. Juliana Avatar
    Juliana

    Gostaria de receber algumas receitas e passo a passo se possível.
    Achei mto lindo seu trabalho.

  13. Como sem-pre Sonho Lilas se superando.
    As coisas que vcs nos mostram sao lindas.
    Se possivel me enviar algo de patcwork.
    Grata, RE.

  14. Gostaria de saber mais coisas sobre o quilting, como faz o que precisa relamente o que é? Adoro bordar e gostaria de aprender esse trabalho. Aguardo

  15. Gloria teixeira de andrade Avatar
    Gloria teixeira de andrade

    Olá, sou encantada com este tipo de trabalho manual, gostaria de aprender . Se alguem puder enviar-me alguns moldes faceis para eu iniciar ficarei imensante grata. Namastê.

  16. ester Avatar

    Olá!estão de parabéns com o site de vocês adorei várias coisas que achei aqui , mas gostaria mesmo é de mais modelos de pathwork, mas precisamente em roupas se for possível para vocês passarem claro !!! desde já agradeço !!!

  17. karim Avatar

    gostaria de receber receitas de patchwork. Almofadas, panôs, bonecas. Tudo o que tiverem. Estou com poucas e com dificuldades de encontrar revistas. moro no interior de Goiás e mesmo na capital tem pouca coisa.
    Por favor, enviem-me por e-mail o que tiverem.
    Agradeço.

  18. Neide Estelita Pereira Avatar
    Neide Estelita Pereira

    Gostaria muito de aprender a fazer patchwork ou quilt. Qual é a diferença ? Moro em Cabo Frio e não sei onde posso fazer um curso. Sou apaixonada por artesanato. Adoro cortar, recortar, riscar.

  19. Geisa Leite S. Gonçalsves Avatar
    Geisa Leite S. Gonçalsves

    Ola,seus trabalhos são maravilhosos.Faço kit cozinha e quero aprender fazer quilting para complementar meus trabalhos e gostaria de algumas dicas.
    Abço
    Geisa.

  20. lindos trabalhos sou apaixonada por patcwork bjbj

  21. Amo patchwork, tudo fica lindo e diferente…

    Abrços a vcs e continues a nos mostrar seus belos trabalhos.

  22. marisa Avatar
    marisa

    Olá.Adorei seus trabalhos.Estou começando o curso de patch,e gostaria de saber se você não tem modelo de garrafa termica.Desde já agradeço.

  23. Beth de Carvalho Avatar
    Beth de Carvalho

    Pesquisando na web descobri esse blog, estou encantada com ele. Infelizmente não sei fazer patchwork ou quilting, moro numa cidade pequena do sudoeste de Minas Gerais e não temos ninguém que de esse tipo de técnica, mas gosto demais. Parabéns esse blog é demais. Continuem nos brindando com esse trabalho maravilhoso. Abraços fraternos. Beth de Carvalho.

  24. marisa Avatar
    marisa

    seus trabalhos são maravilhos. moro em são bernardo do campo, gostaria onde posso encontrar as réguas, base e cortador para iniciar um curso. poderia me passar algum enderreço de são paulo? Grata e Parabéns.

  25. Carolina Avatar
    Carolina

    Olá, sou encantada com este tipo de trabalho(patchwork) , gostaria de aprender . Se alguem puder enviar-me algumas dicas para iniciante e alguns moldes faceis para eu iniciar ficarei imensante grata. Gostaria de aprender fazendo um curso mas acho que aqui na minha região não tem.
    Obrigada

  26. Carolina Avatar
    Carolina

    Olá
    Estou procurando molde de galinhas e tenis para por em camisetas e guardanapos.Se vc tiver pode me enviar.E gostaria que me enviasse um video de como fazer quilting ha e se posivel de patch tb estou aprendendo com suas dicas,sem curso.

    Obrigado

  27. andrea aparecida de jesus simao Avatar
    andrea aparecida de jesus simao

    estou começando a aprender a fazer pacthwork gostaria de saber como encontro moldes dos desenhos e dicas. grata

  28. Estou encantada com esta aula da história do patchwork, está até me dando uma vontade de fazer.
    Vou tentar.
    Mui grata e grande abraço.
    Iara – POA/RS

  29. estefania rodrigues Avatar
    estefania rodrigues

    Olá!
    Gostaria muito de aprender a fazer patchwork, será que tu podes me manadr umas dicas??
    Teu blog está ótimo!!
    BJOS ESTEFANIA

  30. sara Avatar

    OI!!!
    Muito lindo seu trabalho!! Me manda uns modelos de manta para sofá!!!
    …Passo a passo se for possível.

    Obrigada

    Saúde e Paz

    Sara Marques

  31. adriana Avatar
    adriana

    OI OBRIGADO PRO ESTAREM ME MANDANDO TODAS ESSAS DICAS DE ARTESANATO UMA MAIS BONITA QUE A OUTRA …..GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE SABONETES ARTESANAIS E VELA…OK UM ABRAÇO A TODOS,,,,,,

  32. Neide Estelita Pereira Avatar
    Neide Estelita Pereira

    Onde encontrar cursos de patchwork no Rio de Janeiro ? Grata Neide Estelita

  33. Márcia Avatar
    Márcia

    Adorei os moldes enviados hoje.
    Valeu!!!!!

  34. lunalva Avatar
    lunalva

    Adorei os moldes. Obrigada por enviá-los, pois há muito que procurava e só agora graças a esse site maravilhoso é que os tenho. Beijos!

  35. maria Avatar

    obrigado pelas dicas
    estou comecando a montar o meu atelie
    obrigado.beijos

  36. silvana elizabeth da silva siqueira Avatar
    silvana elizabeth da silva siqueira

    olá parabéns eu amei o teu blog , eu também gostaria de receber dicas de patchwork , e moldes fico muita grata desde ja obrigada

  37. gostaria de receber moldes para bordar motivos infantis, achei os kits muito bonito

  38. lucia da costa almeida Avatar
    lucia da costa almeida

    Adoro patchwork e é muito bom qdo vcs mostram trabalhos.

  39. sandra Avatar
    sandra

    Olá, bom dia gostaria de saber se tem alguma matéria aonde eu possa aprender o patchwork passo a passo, isto é desde o ínicio. Tenho vontade de aprender e não tenho idéia como fazer.

    1. Olá Sandra, veja a dica que eu dei no link abaixo:
      http://www.sonholilas.com.br/2009/09/20/aprender-patchwork/

  40. Silvana Junqueira Avatar
    Silvana Junqueira

    adoro patchwork e gostaria de algumas aulas…preciso de endereço em São Paulo..pelo menos dois dias só para tir duvidas..
    alguem pode me ajudar??

  41. nadir t. sales Avatar
    nadir t. sales

    Amei tudo que vi,o trabalho e muito lindo, parabens,gostaria de saber mais, e muito obrigado por compartilhar esta obra de arte.Nadir

  42. Deila Avatar

    Moro no leste mineiro, Iapu. fiquei fascinado por esse mundo do patchwork, gostaria de receber por email receitas, passo-a-passo, modelos, tudo o que for possível, sobre patchwork para iniciantes.
    Se possivel alguem me ajude, por favor.
    Abraços.

  43. sueli Avatar

    adorei estou apaixonada por patchowork, muito obrigada

  44. Elisia Barros Avatar
    Elisia Barros

    Estou amando as dicas de patchwork.Quanto mais informação melhor

  45. Marise Coelho Avatar
    Marise Coelho

    Muito interessante o comentário sobre o surgimento do Patcwork e Quilting. Enriquece as palestras e até o bate-papo informal entre amigos.Gostei! Parabéns!

  46. MARILENE FARID Avatar
    MARILENE FARID

    seus trabalhos são otimos, lindos e ajuda muita gente principalmente quem adora sempre aprender como eu. obrigada vc tem coração de anjo

  47. sandra Avatar
    sandra

    Alguem poderia me arrumar moldes para jogos americanos com motivos de natal?e se possivel dando as dimenções corretas.
    Muito obrigada desde já.
    Sandra

  48. lisiane cristina baronio Avatar
    lisiane cristina baronio

    oi!
    Gostaria de receber moldes de patchwork.
    Atenciosamente
    Lisi

  49. marilene farid Avatar
    marilene farid

    amei obrigada por td que me enviou.beijos a tds

  50. Angela Raymondo Avatar
    Angela Raymondo

    No 2º comentário, a Claúdia Mota pede cortina de miçangas; achei o site abaixo e as cortinas são lindas
    http://picasaweb.google.com.br/zensepulveda/CORTINASDEMIANGAS#
    Espero que tenha ajudado.
    Sucesso sempre.

  51. Ana Paula Avatar
    Ana Paula

    Olá,
    Moro em SC em Criciúma e estou procurando por alguém que trabalhe com patchwork para fazer meu enxoval de bebê.
    Se alguém souber entre em contato!!!

    Obrigada!

  52. irany souza Avatar
    irany souza

    quero agradecer vcs pelas dicas de pet amo esse trabalho ja fiz um caminho de bebado amo de paixão obrigada por todos nós Valeu !

  53. FRANCISCA MALVAO Avatar
    FRANCISCA MALVAO

    Olá,
    Gostei muito do site…
    Sou moradora do RJ, e gostaria de colocar uma cortina de retalhos o no quarto do meu filho.
    Voce faria? Seria com argolas. Quanto custaria e tempo de entrega.
    Obrigada
    Francisca

  54. JANIRA Avatar
    JANIRA

    trabalho com patchwork, -varios produtos, recentemente me cadastrei como microempreendedora, – não tenho espaço, nem máquina “especial” – , porisso, procuro alguem ou alguma oficina que possa utilizar meus serviços =conheço quase todas as técnicas – do inicio até o final.Atualmente trabalho com uma amiga.Ofereço meus conhecimentos e trabalho.
    Quem interessar entrar em contato pelo e-mail: jani_ribeiro@yahoo.com.br
    Grata
    Janira

  55. francisca nadila Avatar
    francisca nadila

    oi tudo bem!
    vou ser avó de primeira viagem e estou intusiasmada para fazer o enxoval do meu netinho ( o quite de berço) será que voces poderia me passar algumas receitas em patchwork? eu não tenho nem um molde e não sei a metragem
    des de já agradeço atenção.
    fico no aguardo

  56. Marlene Avatar
    Marlene

    Oi adorei todos os modelos por isso peço se possivel moldes para cortinas e aventais e capa de batedeira que sejam bem simples de fazer pq ainda não fiz nenhum mas tenho muita vontade de aprender.
    Desde de já muito obrigado.

  57. Estelita Brandão da Silva Soares Avatar
    Estelita Brandão da Silva Soares

    Sou uma amante do artesanato, agora estou apaixonada pelo patchwork, mas não tem noção dos instrumentos necessários para facilitar o trabalho, onde posso encontrá-los? Pode me dar uma dica?
    Seu trabalho é maravilho!!! obrigada.

    1. Olá Estelita, aqui no blog divulguei um site onde tem alguns dos materiais necessários e dicas com passo a passo, veja no link abaixo:
      http://www.sonholilas.com.br/2009/09/20/aprender-patchwork/

  58. Débora Avatar
    Débora

    Gostaria de obter molde com medidas de panô com motivos de páscoa.
    obrigada!! abraços!!!!

  59. margarida Avatar
    margarida

    Oi tudo bem?Amo seus trabalhos…preciso de ajuda,comprei os acessorios p patchwork:regua,base,tesoura,carretilha,enfim tudo que precisa,pois vou começar a fazer,e gostaria de iniciar fazendo capas para todo o meu material desde tesoura,reguas,base,capa para meu caderno de anotações enfim tudo.
    Agradeço de coração se puder me ajudar mandando moldes para os meus materiais.
    Bjus
    Margarida

  60. sidnei moreira Avatar
    sidnei moreira

    gostaria de receber mais informacoes sobre patchwork e quilts.

  61. Maria Eduarda Ribeiro Avatar
    Maria Eduarda Ribeiro

    Estou precisando do molde de um churrasqueiro para aplicação(patchwork) em um avental.

  62. eva maria Avatar
    eva maria

    adorei todas as informaçao que me foi enviada, tab. amo os artesanatos… muito obigado.

  63. maria celeste dos santos silva Avatar
    maria celeste dos santos silva

    Adoro esta arte de patchworck, quero aprender a fazer trabalhos mais elaborados. Sou tecnica de enfermagem recem formada, tenho 52 anos , mas eu amo esta tecnica , acho fantástica, maravilhosa estou com meu coração aberto para o aprendizado, obrigada, bjssssssssssssss!!!!

  64. ana maria dos santos rolemberg Avatar
    ana maria dos santos rolemberg

    adoro patckwork e gostaria de receber moldes de almofadas , bolsa de costura ou seja coisas simples, adoro este trabalho apesar de ser fuxiqueira abraços e saude para continuar o trabalho mais bonito,

  65. isis tatiane worn Avatar
    isis tatiane worn

    AAAAMMMMEEEIII!!!!!!!!!!!!!!!!
    O SITE ,AS FOTOS TUDO SOU ARTESA NAS HORAS VAGAS,E ADORO NOVIDADES,E TAMBEM USO COMO TERAPIA.MIL BEIJOS ISIS. SE TIVER FOTOS DE GALINHAS PARA FAZER O PATCH AGRADEÇO

  66. Sonia Avatar

    Meninas!!!
    Estou atrás de cursos para fazer patcwork, em guarulhos e de graça.
    Acho lindo, mas não tenho noção de como fazer, atualmente estou juntando retalhos para aprender. Em dezembro estou de férias e quero fazer um curso para dessestressar da facul.
    BEIJOCAS

    SONIA

  67. KARINE Avatar
    KARINE

    gostaria muito de saber qual material necessario para fazer uma cortina para minha cozinha de miçangas? sou de olinda, pernambuco e aqui ainda não encontrei alguem q me ajudasse. por favor me ajuda! se não tiver pedindo muito me dê umas dicas de como posso montar essa cortina. beijos , aguardo anciosa sua resposta. fica com Deus

  68. Rozane Romani Avatar
    Rozane Romani

    gostaria de saber se voce pode me ajudar,pois quero comprar,a régua,base,carretilha,tesoura,enfim tudo que se usa em patch..se puder me informar aonde encontro..abraços

  69. simone santos Avatar
    simone santos

    oi alguem pode me mandar molde com temas de cozinhas pode ser galinhas .obrigada

  70. Gigi Revoredo Avatar
    Gigi Revoredo

    Olá sou encantada com artesanato e ultimamente me interessei pelo patchwork, faço cortinas, kits de berço e tudo que envolve a costura reta.
    Gostaria de receber moldes de patchwork para kits de berço e colchas (solteiro e casal).
    Desde já agradeço a quem puder me ajudar.
    Obrigada

  71. amei seus trabalhos e o site é muito legal… visite o meu blog e dê sua opniao. bjo

  72. Valda Lúcia Avatar
    Valda Lúcia

    Faço todos os tipos de artesanato, patchwork,oitinho,vagonite,ponto cruz, xadrez,rendêdê.crochê,custura,boneca com cabeça de porcelana, estou no momento procurando desenho de carrocinha com flores em patchwork e a boneca camponesa,pois minha filha não deixou fazer o kit do berço da minha neta, mandou fazer não saiu do jeito que eu queria, pois pretendo reformar com estes detalhes, obrigada.

  73. rosangela Avatar
    rosangela

    gostaria de receber molde de babador, agradeço se alguem puder me ajudar

  74. Raquel Avatar
    Raquel

    Achei muito lindas as camponesas gostaria muito de aprender como que faz. Me ajude dando dicas?

  75. Denise Siqueira Avatar
    Denise Siqueira

    Olá, adoro seus trabalhos, estou sempre aqui no blog dando uma olhada e amo tudo. Gosto de pat também e sempre pego dicas aqui. Sou de Canoas/RS. Parabéns por tudo. Abraço!!