Carton Mousse – patchwork sem costura

Carton mousse patchwork sem costura.

Olá pessoal? Hoje vamos conhecer uma técnica muito interessante de aplicação de tecidos em isopor. Quando vi fiquei encantada!

Essa técnica tem mais de 200 anos sendo muito usada na França com o nome de ‘incrustation de tissus sur carton mousse‘ ‘(ou carton plume) para fazer quadros que são emoldurados e colocados na decoração da casa.

O carton mousse é feito com isopor depron (pluma) que tem um papel cartão branco aplicado em um dos lados. Usa-se esse cartão com a técnica do patchwork embutido que permite tanto a incrustação de tecidos como também desenhos e pinturas ampliando as possibilidades desse trabalho.

Para fazer essa técnica usa-se um desenho como modelo que é transferido para o cartão (depron). Depois cortamos o cartão com um estilete de ponta fina e vincamos, em seguida vira-se o tecido para dentro de modo a prendê-lo no cartão.

Há muitas variações que podem ser feitas usando-se diversos tecidos, além de flores, laços de fitas, lantejoulas e o que a sua criatividade permitir.

Bom, ainda não fiz trabalhos com essa técnica, pois ainda não encontrei o tal do isopor deplon, mas encontrei um vídeo do programa Arte Brasil de como fazer uma guirlanda de Páscoa usando essa técnica. Confiram como é interessante!

Atenção: Se você recebe as dicas por email e não conseguiu visualizar o vídeo acima, clique aqui para assistir no site.

Também podem conferir alguns trabalhos com o carton mousse que encontrei na net:

Caixa de bijuterias

 

Caixa de bijuterias do blog Costure Bem.

Quadrinho

 

 

Quadrinho com menina do blog Criar e começar.

Caixa

 

 

Caixa com bolsa e sapato do site Faz Fácil.

8 Responses to “Carton Mousse – patchwork sem costura”
  1. Márcia
  2. Marcia Mutterle
  3. Vera Lúcia Ferreira Da Costa
  4. Shyrlei Passos
  5. ana lucia ramos