Sonho Lilás

Artesanato Brasileiro: Crochê da Pampa Caverá – RS

Olá pessoal! Dando continuidade à nossa série sobre o Artesanato Brasileiro vamos agora lá para o sul do país conhecer um pouco sobre a Associação Artesanato Pampa Caverá.

A Pampa Caverá surgiu há dois anos após os cursos de artesanato sustentável organizados pela Fundação Bradesco. O grupo é composto por 20 artesãos da pequena cidade gaúcha de Rosário do Sul.

Esses artesãos tiveram visão empreendedora e se qualificaram para produzir artesanalmente e de maneira sustentável. Criaram a coleção Fauna e Flora em 2012 inspirados pelas belezas dos campos do Rio Grande do Sul.

Aqui temos uma pequena amostra dos artesanatos que, em sua maioria, são compostos de trabalhos com crochê, como as banquetas, almofadas, chaveiros, etc. O detalhe está no uso de fio artesanal com lã natural de ovinos e o tingimento com produtos naturais. Vejam que na banqueta usou-se um aplique que traz referências da vegetação e de outros elementos da natureza.

Eu, que adoro crochê, fiquei encantada com a variedade e criatividade das peças. Às vezes nem imaginamos quanto coisa pode ser feita usando essa técnica tão antiga.

Se você quiser conhecer melhor essa associação e até comprar peças acessem:

A página no Facebook: Pampa Caverá
O blog da associação: Artesanatos Pampa Caverá

Até a próxima!


Comments

3 responses to “Artesanato Brasileiro: Crochê da Pampa Caverá – RS”

  1. Achei,mt interessante esses artesanatos do Pampa Caverá parabens.

  2. Maria Avatar

    LINDOS TRABALHOS, SOU APAIXONADA POR ESSE TRABALHO.

  3. yeda Avatar

    Conheci esse trabalho na Feneart (feira de artesanato de Pernambuco) este ano. Comprei o pesinho de papel que tem as margaridas.