Sonho Lilás

Bolsa de frivolite

Veja o que encontrei no site da Círculo, essa bolsa linda feita com a técnica do frivolite, olha que charmosa fica com essas cores, que amo. Taí a receita para quem aprendeu essa técnica fazê-la.

Materiais: 2 novelos Fio Monalisa (100 g) Circulo nas cores: 6140 (lilás) e 6092 (roxa); 1 agulha para frivolité; tesoura

Execução:

Usando o fio Monalisa na cor 6092 (roxa), coloque 6 pontos, 1 espaço, 6 pontos, feche o circulo. Com a agulha enfiada com o fio 6092 (roxa), ainda com o mesmo fio coloque 8 pontos, 1 espaço, 8 pontos, puxe formando um arco.

Prossiga com o mesmo fio, coloque 6 pontos, pegue no espaço do primeiro circulo, 6 pontos, feche coloque 6 pontos, 1 espaço, 6 pontos e feche.

Fazer novamente o arco com o fio 6140 (lilás) com 8 pontos, 1 espaço, 8 pontos. Fazer 6 pontos pegar no espaço do circulo que esta solto, 6 pontos e feche.

Fazer um circulo solto. Repetir estes motivos até ficarem 8 arcos, arrematar. Começar novamente e ir emendando os círculos, formando flores de 4 pétalas como mostra o gráfico.

Clique na imagem para ampliá-la.


Comments

20 responses to “Bolsa de frivolite”

  1. dulcineia fátima borim pulino Avatar
    dulcineia fátima borim pulino

    Amei, este trabalho feito em frivolete, onde posso estar aprendendo com uma professora, pois tenho dificuldade em seguir as explicações via video. Todos os trabalhos apresentados por vc, são maravilhosos.

    Muita Luz,

    beijos.
    Dulcineia.

    1. Olá Dulcineia, acho difícil encontrar alguém que dá aulas mas conheço um site onde vende apostila com receitas para comprar, veja no link abaixo:

      http://www.frivolite.arte.nom.br/navete.html

  2. anita Avatar

    Lindissima a bolsa gostaria muito de adquirir uma
    parabéns, trabalho perfeito.

  3. vera tavares Avatar
    vera tavares

    Frivolite é minha paixão, porém não sei fazer. A bolsa ficou um charme. gostaria muito de aprender. Se puderem envie-me o passo bem detalhado.
    Parabéns pelo trabalho.
    Vera Tavares

  4. aparecida r. nicolau Avatar
    aparecida r. nicolau

    Dagna parabéns pela receita da bolsa de frivolete e muito interessante, vou tentar aprender primeiro a fazer o ponto.

  5. Geisa leite Avatar
    Geisa leite

    Dagna, todas suas sugestões são de bom gosto.
    Gostaria que vc me ajudasse.
    Tenho muitas tampas de papelão cestavadas , gostaria de uma sugestão sua do poderia fazer com eles. O trabalho é para crianças na faixa de 10 anos.
    Obrigada
    Geisa

    1. Olá Geisa, se essas tampas forem resistentes poderá fazer uma pintura com tinta pva (para artesanato) e fazer decoupage colando figuras de desenho animado, as crianças vão adorar.

  6. LUCILIA Avatar
    LUCILIA

    adorei a bolsa muito linda maravilhosa parabens pela dedicação . abraços

  7. Eliane Avatar
    Eliane

    Nossa Dagna, não conheço essa técnica, mas só de ver que trabalho bonito dá vontade de aprender.Obrigada pelo envio. Bjs.

  8. gladys alves de britto Avatar
    gladys alves de britto

    oi, dagna

    fui no site da circulo e vi um colar muito bonito com a flor de frivolite, mas qdo. fui abrir não consegui. Se vc puder coloque no seu blog a receita, pois achei lindo. E engraçado que também vi a bolsa só que eles colocaram como macrame, não sei porque se o ponto é frivolite?

    1. Oi Gladys, eu também tentei ver a receita do colar mas também não consegui. Realmente parece que eles erraram ao colocar o nome do ponto.

  9. joelma Avatar
    joelma

    Visito sempre o seu blog. Adoro ele. Tem selinho no meu blog para você. Bjinhos, Jo.

  10. Rosana Bernardino Avatar
    Rosana Bernardino

    Óla
    AMEI SUA ARTE, PERFEITA
    PARABÊNS,OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO.

    BJS

  11. silvia Avatar
    silvia

    Olá
    Vi a receita de frivoletê, minha mãe fazia e é muito lindo.
    É muito difícil, pois minha mãe tentou várias vezes me ensinar e foi em vão. Não consegui aprender.
    Nunca tinha visto fazer c esse tipo de agulha, pois minha mãe fazia com navete.
    Dessa vez esse site me fez voltar no tempo e relembrar as coisas lindas que minha mãe fazia.
    Sílvia

  12. luziacardoso Avatar
    luziacardoso

    amei essa bolsa ,adoro novidades

  13. Edilene Rodrigues Avatar
    Edilene Rodrigues

    Adoro aprender coisas novas e essa é uma técnica que ainda não consegui aprender, mas vou tentar. No comentário 11 a Silvia escreveu que a mãe dela usava navete, o que é isso? Sou muito curiosa, por favor alguém me responda. Bjs.

    1. Oi Edilene, a navete é uma ferramenta tradicional usada para formar círculos e arcos, hoje já existe a agulha para frivolite, em substituição.

  14. Lúcia Helena Avatar
    Lúcia Helena

    adorei a bolsa, trabalho em uma escola e sempre que posso vejo as aulas de arte, faço até algumas coisas que me rendem uma grana extra, mas gosto mais de coisas em e.v.a e pet.

  15. luciene rodrigues Avatar
    luciene rodrigues

    Adorei!!!!! a bolsa de Frivolite é linda…. Só que ainda não consegui fazer . agradeço muito adoro as novidades que me manda , pois só agora consegui abrir e responder meus Email.Fica com Deus beijos……..

  16. rita Avatar

    amei este trabalho.