Macrame

Exemplo de um trabalho em macramé feito por  Izabel Molina

Macramé é uma técnica de tecelagem manual muito antiga. Só precisamos das mãos e das linhas para fazer o trançado. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. O resultado é surpreendente.

O Macramé, além de ser uma excelente terapia, auxilia a coordenação motora porque exige muito o uso das mãos e principalmente os dedos. Ele é fácil de fazer, rápido e gostoso e você pode executar seus trabalhos aproveitando os momentos livres.

O trabalho de amarração de nós e franjas, desfiado do próprio tecido ou colocado fio para trançar, têm nomes diferentes conforme a região do País: Amarradinho, Amarrilho, Macramé, Abrólio ou Bróia.

A vantagem do macramé é que podem ser produzidos trabalhos interessantes a qualquer nível de habilidade. Dá para fazer: barrados em toalhas, panos de prato, xales, barras de calças, de blusas, cortinas, tiaras, bolsas, cúpulas de abajur, suporte para vasos, painéis, franjas para tapeçaria, biquínis, redes de pesca e de descanso, tapetes, colchas e outras coisas mais. Só depende da imaginação e da criatividade de cada um.

Clique aqui para ver em nosso Fórum alguns pontos de Macrame.

23 Responses para “Macrame”
  1. marta sartor 27/02/2011