Sonho Lilás

Dicas para o preparo de sabonete artesanal

Muitos leitores já viram a receita básica para sabonetes artesanais aqui no blog e alguns tiveram dúvidas na hora de fazer, então reuni aqui algumas dicas importantes a serem observadas na hora do preparo.

Passo 1: Pese a quantidade de base glicerinada necessária para a receita, corte em pedaços pequenos e coloque tudo dentro de uma panelinha esmaltada (de ágata) ou inox e coloque em banho-maria para derreter.
Dica: Nunca utilize recipientes de alumínio. Não deixe aquecer mais do que 70ºC, para não “queimar” a base, isto pode acarretar problemas no sabonete tais como aroma desagradável ou sabonetes que suam ou ficam constantemente molhados.
Se a quantidade for pequena o suficiente para 1 ou 2 sabonetes pequenos, você pode derretê-los no microondas colocando em pote de plástico próprio para microondas. (Inicie colocando em intervalos de 15 segundos (varia conforme o aparelho). Derreta a glicerina por completo.

Passo 2: Enquanto derrete a glicerina ou mesmo antes, separe os ingredientes que serão utilizados e tudo a mão: os aditivos, corantes, essências e fôrmas.

Passo 3: deixe amornar um pouco, mas não o suficiente para começar a endurecer, com o tempo você vai pegando prática, mesmo porque, este ponto varia conforme a base e o fabricante. Adicione os aditivos como extratos líquidos e óleos vegetais, também as manteigas de cacau ou cera de abelha previamente derretidas em recipiente separado.

Passo 4: Adicione o corante líquido, que pode ser alimentício (estes tendem a desbotar mais rápido) ou os próprios para sabonetes à base de água.
Dica: lembre-se de que alguns extratos dão cor e conforme o corante que se utiliza pode dar um resultado diferente daquela esperada.

Passo 5: Adicione essência própria para sabonete, a proporção geralmente é de 25 ml para cada quilo de base, esta proporção varia para mais ou para menos conforme a essência escolhida, o fabricante e seu gosto. Mexa lentamente para não formar muita espuma.
Dica: Não utilize essência para velas porque não são essências aprovadas para uso na pele. Não coloque a essência com a glicerina muito quente, pois, com o calor a essência tende a evaporar e se dissipar, pois elas contêm elevado teor alcoólico, o mesmo ocorre com os extratos glicólicos.

Passo 6: Derrame nas forminhas, caso se formem bolhas, você pode dissipá-las borrifando um pouco de álcool de cereais. Aguarde o endurecimento (em torno de 20 minutos para as forminhas pequenas).
Dica: Evite um local com muita corrente de ar para fazer seus sabonetes, não os coloque na geladeira para acelerar o endurecimento, sabonetes não são como gelatina que endurecem com o frio, eles endurecem pelo processo da massa mesmo. O que você pode fazer é colocá-los na geladeira após seu endurecimento por uns 20 min. ou meia hora para facilitar sua retirada do molde, caso isto não esteja acontecendo com facilidade.

Passo 7: Embale os em filme de PVC.
Dica: No caso de se formarem algumas bolhas de ar entre o filme e o sabonete, comprometendo seu acabamento, fure o filme de PVC com a pontinha de uma agulha e passe um pano expulsando a bolha, cuidado para não forçar e marcar o sabonete.

Passo 8: Coloque todos os utensílios de molho em água quente de preferência. Mantenha seus utensílios sempre limpos. Guarde a base sempre bem embrulhada em plástico para que esta não se desidrate.


Comments

21 responses to “Dicas para o preparo de sabonete artesanal”

  1. claudia mel Avatar
    claudia mel

    adorei essas dicas já faço sabonete uns meses,mas é sempre bom inová-las.Uma dúvida quando eu colocar os sabonetes na geladeira não passará o cheio para os alimentos?
    Um abraço

  2. Cristiane A. P. Loureiro Avatar
    Cristiane A. P. Loureiro

    Estou gostando muito das dicas enviadas.Que Deus lhes abençoe por essa generosidade.
    Obrigado.
    Cristiane.

  3. Sônia Regina Magalhães Chaves Avatar
    Sônia Regina Magalhães Chaves

    gostei muito das dicas, já faço sabonete artesanal e sempre tive problemas com o excesso de espuma, endurecimento rápido da glicerina, etc. obrigada pelas dicas

  4. Adalva Simoes Avatar
    Adalva Simoes

    Excelentes suas dicas…Parabéns!

  5. Maria Auxiliadora Avatar
    Maria Auxiliadora

    Fiz um curso rápido em minha cidade e me apaixonei , descobri este site e as dicas são ótimas, vou voltar a fazer para vender. Parabéns .

  6. Maria Filomena Avatar
    Maria Filomena

    Gosto muito ,mas preciso de mais dica de artesanato com canudo de jornal.

  7. otilia wiebbelling Avatar
    otilia wiebbelling

    tbem faço alguns sabonetes..mas tenho poucos modelos,e poucas receitas…
    gostaria muito receber alguns modelos,e receitas..
    se for atendida,, desde já agradeço..
    um abraço…
    otilia..

  8. Assim como vcs,sou “vidrada” em todo tipo de artes manuais e essas dicas são muito preciosas,obrigada e parabéns!

  9. Mirian Martins Bacovis Avatar
    Mirian Martins Bacovis

    Tenho interesse de fazer um curso de sabonete, se tiver o numero de um telefone para me comunicar sobre o curso de sabonete isso em Curitiba.

  10. Michele Avatar
    Michele

    Fiz meu sabonete, sem orientaçãoes, e agora esta com odor desagradavel e suando. Gostaria de saber se há como reverter este processo, ou terei que descarta- lo.

  11. MARY Avatar

    ACHEI LEGAL ? + GOSTARIA ACOMPANHAR PELO VIDIO…DEZ JA OBRIGADA Q/ DEUS LHE DE MUITAS SABEDORIA…

  12. Sheila Silva Avatar
    Sheila Silva

    Ola,sou dona de motel, gostaria de saber se vcs fazem sabonetes d 15gramas por encomenda, e quais seus precos. Abracos Sheila

  13. Thais Verônica de Oliveira Maxmiano Avatar
    Thais Verônica de Oliveira Maxmiano

    Preciso de uma dica para min fazer lenbrancinhas a chegada do meu bebÊ quero uma coisa deferente das outras pessoas que sempre faz a mesma coisas……… Me ajude quero para menina e menino…

  14. Elizabeth Avatar
    Elizabeth

    gostei das dicas ja conprei os materiais evou começar a fazer.obrigado

  15. nicelmamarques barbosa Avatar
    nicelmamarques barbosa

    estou começando agora mas ainda min preocupo muito com a espuma, pois não sei como remover.

  16. Bruno Mendes Avatar
    Bruno Mendes

    Parabéns!
    Suas dicas são excelentes para que está iniciando. A produção de sabonetes artesanais além de um ótimo trabalho, rende um bom lucro.
    Muito obrigado.

  17. Ariana Avatar
    Ariana

    Sou iniciante e gostaria de saber se pra enrrolar no PVC tem que ser depois de desenformados, ou colocar o papel filme por cima da forma?

  18. Nice Rangel Avatar
    Nice Rangel

    amo o trabalho de vocês. Vi em outro site vela com casca de ovo e decoupage. ficou lindo. Vocês poderiam me dar uma dica de como fazer decoupage em casca de ovo com figuras inpressas pelo computador?
    Grata.

  19. Edite Avatar

    eu gostei muito da receita porque ñ tinha nem uma noção de como fazer e material acer utlizado muito obg pelas dicas que serão valiosas para o meu pequeno negocio que irei comesar, mais uma vez obg;

  20. Florisvaldo Chagas de Itabuna Bahia Avatar
    Florisvaldo Chagas de Itabuna Bahia

    Gostei muito da pesquisa como fazer sabonetes, e tambem das dicas, vou fazer para praticar…parabéns!

  21. patricia z Avatar
    patricia z

    adorei as dicas mas gostaria muitoque tivessem imagens para ver passo a passo comofica o trabalho.