Dicas para iniciantes em pintura em tecido

Para quem está começando a pintar em tecido tem muitas dúvidas quanto ao uso dos pincéis e técnicas de pinturas, para ajudá-los vou colocar algumas dicas importantes.

1 - Para fazer a cópia do desenho para o tecido use sempre carbono suave, desses de computador, que não mancham a pintura, e em cima do risco, coloque uma folha de celofane, isso evita que o papel rasgue;

2 - Em toda a pintura , use sempre clareador como base, antes de colocar qualquer cor sobre o tecido. Mas não coloque o clareador de uma só vez em todo o desenho, vá pintando por partes, pois você tem que trabalhar em cima dele molhado;

3 - Em trabalhos que tem a descrição das cores usadas deve-se seguir esta ordem conforme a numeração, pois são os passos usados, para saber o que tem que ser pintado primeiro;

4 - Os pincéis mais usados são os chatos de cerdas duras. Esses pincéis precisam ser lixados e cortados para serem “envelhecidos”, veja como fazer isso:

a) corte as cerdas para diminuir o comprimento;
b) agora deite o pincel em cima do dedo indicador da mão esquerda e vá desbastando-o de cima para baixo, nos dois lados (como se estivesse desbastando cabelo), a fim de obter cerdas de vários comprimentos, corte também um leve cantinho das laterais;
c) pegue o pincel na mão direita, e coloque o dedo indicador em cima das cerdas, pressionando-o de cima para baixo. Faça isso dos dois lados, mas cuide pra não afinar muito o pincel.

Obs: Depois de usar muito o pincel, as cerdas vão gastando, e para que ele fique “novo” e bom de usar, basta cortar com a tesoura as cerdas para emparelhá-los novamente, fica ótimo.

5 - Estique o tecido em cima de uma tábua fina ou Triplac (Eucatex branco) medindo + ou - 30 cm por 40 cm, mas antes passe cola permanente nessa tábua;
Atenção: não passe essa cola muito grossa na tábua, pois ela tende a grudar muito no tecido.

6 - Pegue a tinta sempre só com o cantinho do pincel, vá aos poucos, para que a sua pintura não fique muito carregada;

7 - Fazer “batidinhas” significa pegar um pouco de tinta, colocar num pratinho ou gôde, colocar as cores lado a lado, e aí você vai empurrando o pincel para pegar a tinta, que ficará do lado de cima. Desse jeito comece a fazer leves “batidinhas” no tecido, começando mais forte e terminando mais fraquinha.

Espero ter ajudado e se você tem mais dicas é só deixar nos comentários.

32 Responses to “Dicas para iniciantes em pintura em tecido”

  1. lourdes Says:

    depois que conheci os trabalhos enviados pelo SONHO LILÁS, JA FIZ COISAS LINDAS PRA MIM E MINHA NORA. OBRIGADA.

  2. rejane Says:

    Achei ótima sua dica pra quem é iniciante, realmente detalhes fazem à diferença.

  3. Lisa Says:

    Quero agradecer a vcs que com carinho, tem enviado
    tantas dicas maravilhosas e que tem me ajudado muito
    pois tenho tirado várias dúvidas e aprendido
    obrigada…….. Sonho Lilás até o nome é lindo
    bjuss

  4. EDEZIA Says:

    OI BOM DIA, SONHOS LILAS É DE rECIFE, VCS TEM AULAS?

  5. JOSIE Says:

    MARAVILHOSO!!!!!
    ADOREI!!! BEM EXPLICADO…
    AMO ARTESANATO…
    NAO TENHO MUITOS TRABALHOS, POR FALTA DE TEMPO…
    MAS ESSE SITE É BEM DETALHADO…OTIMO…
    PARABENS…
    VOLTAREI MAIS VEZES…
    BEIJUXX

  6. renata Says:

    gostaria de saber sobre esse clareador que vc menciona nas dicas,grata .

  7. Dagna Says:

    Oi Edezia, eu sou de Minas Gerais e não dou aulas, infelizmente.

  8. Dagna Says:

    Oi Renata, o clareador que mencionei parecer com a tinta para tecido da cor branca, você poderá encontrá-lo em qualq

  9. Dayse Says:

    Eu amei todas as dicas, mas eu queria saber uma coisa. Eu coloco esse clareador no tecido preto e pinto normalmente? as cores vão ser iguais as que saem no tecido branco ou de outra cor?

    Obrigada!

  10. Luciana Says:

    Gostei muito dos trabahos realizados .Parabéns

  11. Cleuza Miguel Says:

    estou amando todas as dicas de vcs quero deixar minha dica,pode colocar em cima do risco um plastico transparente para nao rasgar o papel é otimo.Quanto ao clareador eu nao sabia achei muito bom, vcs sao demais sonho lilás, e que nome hem?estou maravilhada.

  12. maricélia Says:

    Presciso de dicas para pintar tecido escuro, que tintas uso, existe tintas especiais para tecidos escuros?

  13. gilda oliveira Says:

    acabei de descobrir a sonho lilas e já me apaixonei.gosto muito de artesanato, mas sou amadora. pretendo a partir de agora fazer outros e outros. Beijos

  14. fátima Says:

    adorei esse espaço, gostaria de receber dicas de como pintar em camisetas.
    Quero fazer desenhos e escrever.
    Sou iniciante, não conheço nada sobre.
    beijos e fique com Deus.
    Desde já obrigada.

  15. ANA FLAVIA BESSA NOGUEIRA Says:

    oi,adorei esse espaço, souprofessora e encontrei muitas coisas boas aqui, estou a procuea de riscos para pintura em fraldas, motivos menino.
    tenho certeza que vou utilizar esse blog muitas vezes.
    obrigada ANA

  16. Emanuelle Says:

    Oi Ana! adorei sua explicação para iniciantes de pinturas em tecidos.
    Estou querendo pintar umas fraldinhas do meu rapazinho que está para chegar em outubro.
    Sua explicação foi bem detalhada e vai me ajudar muito.
    Beijos no seu coração!

  17. RENATA Says:

    EU PINTO CAMISETAS NUNCA FIZ CURSO FAÇO DO JEITO QUE ACHO, PORÉM, ACHO QUE PONHO MUITA TINTA POIS, FICA COM ASPECTO EMBORRACHADO, QUANDO AS CAMISETAS É COLORIDAS A MINHA PINTURA NÃO FICA DA COR QUE COLOCO PERMANECE UM POUCO DA COR DA CAMISETA, ME AJUDE, UM ABRAÇO

  18. Maria Marlene Says:

    Gostei muito dos comentários sobre pintura em tecido.Estou muito enteressada em aprender. Obrigada pela dicas.
    Ma,Marlene

  19. fatima garcia Says:

    amo cada dica sou iniciante, parabens a todos,obrigada por tudo, que Deus abençoe a todos.bjim

  20. ANA Says:

    Oi! eu gostariade saber mais sobre o envelhecimento dos pincéis, a parte do corte das cerdas ok. Mas a parte de lixar eu não entendi, muito bem.
    Mais suas dicas são ótimas.
    Bjs.

    Ana

  21. Jusceleide A.Santos Says:

    Adorei as dicas!!Estou fazendo um curso de pintura e estou apaixonada!!
    Onde estou fazendo o curso a professora mesmo vende o clareador de tecido e acho q ela compra a base e ela mesma faz, alguém sabe como é feito e onde comprar a base ou em quantidade?
    Pois ela não conta onde compra e nem como faz de jeito nenhum.rsrs
    Bjs!!!!Se alguém puder me dar a resposta, eu moro no Rio de Janeiro.

  22. francisca Says:

    gostaria de saber ser pode pinta no tecido molhado emborrachado

  23. Elzira Says:

    Gostei muito do pouco que vi .

    1

  24. elena sobral Says:

    OLA ADORO ARTESANATO NO MOMENTO SO FAÇA CROCHE E PONTO DE CRUZ MAS ESTOU COM MUITA VONTADE DE APRENDER A PINTAR POIS VOU SER TIA E ADORO AQUELAS FRALDAS PINTADAS SAO REALMENTE LINDAS E ESTOU MUITO AFIM DE APRENDER SE VOCES PODEREM ME AJUDAR DESDE JA AGRADEÇO BEIJOS E FIQUEM COM DEUS POIS SO ELE PARA DAR TALENTO PARA CADA UM DOS SEUS FILHOS TCHAU.

  25. zila mirlei Says:

    sempre tive o sonho de aprender pintura em tecido,só agora pude fazer um cursinho básico, e amei o sonho lilas, acho que vai me ajudar muito, estou um pouco perdida porque ainda não achei o meu jeito,pinto com o jeito da professora e isto tem me deixado angustiada, o que devo fazer?parece que falta alguma coisa nas minhas pinturas e não sei o que é…

  26. Rute Sant' Ana Says:

    Sou iniciante em pintura de tecido e estou c/ dificuldades em pintar tecido escuro, o que faço?

    Desde já agradeço.
    Um abração.

  27. Valdicrei B.de Carvalho Says:

    Como fazer desenhos em tecidos pretos?

  28. coceição Says:

    por q minhas pinturas em tecidos, as vezes não espalha bem a tinta e marca e fica groceiras ? me ajude , q Deus t paga por mi.bjsss

  29. Nina Says:

    Este tipo de cola permanente deve ser aplicado na tábua e deixar secar?
    Só depois de seca é que se coloca o tecido a ser pintado?
    Não entendi este passo.

  30. Dagna Says:

    Olá Rute e Valdicrei, para riscar use aquele giz amarelo de costureira e para pintar realmente é difícil em tecidos escuros, o jeito é escolher cores mais claras que o tecido usado.

  31. Dagna Says:

    Olá Conceição, você deve usar o clareador durante a pintura para ficar menos grosseiro e também pode diluir a tinta em um pouco de água.

  32. Dagna Says:

    Olá Nina, essa cola vai ficar “pregando” um pouco, ela não fica lisa e seca, por isso serve para afixar o tecido, uma vez que ele vai ficar meio colado.

Leave a Reply