Artesanato em Cabaças

46.jpg

Você já ouviu falar da cabaça? As cabaças são frutos de plantas rasteirinhas (como a melancia, abóbora e pepino) têm um casco duro, são ocas por dentro e não são comestíveis.
Não se sabe ao certo a origem da planta. O fato é que há mais de 500 anos os índios utilizam a cabaça para os mais diversos fins. No fruto ainda verde, cada tribo desenhava traços específicos, representando sua etnia, e transformava as cabaças em moringas, bolsas, chocalhos e até brinquedos para as crianças. Algumas tribos untavam seu interior com uma substância enegrecida que evitava o ataque dos vermes. Outras cobriam seu exterior com desenhos geométricos, muitas vezes recorrendo à pirogravura (gravação com fogo).Diz a cultura popular que todo caboclo de Minas Gerais tinha sua cabaça para levar água para a roça. No início do século passado, a cabaça era um típico aparato dos nordestinos. Até os portugueses quando chegaram ao Brasil encontraram as índias carregando cabaças com tintas, água e sementes. Hoje em dia não é diferente. Do Pará ao Rio Grande do Sul o fruto da cabaceira é usado para as mais diversas utilidades. Da música à decoração, passando pelos utensílios domésticos, vários artistas escolhem a cabaça como matéria-prima para um artesanato criativo e original.
Vejam agora alguns trabalhos artesanais feitos em cabaça. Basta ter um pouco de criatividade e usufluir dos vários tamanhos e formatos da cabaça para fazer lindas peças.

47.jpg

48.jpg

49.jpg

50.jpg

84 Responses to “Artesanato em Cabaças”

  1. walkiria Says:

    adoro essas figuras, estou pesqisando um ppouco sobre artesanato e nao encontro quase nada… graças que encontrei vcs. beijos

  2. Dagna Says:

    Olá Walkiria, obrigada pela visita e pelo comentário. Fico contente em saber que o blog está te ajudando.
    Beijos.

  3. rosangela rocha Says:

    Fico feliz em saber que pessoas neste pais ainda tiram agua de pedra sem ferir o próximo e sem denegrir a imagem do nosso povo, utilizando somente a criatividade.

  4. maria de oliveira campos lima Says:

    ola, gostaria de aprender a pintar as cabaças, posso pinta-las com tinta para tecido? moro no interior e não encontro com facilidade os produtos usados para o artesanato. Me ajude por favor me de algumas dicas. Desde já agradeço. maria.

  5. Aleide-PE Says:

    Parabéns!!!
    Belíssimos os trabalhos elaborados em cabaças, moro em uma região que tem bastante, se for possível me enviem mais umas dicas, ficarei muito agradecida.
    Aleide

  6. Maristela Mara Fonseca Says:

    Sou artesã, também gosto muito de trabalhar com cabaça e outros tipos de artesanato.
    Gostaria de ver mais pinturas feitas em cabaça
    Esta cabaça em forma de pera está maravilhosa.
    Agradeço
    MARISTELA

  7. Adriana Ribeiro Says:

    GOSTARÍA DE SABER AONDE POSSO COMPRAR ESSAS CUIAS FEITAS DE CABAÇA COM GRAFISMOS. GRATA.

  8. Dagna Says:

    Oi Adriana,
    Infelizmente não sei dizer onde você poderá encontrá-las, essa foto encontrei na internet no site da Revista Raiz.

  9. Iône Says:

    Ouvi dizer que as cabaças tem que ter um tratamento contra cupins. Gostaria de saber que produto uso e como?????

  10. sheila Says:

    prciso comprar cabaças faço trabalho em biscuit

  11. Dagna Says:

    Olá Sheila, as cabaças são cultivadas em fazendas, sítios, chácaras e são vendidas geralmente em mercados e feiras das cidades.

  12. Dagna Says:

    Olá Iône, as cabaças podem sofrerem ataques não só de cupins como outros insetos por isso é bom usar inseticidas/fungicidas comuns ou passar um pouco de querosene para evitar esse problema.
    Lembre-se que deverá aplicar dentro da cabaça depois de tê-la limpado e tirado as sementes.

  13. leda Says:

    eu faço trabalho com cabaça e aqui onde moro eu tenho acesso a bastante cabaça

  14. Maria Amélia Says:

    Adorei.
    Estou começando a trabalhar com pintura em cabaças.
    Gostaria que me enviassem algumas dicas e técnicas.
    Obrgada

  15. Vanessa Says:

    moro em brasilia e naum consigo achar facil cabaças nem variedade delas peço q se puder me dar um telefone ou e mail ou site q possa comprar eu agradesço Mtoooo . Obrigada

  16. claudia Says:

    Otima, dica!

  17. Dagna Says:

    Oi Cláudia, a cabaça é muito difícil de encontrar mesmo, não conheço nenhum site que forneça elas. As minhas consigo por doações por isso não sei quem vende mas dê uma olhada em feiras do mercado de sua cidade.

  18. Giovana Says:

    Olá… uma informação para Adriana Ribeiro. Essas cabaças com grafismos são da região Amazônica. Normalmente encontramos em casas que comercializam produtos de Manaus.
    Já vi em uma loja na cidade de Ubatuba/SP. Portanto acredito q deva existir lojas desse estilo nas capitais desse nosso Brasilzão.

    Um abraço.

  19. Dagna Says:

    Oi Giovana, valeu pela dica.

    Abraço.

  20. absair alves siqueira Says:

    vendo cabaças de todos os tipos e tamanhos . sou encantado com o Porongo. avise aos interessado por favor. pode fornecer meu e-mail responderei a todos. obrigado.
    absairalves@ig.com.br

  21. Dirlene Botelho Carvalho Says:

    Sou artesã ,também gostaria de ver outros trabalhos feitos em cabaça.

    Abraços

  22. sandra Hirt Says:

    Adoro trabalhos em cabaças, faço cofrinhos e estão cada vez mais lindos.
    Fico feliz por ter vocês para poder trocar idéias.

  23. juliana Says:

    adorei seu trabalho,queria saber onde comprar cabaça.se for possivel.me de um toque.obrigada pela atenção

  24. Dagna Says:

    Oi Juliana, conheço uma pessoa que vende é a Absair, entre em contato pelo e-mail : absairalves@ig.com.br

  25. JORGE ALEMÃO Says:

    PARABENS PELO SEU LINDO TRABALHO, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ARRUMAR ALGUMAS SEMENTES DE CABAÇA PARA PLANTAR NO MEU SÍTIO ?
    ESPERO QUE VC POSSA ME AJUDAR
    DESDE JÁ AGRADEÇO A COLABORAÇÃO
    UM FORTE ABRAÇO
    JORGE (ALEMÃO)

  26. maria terezinha Says:

    gostaria de sabaer mais detalhes de como trabalhar com a cabaça. por exemplo: (como fazer a bailarina)?, (formiga)?
    obrigada

    bjs

  27. Leo Says:

    tudo muito lindo e com toque especial do feito a mão bjss…

  28. Javi_roots Says:

    Nesse arte e netamente peruano
    Vc pode olhar no google
    “MATE BURILADO”
    en netamente peruano data hace 3500 anos atraz
    AYACUCHO-HUANTA (PERU)
    EU VEIO UMA GRAM IDEA
    DOIS CULTURA UNIDAS
    BERIMBAU NO BRAZIL MAIS MATE BURILADO NO PERU
    UMA BRINKADEIRAAAAAAAAAAAAAAAAA

  29. Javi_roots Says:

    vc pode agregarme javi-_5671@hotmail.com

  30. Maria de Fatima Says:

    MARAVILHOSO,o seu trabalho.Acho lindo o artesanato em cabaças.Já comprei revistas sobre esse artesanato mas não ensinam como fazer para não dar bichinhos na cabaça.Outra dúvida que fica: posso usar qualquer tinta? Se existe uma revista ,site ou até mesmo uma apostila sobre essa técnica poderia me informar como adquirir? Um abraço bem grande e continue com esses trabalhos maravilhosos.Maria de Fátima

  31. Flichielle Cristina Says:

    Olá!

    Fico sempre encantada com tudo o que vejo nesse Blog..e simplemente maravilhoso!!!
    Mas me surgiu uma grande duvida!E agora? Como faço para transportar minhas peças artesanais sem quebrar??
    Preciso de dicas urgente!
    Como faço para embalar as peças com segurança para envia-las para outros estados….

    Beijinhosssssss………..

  32. marinalva jardim F.marques Says:

    Gostaria , de aprender a fazer a tartaruga, com cabaça , por favor alguem pode mim dar uma dica. desde ja agradeço muito quem mim der essa força. Porto seguro Bahia.

  33. soraya Says:

    Oi…Eu gostaria de fazer uma vaquinha,um ursinho,um sapinho,um anaozinho…em cabaça.Mas não sei como cria-los.Teria condoções de vc me dar algumas ideias?…Desde ja fico muito agradecida pela atenção a mi dispensada.Bjs fique com DEUS.

  34. Jacqueline Says:

    Olà!
    Amo trabalhos em cabaca, e gostaria de informacões aonde posso comprar ,pois tenho uma loja e gostaria de comecar a comercializar esses trabalhos.
    Por favor se possivel entre em contato comigo. Agradeco Jacqueline

  35. Tatiana Says:

    olá
    Moro no Rio de Janeiro e tenho em minha casa cabaças, quem tiver interesse em comprar pode me enviar um e-mail tbrives@hotmail.com
    grata,
    Tatiana

  36. RAYANNE Says:

    Gostaría de me corresponder com pessoas que fazem trabalho com porongo.
    Pois minha mãe está querendo aprender e não sei onde comprar revistas
    que tenha modelos….
    Se alguem tiver modelos me passe por favor…
    meu e-mail é…

    raymeiga15@hotmail.com

    obrigado
    R@y.

  37. luiza maria Says:

    sou artesã e gostaria de ver mais detalhe sobre cabaça

  38. natercia Says:

    Olá gostaria de obter o email de quem vende cabaças (porongos), obrigada!!!!

    Natércia

  39. Dagna Says:

    Oi Natércia, se você ler os outros comentários vai encontrar algumas pessoas que vendem cabaça e que deixou um e-mail, dê uma olhada.

  40. Claudete Says:

    Sou de Curitiba (Paraná) e tenho interesse em receber doações de sementes de cabaça ou mudas, em troca, enviarei revistas sobre artesanato em Cabaça e outras revistas.
    Meu e-mail: claudorocinski@yahoo.com.br

  41. Doriane Says:

    Tenho cabaças em divervos formatos e tamanhos, quem se interessar, favor entrar em contato por e-mail (pode divulgar). Obrigada.

  42. Otélia Says:

    São lindos os trabalhos feitos com cabaças e biscuit. Gostaria de saber mais informações a respeito dessa técnica, inclusive a tinta utilizada e a cola usada pra colar a massa na cabaça. Grata

  43. rita santos Says:

    Gostaria de contatar alguem que queira trocar sementes de cabaças por resvistas de artesanato em cabaças

  44. telma maria de oliveira Says:

    Rita Santos,tenho sementes de cabaça.Interesso-me por revistasde artesanato.

  45. RUTE Says:

    ESTOU INICIANDO AGORA ARTESANATOS COM CABÁÇAS AINDA NÃO SEI COMO COMEÇAR . ARTES DE BISCUIT JÁ FAÇO HÁ 5 ANOS. MAS GOSTEI DOS SEUS TRABALHOS DE CABÁÇAS ,PARABÉNS.

  46. carolina Says:

    muito lindu adoro bonecas de porongo

  47. marcia helena da silva Says:

    Gostaria muito de alguem que me pudesse doar sementes de cabaças.Obrigada.
    marcia.helena.1975@hotmail.com

  48. marcos Says:

    qual tinta é melhor para trabalhar com cabaças

  49. Terezinha Tomazett Says:

    Os trabalhos estão lindos!

    Gostaria de saber mais detalhes de como trabalhar com a cabaça, principalmente (como fazer a bailarina), e como adquirir as revistas com o passo a passo.

    Obrigada

  50. Paula Cristina de Paula Cintra Castro Says:

    Eu tenho sementes de cabaça para vender, quem tiver interesse, me escreva, email: maju.castro@terra.com.br

  51. Paula Cristina de Paula Cintra Castro Says:

    Adorei os trabalhos em porongos mostrados aqui, como faço para colocar fotos dos meus artesanatos?

  52. Enrico Says:

    Tenho sementes de cabaça comprida e fina, e posso conseguir de outros tipos. Gostaria de trocar sementes.

  53. Dagna Says:

    Olá Paula Cristina, ainda não estou disponibilizando espaço para mostrar trabalhos de outras pessoas. Mas se quiser mande-me por e-mail para que eu possa conhecer seu trabalho.

  54. IzabelFaria da Rocha Says:

    Gostaria de receber sementes de cabaça das mais diversas formas. Quero multiplicá-las e incentivar o artesanato na região.

  55. IVONE Says:

    OI!!
    GOSTARIA DE SABER SE A VARIEDADE DE CABACAS, PQ ALGUMAS SAO GRANDESOUTRAS PESCOSSUDAS OU SE SAO PLANTAS DIFERENTES.

    OBRIGADA

  56. Rosana Pansani Says:

    ADOREI O ARTESANATO EM CABAÇA,FAÇO FACULDADE DE PINTURA E ACHO QUE VOU TENTAR PINTAR EM CABAÇAS,UM MATERIAL ALTERNTIVO…SE ACHAR AQUI NO RIO DE JANEIRO, MUITO BOM

  57. Lia Jordão Says:

    Fiquei conhecendo cabaças através do site de 01 amiga, ela faz coisas lindas, e sei q no Sul podemos encontrar, mas viajei esse ano p/o interior de São Paulo e consegui pegar alguns, não vejo a hora de começar a pintá-los.
    Vou deixar o site de minha colega de artesanatos p/vcs verem a criatividade dela:
    http://fotolog.terra.com.br/bylukinha:673

  58. Ana Célia Says:

    Obrigado por me enviar coisas tão bela!!!!!!bjos e até a proxima.

  59. Maria José Says:

    Adoro o artesanato em cabaças . Já estamos de posse de endereços onde comprá-las . Daria para enviar mais fotos do trabalho e como trabalhar as peças ? Que tipo de tinta usar ? São objetos maravilhosos .Grata ,
    Zezé

  60. Malu Says:

    Sou de Curitiba e há 2 semanas estive em viagem ao nordeste quando conheci alguns trabalhos em cabaça, e me encantei. Aqui na minha cidade ainda não achei curso que ensine fazer este tipo de trabalho, então gostaria da ajuda de vocês para caso tenham revistas ou dvds que mostrem o trabalho, ou ainda se souberem de algum lugar aqui em Curitiba para fazer este curso, possam me avisar. Obrigada e parabéns.

  61. maria Says:

    OLA MALTA GOSTEI DAS DICAS.
    BEIJOS
    MARIA

  62. Adriana Says:

    Ola consegui algumas cabaças e nao sei como fazer,tem que abrir elas e deixar secar,e depois . Se puder me ajudar agradeço.Um abraço.

  63. Maria dos anjos Says:

    Eu queria saber, alguem que faz trabalho em cabaça.
    Eo telefone da pessoa, que faz o trabalho.
    Ou site tambem serve.

  64. Stela Says:

    Que lindo trabalhos em cabaça!
    Nosso artesanato é muito rico.
    Bjs

  65. Neide borges Says:

    Gostei muitodo 2 segundo trabalho mostrado. Me pareceu uma baiilarina, melhor dizendo uma espanhola. Gostaria de receber indicações de revistas ou saites que trabalhem a figura humana. Tipo as negras, as baianas. Aquelas cabaças trabalhadas que se encontram em Porto Seguro para se vender.
    Beijos
    Obrigada.

  66. Simone da Silva Says:

    Amei os trabalhos com cabaças, moro em uma regiao onde se tem muitas cabaças, tenho várias em casa. como amo fazer esses trabalhos manuais, gostaria de uma orientação para poder pinta-lás. Tipo: materias usadas, e dicas de algumas tecnicas.

    Muito obrigada pela atenção…
    Abraços

  67. sonia santiago Says:

    oi,gostaria em detelhes como fazer a patinha,e a boneca pode ser?obrigada.

  68. edna mariano Says:

    Olá gostaria muito de receber dicas de como pintar cabaças.
    Ganhei algumas , mas não acho resvista que ensinem .
    Estou aprendendo a pintar e gostaria muito de algumas dicas.
    obrigado
    Edna

  69. eliane Says:

    Acho bonito a trabalho com cabaças.Gostaria de saber mais sobre o assunto

  70. Valdira Damasceno Says:

    Gostaria de receber algumas dicas artesanais de como trabalhar com cabaças.

    Dira

  71. Jurandy Alvares Mantovane Says:

    Eu queri comprar sementes de cabaça , se vc tem me responde esse email como posso comprar se e atraves de boleto bancario etc . Quero para criar abelha jatai . essas cabaças nao sao muito pequenas nao né ?

  72. suzana Says:

    eu tenho cabaças para vender, moro no rio de janeiro, quem se interessar meu e-mail é suzana_nsilva@hotmail.com

  73. Vitória Says:

    Alguém sabe como fazer brincos e anéis de folhas secas que levam banhos dourados? eles são vendidos em Porto Seguro na BA são lindíssimos
    Grata

  74. Márcia Says:

    Há muito tempo tenho um balão pindurado na minha sala que comprei em Parati. Nunca deu bicho ou fungo. Gostaria de apreender a fazer passo a passo, como fazer os furos sem quebrar para colocar os cordões e saber se eles colocam algum tipo de verniz ou produto para não haver problema com cupins ou algo parecido.

    Grata..

  75. Paula Regina Says:

    Gostaria de saber onde posso encontrar cabaça para comprar em São Paulo - Capital.

    paulafono2000@yahoo.com.br

  76. Danielle Says:

    Ola. Gostaria de saber como adquirir aquela revista sobre arte em cabaças!
    Sou de Belo Horizonte e já busquei em alguns lugares e não encontrei!
    Obrigada

  77. Analu Says:

    Olá! Tudo bem! Adoro o seu blog sempre tem dicas super legais sempre passo por aki! Quem quiser revistas de arte em cabaça me mande um e-mail tenho algumas revistas online!

  78. Fernanda Says:

    Olá, tenho cabaças para vender. Quem tiver interesse, favor entrar em contato: fernanda_gpereira@yahoo.com.br

  79. Adriana Says:

    Oi…
    Gostaria de saber onde comprar cabacas em Belo Horizonte (MG), ou em algum lugar proximo. E se possivel gostaria tambem de receber dicas de como trabalhar com cabacas.
    Obrigada!

  80. Nádia Barbosa Says:

    Gostaria de saber como colocar as pernas nas bailarinas de cabaça. Ficaram lindas!!!!!!!
    Obrigado Nádia

  81. Dagna Says:

    Olá Nádia, você pode fazer as pernas de biscuit ou de papel machê.

  82. maria aparecida Says:

    GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR CABAÇAS PARA COMPRAR,ADOREI OS TRABALHOS MAS NÃO SEI ONDE ENCONTRAR,SE VC SOUBER ME PASSE,MORO NO INTERIOR DE SÃO PAULO.

  83. marcia Says:

    Olá!
    Adoro objetos feito em cabaça e gostaria de saber, onde posso encontrar artesanato feito em cabaça aqui em São Paulo capital.
    Pode ser dica de feiras mas onde?
    Onde posso comprar?

    Atenciosamente
    Márcia Gomes

  84. DANIELLE Says:

    Conheço um senhor que mora no Barreiro / BH que traz cabaças direto de sua fazenda, ele gosta de ser chamado de Ze Coité: telefone: 9913 7645!

Leave a Reply