Como preparar gesso?

gesso

O gesso que é muito conhecido por todos nós pode ser um excelente material para confecção de peças artesanais. Se você ainda não sabe como prepará-lo aqui vai essa valiosa dica. Apesar de endurecer muito rapidamente o gesso permite que você o esculpa depois de rígido… com uma ponta de faca, ou qualquer outra ferramenta, (martelo, serrote de aço, chave de fenda, esmeril, etc.) mais dura que ele.
Além de muito barato tem uma enorme gama de utilizações, entre elas a de produzir “protótipos” os mais diversos. O objeto feito em gesso, quando cuidado pode durar muitos anos. Pintado, encerado, envernizado, resinado, metalizado… liso ou com relevos, como sancas, molduras para tetos, colunas, placas para composição de paredes e forros rebaixados em vários pedaços encaixados, ou em peça única, é um maravilhoso material para também desenvolver a criatividade artística (esculturas, baixos e altos relevos, objetos utilitários, etc.). Sua aplicação é rápida, porém quando se adquire um pouco de pratica o tempo não é problema.

Materiais necessários:

  • água potável: deve ser sempre limpa.
  • bacia de plástico: deve ser de plástico ou borracha, para facilitar a sua limpeza.
  • batedor: poderá ser uma colher, garfo, espátula (qualquer tipo de misturador de metal).
  • gesso em pó: deve ser o stucco (normal, usado na construção civil), de boa qualidade e recentemente fabricado. As grandes lojas de materiais de construção são o melhor lugar para comprar pela alta rotatividade de estoque.
  • espátula: é muito útil para raspar os restos de gesso endurecido e as ferramentas.
  • lixeira: é o recipiente para onde irão todas as sobras do material.

Atenção: Nunca faça um novo gesso numa bacia que contenha restos de um gesso anterior.Como fazer o gesso:

  1. Colocar um pouco de água limpa (na temperatura ambiente) no fundo de um recipiente. Sempre a água em primeiro lugar, depois o gesso.
  2. A seguir derramar na água (com a mão) o pó de gesso, como se estivesse peneirando, até formar uma ilha.
  3. Deixe repousar por um ou dois minutos a fim de absorver bem toda a água, depois misturar com vigor. Quando a mistura estiver homogênea e sem caroços, o gesso estará pronto para ser usado. Agora você terá apenas alguns minutos para aplicá-lo e, se por acaso endurecer (ou quase) antes, jogue fora.
  4. Por esta razão (rapidez) é que se trabalha sempre com pequenas porções. É natural que o gesso aqueça durante o processo de endurecimento. Vai-se agregando camadas e mais camadas, até ficar na espessura desejada. Uma massa feita de pó de gesso, água e “estopa” ou “SISAL” pode ser usada para reforçar.

Fonte: Faz Fácil

91 Responses para “Como preparar gesso?”
  1. Jose Carlos 14/11/2010
  2. Regina de Castro 16/11/2010
  3. rui 30/11/2010
  4. breno 03/12/2010